13 Tendências de Decoração de Interiores para 20217 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Devido a quarentena, as pessoas passaram mais tempo em casa no ano de 2020. Agora, em 2021, é natural que os espaços habitacionais sejam repensados e ressignificados. E isso reflete diretamente nas tendências de decoração de interiores.

Neste guia, você vai conferir algumas das tendências de decoração que vão bombar nesse ano de 2021.

Mais Áreas de Lazer

Uma tendência é a readaptação de espaços para oferecerem um ambiente de relaxamento e entretenimento. 

A busca por espaços mais funcionais, confortáveis e lúdicos vai marcar o ano de 2021. Por passar mais tempo em casa, será normal a adição de mesas de jogos, bibliotecas, poltronas confortáveis e outros itens pensados mais em função do que forma.

Biblioteca na decoração de interiores

Mais Mármore e Madeira

Os dois materiais já eram bastante populares em 2020 por conta do minimalismo que tomou a decoração de interiores. Em 2021, ambos materiais continuam com muita força.

Leia Mais: Cuidados com a madeira

O motivo é a sensação de relaxamento que tais materiais passam para o ambiente. Mesas, armários, cadeiras, poltronas, estantes e outros móveis de madeira tendem a ganhar espaço neste ano.

Mesa de madeira Decoração

Estilo Japandi Invadindo o País

Essa é uma tendência que já vinha começando forte em 2020. O japandi, de forma resumida, é uma mistura da decoração japonesa com o minimalismo escandinavo, apostando sempre em cores neutras.

O japandi está entre os termos mais pesquisados do Pinterest, uma popular rede social com referências visuais para decoradores de interiores. Isso significa que o estilo está saindo de terras nipônicas e conquistando o mundo.

Tendências de Decoração japonesa

Muitas Luzes de NEON

As luzes de led estão se tornando moda no Brasil. Eis um item que já era muito popular entre os americanos. As buscas pelos populares letreiros decorativos aumentaram consideravelmente nos últimos meses. Essa é uma forma de dar uma luz a mais para o ambiente, tornando-o mais romântico e alegre.

Luzes de neon na decoração

Paleta de Cores

O que temos de mais forte em tendências de cores são os tons terrosos, como marrom, bege, entre outros. A tendência aparece em tapetes, cortinas, roupas de cama e toalhas de mesa.

Já as cores da pantone reúne duas cores: o amarelo e o cinza. Dessas, uma atende os critérios de tons terrosos e a outra harmoniza muito bem.

É sempre possível que outras cores ganham a cena ao longo do ano.

Tendências de cores bege

Resgate Nostálgico do Estilo Vintage

O estilo vintage vira e mexe volta à moda. Os millennials estão decorando suas casas com a nostalgia da casa da vovó. A ideia é mais uma mistura de estampas florais e móveis rústicos com elementos contemporâneos, indo além de um mero vintage. É um vintage moderno.

Segundo o blog Sua Decoração, outro elemento que fez esse estilo voltar é o fato de muitos dos itens se tratarem de peças artesanais, como peças antigas restauradas/recuperadas/reaproveitadas de forma criativa. 

O segredo do estilo vintage é sempre imprimir a personalidade na decoração.

Decoração Vintage

Eco Chique

Outra tendência forte, não só na decoração, é a sustentabilidade. A decoração eco chique reúne elementos de um design expressivo, mas relaxante, jogando com o desejo de conexão com a natureza. O estilo também ganha força dada a tendência de paleta de cores do ano, que reúne tons terrosos.

As cores utilizadas no estilo incluem bege dourado, verde musgo, azeitona suave e laranja terroso.

Nessa onda, também entram os móveis artesanais. Com mais tempo em casa, muitas pessoas aprenderam como construir coisas e o “faça você mesmo” tem sido uma tendência cada vez mais presente na vida do brasileiro.

Decoração eco chique

Home Office

Trabalhar em casa fez muitas pessoas investirem mais em seus escritórios. O ambiente deve proporcionar conforto para oferecer uma experiência agradável ao longo de horas de trabalho.

Entre os itens mais vendidos do ano passado, temos cadeiras confortáveis para escritório, mostrando uma clara tendência em tornar esse ambiente mais confortável em um cenário em que as pessoas podem trabalhar a partir de casa.

Outro item importante a se pensar na hora de projetar um escritório para home office é a iluminação. Um ambiente bem iluminado não só é mais saudável para os olhos como torna você mais produtivo no trabalho.

Home-office iluminado

Função na Frente da Forma

Por muito tempo, vimos tendências no design de interiores que privilegiava a forma em detrimento da função. 2021 tende a ser um ano que inverte essa lógica. Cada vez mais o consumidor está preocupado muito mais com um design ergonômico e usável do que o famoso “bonitinho, mas ordinário”.

As lojas tendem a oferecer produtos mais inovadores e que tornem as coisas “conectáveis”. Se trata da internet das coisas, uma tendência que vem ganhando espaço e tornando as casas mais inteligentes. E essa é a próxima tendência que vamos comentar nesse artigo.

Internet das coisas Alexa

Casas Inteligentes

O crescimento da internet das coisas vem barateando as tecnologias que tornam as casas mais inteligentes. E isso acaba por impactar diretamente nas tendências de decoração, uma vez que objetos inteligentes, conhecidos como “smarts”, vem ganhando espaço nos catálogos de produtos decorativos.

A principal ideia nas casas inteligentes é otimizar o espaço utilizando a conexão das coisas com a internet. A realidade aumentada nada mais é do que a ampliação digital do real através de dispositivos inteligentes.

Casa inteligente lâmpada

No Brasil, os produtos “smarts” ainda apresentam um preço salgado para o brasileiro médio. Mas a tendência é que ele se torne cada vez mais barato e acessível, como acontece com toda tecnologia.

Qual das tendências você curtiu mais? Qual delas você vai trazer para a sua casa? Deixe um comentário abaixo!

Avalie este artigo

Posts Relacionados

4 respostas

  1. Sou a Talita Da Silva, gostei muito do seu artigo tem muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.

  2. Bom dia !
    Seus artigos são de uma qualidade fantástica.
    Oportuno, gostaria de sugerir um artigo mais profundo sobre casa inteligente. Acredito que seja uma nova tendência em breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.