Tijolo ecológico na decoração da sala: dicas e ideias

As construções ecológicas acabaram se tornando uma grande tendência na atualidade. Além disso, a ampla utilização do tijolo ecológico nos projetos de decoração da sala podem acabar inspirando aquelas pessoas que estão na intenção de fazer uma reforma. Por isso, aliar praticidade e ecologia vale a pena.

Com todas as vantagens que esse novo material traz, fica muito mais simples conseguir algumas inspirações. Outro bom motivo para tê-lo em casa é a praticidade em sua instalação, fazendo com que a obra se torne mais barata e simples. Confira, abaixo, algumas informações.

O que é tijolo ecológico?

O tijolo ecológico é um material sustentável acima de tudo. Isso acontece porque ele não é produzido por meio da queima ou da combustão de madeira ao longo de sua produção. Do contrário da maior parte dos tijolos encontrados em lojas, ele é feito por meio do solo, cimento e água.

Tijolo ecológico
Tijolo ecológico tem sido muito elogiado em obras. Foto: Pixabay

Um bom ponto acerca desse tipo de material de construção é que ele poderá ser produzido a partir de resíduos siderúrgicos ou, até mesmo, bagaço de cana. A infinidade de produtos que dão origem ao tijolo acaba o tornando ainda mais barato e confiável.

Sua produção é dada por meio de um processo inteligente, sendo ele gerado pela umidade após a mistura com a matéria-prima. Além disso, as peças do material possuem um design que pode ser completamente personalizado de acordo com as necessidades e estratégias do solicitante.

Um dos principais objetivos do tijolo ecológico é otimizar as construções e exercer cada vez menos impactos negativos no meio ambiente. Assim, a área da obra civil vai se tornando, pouco a pouco, mais sustentável. Em poucos anos, poderemos lidar com uma cidade mais sustentável.

Vantagens de usar o tijolo ecológico

Uma das vantagens mais conhecidas desse tipo de material é a sua economia. Por ter uma produção mais simples e ser feito a partir de materiais reciclados, o custo de cada peça pode chegar a ser 30% menor do que a dos tijolos convencionais. Então, vale muito a pena para obras em larga escala.

Além disso, o design atribuído para o tijolo ecológico apresenta um fácil encaixe, sendo possível otimizar o tempo da construção. Se você está com pressa para ver resultados, pode ter a certeza de que essa será a melhor opção para adiantar as atividades e promover maior bem-estar.

Revestimento do material

Se você está pensando em revestir os seus tijolos, não se preocupe, porque há uma maneira segura de colocar isso em prática. Há quem prefira optar pelo estilo de tijolos aparentes, oferecendo um design mais rústico ao cômodo. No entanto, isso irá da preferência de cada um.

Ainda assim, se quiser dar algum revestimento para a sua nova parede, poderá usar métodos que impermeabilizam o local, além de adicionar rejunte. Para isso, basta juntar o revestimento com materiais como o granito ou, também, elementos da vegetação que possam trazer maior sofisticação ao cômodo.

Projetos com tijolo ecológico para a sala 

Sofisticação e estilo rústico podem, sim, estar no mesmo lugar. O bom gosto é o principal facilitador dos projetos e, por isso, deve ser levado em consideração na hora de colocar as ideias em prática. Confira, abaixo, projetos com tijolo ecológico na decoração da sua sala.

Bancada de cozinha

Você sabia que pode utilizar esse tipo de tijolo para montar a bancada da sua cozinha? Lembre-se de utilizar um bom rejunte e, também, oferecer a estrutura necessária para que o móvel se mantenha de pé, principalmente porque será uma área de grande utilização.

Casa moderna

O tijolo ecológico também cabe muito bem em uma casa moderna. Aliando conforto e sofisticação, será possível adicionar detalhes em vidro com alguns equipamentos automatizados para deixar o ambiente ainda mais confortável e acolhedor.

Tijolo ecológico e vidro

A junção do tijolo com o vidro é uma opção excelente, principalmente para a fachada ou entrada do jardim de uma casa. Escolha os melhores revestimentos para o seu ambiente e traga um ar mais ameno para aproveitar ao máximo os momentos de reflexão.

Pintura de tijolo ecológico

Pintar o tijolo ecológico também pode ser uma boa jogada para dar uma diferenciada no seu cômodo. Os tons mais claros são excelentes para ampliar o local e dar sensação de espaço.

Esperamos que o artigo de hoje tenha sido útil para você saber mais sobre esse material. Já usou tijolo ecológico na sua obra? Deixe seu depoimento nos comentários!

Web Stories Recentes

Avalie este artigo

5/5 - (1 votos)
Jeniffer Elaina
Jeniffer Elaina
Formada em Marketing com pós-graduação em Administração na FGV. Trabalha como redatora e revisora freelancer e sua maior paixão é poder compartilhar conhecimentos e dicas úteis na internet.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Como cultivar flores em casa: Dicas incríveis! Dicas para cultivar plantas em vasos em ambientes fechados! Como decorar o seu jardim: Passo a Passo! 5 Plantas fáceis de cultivar para iniciantes! 5 Plantas que atraem borboletas: Conheça opções!
Como cultivar flores em casa: Dicas incríveis! Dicas para cultivar plantas em vasos em ambientes fechados! Como decorar o seu jardim: Passo a Passo! 5 Plantas fáceis de cultivar para iniciantes! 5 Plantas que atraem borboletas: Conheça opções!