Tudo o que você precisa para trabalhar e estudar em casa

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Índice do conteúdo:

Com a tecnologia é possível trabalhar e estudar em casa. Veja como fazer adaptações para que tenha um cantinho dedicado a essas atividades.

Depois da pandemia, a rotina das pessoas deve mudar e o home office que inicialmente foi temporário, deve se tornar uma tendência. As crianças também deverão reaprender a estudar e para lidar com esses casos será preciso ter um cantinho para trabalhar e estudar em casa.

Na hora de montar espaço é preciso pensar em que local da casa ele ficará, na sua funcionalidade e no conforto.

A transformação desse ambiente pode ser tanta que será válido fazer um chá de casa nova para mostrar todas as alterações que foram feitas.

Enquanto esse momento não chega, veja como preparar esse cantinho ou cômodo inteiro para ter um espaço para trabalhar e estudar em casa.

Trabalhar e estudar em casa
Trabalhar e estudar em casa. Foto: Freepik.

Aproveite todos os espaços

Se tiver um cômodo inteiro para transformar em um ambiente de trabalho ou estudos será ótimo, porém, essa na maioria das vezes não é a realidade.

Portanto, é preciso pensar em todos os espaços que podem receber uma mesa e não desprezar nenhum. Pode ser um cantinho da sala, a varanda ou qualquer outra que caixa uma pessoa sentada com uma pequena mesa.

Até mesmo um pequeno espaço atrás da porta ou embaixo da janela podem ser usados, é só usar a criatividade.

Tenha móveis confortáveis

É preciso aproveitar todos os espaço, mas o mobiliário deve estar adequado a estatura da pessoa.

Invista em uma mesa que permita trabalhar sem que fique muito curvado para realizar a atividade. Já as mesa das crianças devem estar de acordo com a idade e estatura, nesse caso uma mesa com regulagem podem ser uma boa opção para se usar por mais tempo.

Já a cadeira é recomendável que seja ergonômica, pois, como se passa muito tempo sentado, evitará que surjam dores.

Esconda a mesa de trabalho e estudos

Muitas vezes é preciso montar um espaço para trabalhar e estudar em casa na sala, porém quando as visitas chegam, é bom esconder a bagunça.

Uma forma de deixar o ambiente convidativo e disfarçar o ambiente de trabalho para as pessoas que aceitaram o convite para chá de casa nova é fechar as portas.

Nesse caso, é possível o escritório em um espaço que possa ser fechado. Por exemplo, pode-se usar uma estante com mesa retrátil e com portas. Assim quando for trabalhar basta abrir as portas e puxar a mesa e quando não estiver usando, feche tudo e deixe a aparência de uma armário.

Usar persianas e cortinas é outra maneira de separar o ambiente e não o deixar em evidência.

Pense no visual do local trabalhar e estudar em casa

Mesmo pequeno o espaço para trabalhar e estudar em casa deve ser organizado e ter um bom visual.

Use cores que possam aguçar a criatividade, mas combinem com o restante da decoração, é necessário que haja uma integração.

Se precisar adicionar tomadas para usar comutadores e passar fios, não deixe que eles fiquem aparentes. Use canaletas para que não fiquem expostos ou um móvel que os cubra, assim terá espaço para armazenamento e que ajuda a melhorar o visual.

Crie espaços de armazenamento

Por menor que o espaço seja, não há desculpas para deixar tudo espalhado, perder as canetas, ter papel no chão e livros amontoados.

Se possível, tenha uma mesa com gavetas na lateral ou um móvel que possa ser colocado sob ela e dê mais espaço de armazenamento.

Outra possibilidade é fazer uso de prateleiras e nichos que serão colocadas na vertical e permitirão aproveitar ao máximo os recursos que se tem. Se quiser esconder um pouco dos objetos, então prefira uma armário suspenso com portas.

Crie um mural

As crianças precisam ter uma agenda e colocar lembretes sobre os estudos é sempre útil, dessa forma não perdem uma prova ou lição. Já os adultos precisarão ter lembretes de prazos e atividades que devem ser feitas.

Ficar olhando na agenda nem sempre é viável, afinal, existe a diferença entre tarefas e pequenos lembretes.

Ter um mural pode ser uma boa solução, mesmo que esse seja pequeno, pois nele poderá colocar recados para você mesmo. Se não tiver um, aproveite para incluir na lista de chá de casa nova, quem sabe alguém não te presente com um bem bonito.

As crianças também podem usar esse recurso ou então ter a parede pintado com tinta lousa para que escrevam com giz e depois, apaguem, isso será super divertido.

Cuide de iluminação

É preciso que haja uma boa iluminação no espaço para trabalhar e estudar em casa para que a vista não fique cansada mais rápida ou possam ocorrer problemas de visão.

Se possível, escolha um local que receba iluminação natural. Para isso ele deve ficar perto de janelas ou ser na varanda. Se não houver essa possibilidade é preciso recorrer a luz artificial.

Quando se aproveitam os espaços, é bem comum que o escritório fique em um cantinho com pouca luz. Para melhorar a luminosidade, pode-se instalar luzes no teto, sobre a mesa de trabalho ou fazer uso de abajur. Espelhos decorativos também podem ajudar nessa tarefa.

Não importa qual meio vai escolher desde que garanta uma luminosidade adequada para que se possa passar um bom tempo estudando ou trabalhando sem forçar demais a vista.

Tire as distrações de perto

Por fim, uma regra que boa parte das pessoas esquecem: as distrações. Para manter uma boa produtividade ou conseguir estudar sem perder o foco se deve ter cuidado com a decoração, barulho e outros.

Quando estiver decorando, não coloque perto do local de trabalho o que não estiver relacionado a ele, por exemplo, por mais que goste de uma foto, evite colocar sobre a mesa, pois, poderá desviar o olhar e ficar pensando em um momento e perder o foco.

As crianças também devem seguir esse regra, somente deixe o que será usado para os estudos. Elas podem se distrair muito mais facilmente.

Conhecendo algumas dicas é possível ter um cantinho para trabalhar e estudar em casa que ficará confortável e lindo. Aproveite para montar o seu depois chame os amigos para conhecer o que você fez convidando-os para um chá de casa nova.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.