Pular para o conteúdo

Tudo para deixar os ambientes mais amplos

Precisando deixar os ambientes mais amplos? Neste texto, apresentamos várias dicas para você ter os melhores resultados.

Deixar os ambientes mais amplos pode ser uma tarefa bem mais simples que você imagina. Basta tomar alguns cuidados na decoração do espaço, e você conseguirá tornar o espaço visualmente maior.

Logo abaixo, apresentamos várias dessas dicas que você pode seguir. Mas antes de adotá-las, um alerta: planeje-se!

Mesmo que as técnicas que apresentamos sejam simples, usá-las todas de uma vez sem se planejar antes pode ter o efeito contrário.

Por exemplo: você pode escolher colocar um espelho no ambiente, mas não sabe bem onde. Então, acaba por instalá-lo em uma parede em que seria bem melhor colocar algumas prateleiras… O trabalho de retirar um para colocar o outro pode ser um problema.

Então, exercite seus “dons artísticos” e sua criatividade. Planeje o que você vai usar e onde cada uma das coisas será instalada. Faça desenhos e projeções de como o ambiente pode ficar.

Aliás, se você tiver um pouco mais de disposição, programas e sites na internet ajudam a criar um planejamento 3D dos espaços. Quem sabe você não experimenta?

Com esse cuidado, será mais simples seguir as dicas que listamos a seguir. Acompanhe!

Tudo para deixar os ambientes mais amplos
Tudo para deixar os ambientes mais amplos. Foto: Pixabay.

11 dicas para deixar os ambientes mais amplos

1. Pinte o teto

No teto, use uma cor clara, de preferência branca ou outra que combine com os tons da parede. Isso vai ajudar a ampliar a luminosidade e dará a sensação de um espaço maior.

2. Padronize as cores da pintura

Escolha um único tom de pintura e use-o em todas as paredes. Dessa forma, você vai dar uma sensação de continuidade e de amplitude. Sem contar que tudo vai parecer mais organizado, e a organização amplia o espaço.

3. Use cores claras

As cores claras são excelentes para deixar os ambientes mais amplos. Mas você pode ir além do branco. O cinza, azul, verde, roxo e várias outras também podem ser aplicadas, desde que seu tom seja claro.

Tons desse tipo ajudam a refletir a luz e dão a sensação de que o espaço é visualmente bem maior.

Mas atenção: opte por cores frias. Cores quentes vão ter o efeito contrário.

4. Instale prateleiras altas

Instale prateleiras, nichos, quadros e outros objetos o mais alto que você conseguir nas paredes. Isso vai atrair a atenção para cima e fazer parecer que o pé direito do ambiente é maior.

5. Instale espelhos no ambiente

Os espelhos refletem a luz e, por isso, tornam os espaços mais iluminados. Ao mesmo tempo, ao refletir o ambiente, eles sugerem uma ideia de continuidade do espaço.

Se possível, instale espelhos bem grandes, que vão do chão ao teto.

6. Opte por móveis baixos e pequenos

Móveis altos e grandes demais fazem o espaço parecer menor do que é. Então, é uma dica interessante optar por móveis pequenos e baixos.

Em vez de comprar um sofá enorme, por exemplo, use cadeiras ou um sofá de dois lugares. Móveis retráteis, como uma mesa que possa ser guardada quando não usada, também são uma boa opção.

7. Crie linhas verticais

Apesar da dica que demos antes, vale dizer que ela vale principalmente para móveis em que nos assentamos. Os demais, sempre que possível, você deverá comprar mais altos, compridos.

Isso vale para armários, principalmente. Essa linha vertical vai fazer parecer que o espaço é mais alto e, consequentemente, mais amplo.

Essa dica também vale para as paredes. Se você se decidir por pintar alguns detalhes na parede, use linhas verticais em vez de horizontais.

8. Use cortinas altas

Cortinas bem altas, do teto ao chão, também ajudam a deixar os ambientes mais amplos. Mas opte por tecidos de cores claras. Do contrário, o ambiente vai parecer muito “fechado”.

9. Use uma estante como divisória

Estantes de livros, principalmente as vazadas (que você consegue ver do outro lado) são também ótimas opções. Coloque nelas livros, caixas e objetos de decoração, só tomando cuidado para não exagerar. A bagunça pode atrapalhar a amplitude do visual.

10. Use um piso escuro

Em contraponto a um teto claro, o chão escuro é excelente. Apesar do que você pode pensar, ele vai ajudar muito a trazer amplitude ao espaço.

Opte por cores mais “fechadas”, como o cinza ou o preto. Lembre-se: cores frias, pois cores quentes podem ter o efeito contrário.

Se preferir, você também pode usar tapetes sob os móveis. Isso vai dividir bens os cômodos e garantir a ideia que falamos do chão mais escuro.

11. Deixe a luz natural entrar

Sem dúvida, a luz natural é uma das suas mais poderosas aliadas para deixar os ambientes mais amplos. Instale janelas amplas e claras, que possam ficar abertas na maior parte do dia.

Quando refletida pelos espelhos, e em conjunto com as cores claras do ambiente, toda essa luminosidade vai deixar o espaço visualmente mais amplo.

Para manter sua privacidade, uma dica é optar pelas cortinas que citamos antes. Assim, sempre que necessário, você poderá fechá-las e proteger o espaço contra olhares de “bisbilhoteiros”.

Pronto! Agora você já conhece as melhores estratégias para deixar os ambientes mais amplos. Planeje bem seu espaço, e os resultados serão incríveis!

Perguntas Frequentes

Como expandir o ambiente?

Visualmente, você pode expandir o ambiente instalando espelhos e usando cores claras na decoração. Também vale a pena fazer instalações verticais, como móveis mais compridos de baixo para cima do que de um lado para o outro. Armários e estantes entram nessa categoria.

Como pintar um ambiente para parecer maior?

Para pintar o ambiente, escolha cores claras e padronize os tons. Ou seja, mantenha cores parecidas — se você optar pelo branco, use variações dele, em vez de outras cores. Esse visual mais uniforme tende a ampliar o ambiente.

O que fazer para deixar o apartamento com sensação de espaço maior?

Três dicas principais são: use cores claras nas paredes, instale espelhos e deixe a luz natural entrar. Os espelhos vão refletir a luz, e junto com as cores mais claras, vão tornar o espaço visualmente mais amplo.

Últimos Web Stories

Avalie este artigo

4.3/5 - (19 votos)
Jeniffer Elaina
Jeniffer Elaina
Formada em Marketing com pós-graduação em Administração na FGV. Trabalha como redatora e revisora freelancer e sua maior paixão é poder compartilhar conhecimentos e dicas úteis na internet.

Posts Relacionados

1 comentário em “Tudo para deixar os ambientes mais amplos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Como cultivar flores em casa: Dicas incríveis! Dicas para cultivar plantas em vasos em ambientes fechados! Como decorar o seu jardim: Passo a Passo! 5 Plantas fáceis de cultivar para iniciantes! 5 Plantas que atraem borboletas: Conheça opções!
Como cultivar flores em casa: Dicas incríveis! Dicas para cultivar plantas em vasos em ambientes fechados! Como decorar o seu jardim: Passo a Passo! 5 Plantas fáceis de cultivar para iniciantes! 5 Plantas que atraem borboletas: Conheça opções!
Botão Afiliado