Uma casa com a Decoração Aconchegante7 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Transformar a casa em um local que proporciona sensação de aconchego é o desejo de muitos. Nesse post, você saberá como alcançar esse objetivo por meio de dicas essenciais para uma decoração aconchegante.

Implementar uma decoração aconchegante não é tão difícil quanto pode parecer. Existem mudanças que, mesmo pequenas, fazem toda a diferença na hora de deixar o lar aconchegante. Listamos as principais mudanças para deixar sua casa um lugar mais reconfortante.

Uma Casa Com A Decoração Aconchegante
Uma Casa Com A Decoração Aconchegante. Foto: Pexels.

12 dicas para criar uma decoração aconchegante que irá tornar seu lar mais acolhedor

Iluminação

Esse é o elemento chave para transformar seu lar e garantir que a decoração aconchegante possa, literalmente, “brilhar”.

1. Investir na qualidade da iluminação

Cômodos mal iluminados, além de dificultarem a visualização dos objetos, despertam sensações desagradáveis e nada convidativas. Por isso, planejar a iluminação com cuidado é essencial para alcançar um efeito acolhedor e reconfortante.

Evite ter apenas uma única fonte de luz de teto para garantir iluminação de todo o ambiente. Ao invés disso, aumente o número de fontes de luz.

Dessa forma, se notar que seus cômodos apresentam pontos sem iluminação nos cantos, distribua pontos de luz adicionais. As iluminações de apoio irão combater esses espaços com sombra.

O uso de luminárias pendentes, de mesa ou de chão, abajures e arandelas (luminárias presas à parede) são opções para melhorar o projeto luminotécnico.

2. Iluminação natural

Deixe que os raios solares aqueçam e iluminem os diferentes espaços da casa nos meses mais quentes. Retirar as cortinas ou optar por tecidos leves e com certa transparência são medidas que favorecem o aproveitamento da luz natural.

Já nos períodos mais frios, um tecido pesado e grosso auxilia a bloquear o frio e a proporcionar a sensação de espaço quentinho e protegido que o inverno pede.

3. Adicionar luminárias diferentes

A iluminação também oferece oportunidades de expressar nossa personalidade e deixar os cômodos mais pessoais, íntimos e, portanto, aconchegantes.

Luminárias dispostas em cordão feitas por numerosas lâmpadas de LED, no estilo pisca-pisca, são uma ótima pedida para uma decoração aconchegante e delicada. O cordão fio de fada é um exemplo desse tipo de luminária.

Organização

Ambientes desorganizados e sobrecarregadas com objetos que não são úteis e só ocupam espaço são o oposto de um lar aconchegante. 

4. Desapegar e dizer tchau à bagunça

Sentir-se bem em um local amontoado é muito difícil. Por esse motivo, faça uma análise do ambiente. Pergunte-se quais dos itens são úteis e quais podem ir embora.

Desapegar-se do que não é mais necessário deixará o cômodo com mais espaço livre para a decoração aconchegante e para circulação dos moradores.

Agradando os sentidos

Olfato e tato também merecem ser mimados.

5. Tecidos e texturas

Aumentar o número de almofadas no sofá fortalece a sensação de conforto e deixa o ambiente convidativo ao relaxamento e ao descanso. É preciso certificar-se de que há espaço o suficiente para utilizar o sofá normalmente, pois uma quantidade exagerada de almofadas irá dificultar o uso do móvel.

Aproveite para aumentar a sensação de aconchego através de capas para as almofadas. Escolha texturas e tecidos agradáveis ao toque. Isso também vale para roupas de cama.

Outra dica é trazer um toque de cor por meio de estampas e cores que complementam o restante da decoração.

6. Tapetes

Tapetes com tecidos macios são um presente para os pés. Eles podem ser incorporados em todos os cômodos, cada um exercendo um propósito.

Os tapetes que serão colocados em ambientes com muita circulação devem, de preferência, ser resistentes, ter efeito antiderrapante, e de fácil manutenção, pois precisarão ser limpos e manuseados com maior frequência.

Já os para espaço íntimos, como o quarto, podem ser feitos de tecidos mais delicados e frágeis porque não estarão submetidos ao grande trânsito de pessoas.

Os tapetes de shaggy com pelos altos, aqueles felpudos, de algodão e tecidos sintéticos como nylon e poliéster ajudam a criar o efeito de cômodo quentinho e confortável.

7. Aromatizar o ambiente

Velas, difusores de ambiente, arranjos de flores, água perfumada e refrescante de lençol são opções para deixar a casa com seu aroma favorito.

Aconchego Natural

Colocar um elemento orgânico em cada cantinho da casa é uma forma de conectar-se com a natureza e trazer vida ao lar.

8. Plantas e folhagens

Vasos de plantas que florescem ou folhagens verdejantes em si já são elementos muito aconchegantes. Para intensificar o clima reconfortante, aproveite para decorar através dos vasos.

Vasos com cores quentes e terrosas, como vasinhos cor de barro, criam um aspecto caseiro, simples e, por isso, muito agradável.

9. Flores artificiais

Sem tempo para cuidar de plantas? Use plantas artificiais. Não tem nada de errado em recorrer às plantinhas e flores falsas. Basta ter bom senso e não comprar algo obviamente falso. É melhor investir um pouco e decorar com plantas mais realistas.

10. Alternativas inovadoras

Colocar ramos de algodão ou lavanda em vasos transparentes deixa o local fofo e perfumado. Até galhos secos, quando colocados em vasos de vidro, criam efeito interessante, rústico e diferenciado.

Decorando com lembranças

Nada mais reconfortante e emocionante do que as lembranças familiares. Não tenha medo de incorporá-las à decoração.

11. Fotos de família

Criar um quadro com lembranças de viagem ou que ilustram o desenvolvimento do casal ou dos filhos pode transformar um cômodo sem vida no local mais agradável da casa.

Você pode criar um quadro de fotos ou fazer composições com diversos retratos pendurados na parede. Deixe as fotografias no nível do olhar e solte a criatividade com molduras de estilos e cores diferentes.

12. Objetos com valor sentimental

Aquele item que é passado de geração à geração pode ganhar lugar de destaque na decoração. Ele será um lembrete constante dos antepassados que aquecerá o seu coração.

Vale expor aquele conjunto de porcelana herdado dos pais ou avós, por exemplo. Não tem problema se são itens mais antigos, ao contrário. Decoração com toque vintage é aconchegante porque desperta aquele sentimento gostoso de nostalgia.

Gostou das nossas dicas? Escolha um item de cada categoria e tente colocar em prática para alcançar a decoração aconchegante que fará com que você deseje passar mais tempo em casa. E se o seu lar for novo, faça uma chá de casa nova para contar com uma ajuda dos amigos.

Perguntas Frequentes

Como fazer um espaço ficar mais aconchegante?

Alguns objetos decorativos, quando bem combinados, de maneira harmoniosa, deixam seu espaço mais aconchegante. Como alguns exemplos temos o uso de cortinas nas janelas, almofadas, mantas nos sofás e tapetes. Para o caso dos quartos, você pode também adicionar uma poltrona, para deixar o local mais receptivo e aconchegante.

Como decorar ambientes pequenos de forma barata?

Em ambientes pequenos, muitas vezes um pequeno toque faz toda a diferença. Ou seja, uma simples mudança na decoração pode renovar o ambiente. Exemplos disso são a instalação de prateleiras, ou nichos, com objetos decorativos, estampas nos estofados, e pinturas nas paredes. Móveis feitos de pallets também podem ser uma boa pedida!

Quais cores e móveis deixam o ambiente mais aconchegante?

A escolha correta das cores e dos móveis é capaz de deixar um ambiente mais aconchegante. Na questão das cores, o ideal é optar por tons mais suaves e calmos como o bege e o cinza (cuidando para que o ambiente não fique muito escuro). Quanto aos móveis, opte por aqueles de madeira (inclusive em objetos e pisos) e que sejam confortáveis (no caso de cadeiras e sofás).

Como deixar uma sala pequena bem arrumada?

No caso de salas pequenas, a decoração pode ampliar o espaço. Para isso, utilize um porcelanato claro e espelhos. O ideal também é que os móveis não sejam muito profundos, nem muito grandes, para não roubarem espaço. Embutir a TV na parede ou no painel e utilizar móveis retráteis também são boas opções.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + sete =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.