Varanda Gourmet: ideias de decoração7 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Reunir os amigos para um churrasco fica ainda mais fácil depois de construir uma varanda gourmet.

Encontrar um apartamento que tenha o tamanho de uma casa é quase uma missão impossível, pois esses imóveis vêm tendo sua área reduzida constantemente.

Com essa redução de espaço, algumas áreas tornaram-se essenciais em uma residência. Um desses espaços é a varanda gourmet, que se molda como uma área semelhante a cozinha, mas que, geralmente, fica situada em um local diferente, ou seja, na varanda dos apartamentos.

Já em casas comuns, esse espaço pode montado de maneira separada com os restantes dos cômodos.

Um local compacto, mas que pode ser utilizado para fazer uma confraternização com os amigos, ou apenas um almoço com a família.

Porém, existe algumas precauções antes de fazer a sua varanda gourmet. No caso de quem mora em apartamento, será necessário um alvará, onde o gerente ou outra autoridade do prédio, cede autorização.

Varanda gourmet
Varanda gourmet. Foto: Mansão Modesto Cerqueira (flickr.com)

Varanda gourmet: passo a passo

Por ser uma área pequena, é preciso pensar bastante em um projeto que venha a deixar o ambiente confortável, moderno, mas que caiba todos os móveis essenciais. Sendo assim, procurar ajuda de um profissional para confeccionar a planta é de suma importância, principalmente as pessoas que residem em apartamentos, pois sem a ajuda de um profissional, o projeto poderá danificar alguma parte do prédio.

Apesar de possuir inúmeros modelos, esse ambiente reflete sempre um lado mais rústico, então, ter madeira na decoração é fundamental e moderno.

Paredes e piso

Quando pensamos em algo rústico, lembramos imediatamente de madeira e tijolos. Com essa combinação, é possível deixar o ambiente clássico, com um toque que lembra uma churrascaria.

Evite o uso de tonalidades mais fortes, seja no piso ou na parede, pois, ao invés de ser um espaço mais leve, se tornará mais denso.

Assim, deixar uma parede de tijolos ou o piso feito de madeira, oferece um aspecto mais agradável e íntimo para receber todos os seus entes queridos e amigos.

Móveis

Como foi explicado anteriormente, o estilo predominante nesses espaços são itens de madeira. Dessa maneira, os móveis que deverão compor esse ambiente serão rústicos.

No entanto, para deixar a varanda gourmet com um toque de modernidade, utilizar poltronas, vasos com flores e lustres podem fazer o ambiente ficar uma mistura do clássico com o atual.

Colocar plantas e quadros também pode ser uma boa opção. Mas não pode exagerar! Lembrando sempre que tudo deve ser proporcional, pois não adianta comprar muitos móveis, sendo que seu espaço é pequeno.

O ideal é colocar apenas um móvel que sirva como assento, podendo ser um sofá, cadeiras ou bancos, acompanhado de uma mesa e pequenos itens de decoração que deixem o espaço com sua personalidade.

Caso deseje projetar esse ambiente em uma casa, o espaço sendo maior que de um apartamento, poderá ser usado de forma que venha a agregar mais móveis e objetos decorativos.

Itens de decoração

Nesse momento, é hora de ficar atento, pois quanto maior forem os itens escolhidos, mais espaço eles tomarão e deixarão seu ambiente ainda menor do que era antes.

A preferência é por objetos pequenos, como vasos, potes, vasilhas que serão úteis. Evite colocar armários ou nichos, pois ocuparão um espaço desnecessário.

Quadros pequenos ou médios também podem fazer uma grande diferença no local. São opções viáveis e que não ocupam todo o espaço da parede, sendo uma alternativa colocar também pequenos vasos de plantas em uma parede oposta aonde ficarão os eletrodomésticos.

Entretanto, caso esteja montando sua varanda gourmet em uma residência que dispõe de cômodos maiores, a decoração poderá conter ainda mais objetos.

Mas nada de exageros, ou então a área que deveria ser aconchegante, ficará com muitas informações.

Equipando a varanda

Após definir os móveis e qual a decoração do seu novo ambiente, chegou o momento de escolher como e quais equipamentos deverão estar presentes no local.

Para apartamentos, onde o lugar escolhido é pequeno, o ideal é colocar apenas o necessário, ou seja, os eletrodomésticos maiores ficam na cozinha, enquanto o forno, que é o mais essencial, fica na sacada.

Dessa maneira, o ambiente ainda terá espaço para você e seus convidados se locomoverem durante as comemorações.

Em residências, a área poderá ser melhor equipada, devido ao seu tamanho. Fogão, geladeira e mesas maiores podem ser colocadas, desde que não comprometam totalmente o espaço.

Além do forno, outro utensílio fundamental é o aparelho de jantar. Procure sempre por itens coloridos, que exibam tons fortes e vívidos.

Bancada

Esse item é algo opcional quando estiver montando a sua varanda gourmet, pois tudo dependerá do espaço que você tem disponível para realizar o seu projeto.

Caso o apartamento possua uma sacada muito pequena, será necessário escolher entre construir uma ilha, ter uma bancada ou uma mesa. Mas, antes de fazer a sua decisão final, pense quem além de você frequentará o novo cômodo.

Mas, quando o apartamento tem uma varanda maior, o ideal é ter apenas duas coisas dentre esses itens, uma vez que todo espaço é precioso ao construir esse novo cantinho em sua casa, principalmente para reunir seus familiares e amigos.

Forno

Existem três opções de um eletrodoméstico para preparar as carnes e outras comidas. Antes de escolher entre eles, veja o espaço que tomarão em sua sacada e qual vale mais a pena.

A churrasqueira pode ser construída manualmente com tijolos ou comprada. Outra opção seria um forno elétrico, que poderá ser embutido ou ficar em cima de um balcão.

Mas a disposição e aquisição dos móveis e utensílios vai depender sempre do tamanho que sua sacada oferece.

A terceira opção, que une o forno e uma mesa, gerando mais espaço, é uma ilha com cooktop. Essa é a opção mais viável para quem não dispensa uma mesa, mas que também precisa de uma bancada para colocar os alimentos.

Essas três opções poderão ser incrementadas na varanda gourmet construída em uma casa, pois devido a sua área disponível ser maior que a presente nos apartamentos, em alguns casos, pode facilmente comportar todos esses utensílios.

Perguntas Frequentes

Qual o melhor lugar para posicionar a TV na varanda gourmet?

Instale a sua TV em uma parede que não esteja de frente a uma janela ou à sacada, no caso de apartamentos. Isso é importante para que o reflexo não prejudique a utilização do aparelho. Colocar a TV em uma parede texturizada de destaque é uma boa opção.

O que não pode faltar em uma varanda gourmet?

Esses são os elementos que você deve colocar na sua varanda gourmet: churrasqueira, pia, mesa ou bancada, cadeiras ou bancos sem estofado e tecidos (por causa da fumaça e facilidade na limpeza), paredes e pisos com revestimento e boa iluminação.

Como decorar uma varanda gourmet em espaço pequeno?

Na decoração das varandas gourmet pequenas o essencial é otimizar o espaço disponível. Para isso, opte por uma bancada em vez de mesa. As bancadas cumprem mais de uma função, já que servem como mesa e suporte para preparar as comidas. Também decore com bancos e não cadeiras, eles são compactos e trarão um charme para o espaço.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − dez =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.