Um Blog LojasKD.com.br

visita à Fábrica de Móveis Artely

E aí pessoal, tudo certo?

Sabe quando você vê aquele móvel lindo, novinho em folha, cheio de texturas e com formato bem diferente..? Você já parou para pensar em como eles são feitos? Pois eu digo a vocês que a gente aqui da LojasKD já conhece beeem esse processo.. hehe

Mas nada mais justo do que vocês, os seguidores do blog da melhor loja de decoração especializada em móveis do Brasil, conhecerem também de pertinho os produtos que chegam até vocês, né?! A gente visitou mais uma fábrica de móveis, e dessa vez registrou tudinho pra mostrar pra vocês!

Querem ver só? :)

Visita fábrica de móveis Artely1

A Artely é uma fábrica de móveis especialista na fabricação de complementos para a sala de estar. Eles são líderes de mercado neste segmento e também já ganharam 9 vezes consecutivas o primeiro lugar no Prêmio Top Móbile (sério mesmo!)

Logo que a gente chegou para a visita na fábrica (localizada em São José dos Pinhais – PR), assistimos a dois vídeos institucionais que nos ajudaram a entender um pouquinho melhor do processo de produção e também da montagem dos produtos fabricados por lá. Depois, a nossa equipe acompanhada por dois guias do marketing interno, foi ver de pertinho como acontece cada etapa do processo de fabricação das peças. Foi uma experiência e tanto!

Começando.. Do começo!

 

Para a fabricação dos móveis, as matérias primas utilizadas são basicamente madeiras do tipo MDF e MDP (CALMA!). Sabe quando a gente vê um móvel que é todo cheio de curvas, cantos bem arredondadinhos ou puxadores tipo cava? São madeiras do tipo MDF! (são feitas de fibras compactas, perfeitas para acabamentos e tem maior usinabilidade, ou seja, são mais “maleáveis” para trabalhar). Já as peças retas com certa carga de peso como portas, tampos e prateleiras, são geralmente do tipo MDP (que é feita de partículas compactadas, ideais para a estruturação e sustentação, com alta resistência a impactos e empenamentos). Vale lembrar também, que estas matérias primas são madeiras de reflorestamento, certificadas e garantidas ecologicamente!

Ufa! Deu pra apender bastante só nessa primeira parte!

fabrica de moveis Artely14

Madeiras à obra!

 

Depois de selecionadas, as chapas de madeira passam por processos de corte e furação (todo o processo é automatizado, assim, as máquinas fazem cortes e furos precisos que garantem o melhor reaproveitamento dos materiais). Depois disso, são coladas “fitas de borda” que, garantem o acabamento lateral das peças retas.

As peças passam também por um processo de polimento. Máquinas que “lixam” os cantos e as superfícies garantem um acabamento lisinho, perfeito para as pinturas!

fabrica de moveis Artely13

Depois de já estarem cortadas e furadas, as peças vão para a pintura! Antes de receberem a tinta, as unidades ganham um jato de primer (que é uma espécie de “pré tinta” que garante a fixação da coloração). Aí, uma a uma, as peças passam por uma esteira que “carimba” a primeira camada de cada tinta a ser utilizada. A pintura só é completada depois de todas as peças receberem, no mínimo, quatro camadas da coloração. As pinturas são UV, o que significa que as tintas secam com luzes ultravioletas colocadas na parte superior da esteira (facilita bastante o processo, já que elas secam rapidinho). Depois, o último “carimbo” a ser feito, é o do verniz (que pode ser liso, fosco ou brilhante). O verniz é responsável ainda pela textura das peças (por exemplo aquelas que “imitam” os veios da madeira).

fabrica de moveis Artely17

ATENÇÃO PARA OS QUERIDINHOS!

O BP é um outro tipo de acabamento que tem sido muito procurado pela qualidade e também pela resistência dos materiais. É um revestimento tratado com tecnologias específicas para dar maior durabilidade e “qualidade de vida” ao móvel. Depois de tratado, ele é aplicado nos painéis de MDF e MDP, deixando-os ainda mais resistentes. O diferencial nesse tipo de acabamento, é que além de visivelmente mais bonitos, são resistentes a riscos e arranhões (acredite, nós testamos), calor, manchas e químicos, é de fácil limpeza e conservação! (Gente, dá pra arrastar a Tv pra lá e pra cá sem problemas! \o/)

A LojasKD tem vários móveis em acabamento BP. Dê uma olhadinha por lá e confira diversos modelos ;)

Grand finale

 

Depois de tooooodos esses processos, um móvel de cada lote é montado antes de os produtos serem embalados para as entregas. Desta forma, garante-se o controle de qualidade dos móveis que saem da fábrica :D

Assim que são aprovados os lotes, as peças são embaladas em caixas de papelão, plastificadas, recebem o selo de lote e são enviadas para o depósito! De lá elas saem prontinhas para as nossas casas! \o/ \o/

fabrica de moveis Artely16

UUUFA! Tá vendo o tanto de coisa que tem antes de um guarda-roupa, estante, rack e mesa estar decorando a nossa casa? Eu adorei ter conhecido um pouquinho mais desse universo de produção. Saber de onde vem, a qualidade na fabricação e principalmente, o cuidado para o transporte dos produtos que estão fazendo parte da nossa casa é muito importante! Agradecemos a disposição da Artely por nos deixar acompanhar de pertinho a qualidade de sua produção!

Já encontrou seu móvel Artely na Loja? Não perca tempo! Clique aqui e confira váááários modelos que a gente separou para você :)

Gostou? Curtiu? Não deixe de ver o vídeo que preparamos pra vocês!

Procurando o móvel perfeito? Clique aqui! :)

 

 

2 Comentários

  1. Gostei muito, são móveis feitos com tecnologia de ponta, parabéns.
    Sei que é bom pois trabalho de motorista em fabrica de móveis,já trabalho no setor
    des dos meus 14 anos de idada,e olha que já completei 50 anos,um bom tempo não?
    Parabens pelo bom trabalho,continuem assim e mãos a obra,valeu.

    • Legal mesmo, né Adilson? Que bom que gostou :)
      O pessoal lá trabalha forte, mas no final de tudo o resultado é lindo!

      Parabéns por tanto tempo de dedicação! Você também ajuda a realizar o sonho de muita gente <3
      Volte mais vezes e forte abraço!

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

*