Você conhece o estilo provençal?

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

O estilo provençal é muito popular por unir simplicidade e elegância aos lares. Se você ainda não conhece esse estilo, acompanhe nosso post e saiba mais sobre a decoração que busca reproduzir o visual rural e elegante do sul da França.

O estilo provençal reflete tendências decorativas comuns nas casas da região rural do território francês no século XVII. A influência da decoração da França rural gerou esse estilo decorativo com estética rústica, elegante e delicada que chamamos de provençal.

Para conhecer a origem do nome e as características principais da decoração provençal, continue lendo esse post que preparamos para você.

Você conhece o estilo provençal?
Você conhece o estilo provençal?. Foto: Pikist

Estilo provençal na decoração

O termo “provençal” deriva da região francesa chamada Provença (ou Provence). Essa área da geografia da França faz fronteira com a Itália e está situada na costa do Mar Mediterrâneo.

Provença é amplamente conhecida por suas paisagens estonteantes, campos de lavanda e por cidades turísticas como Cannes e Saint-Tropez.

Origens e um pouco de história

No século XVII, alguns membros da burguesia francesa se mudaram para províncias do interior a fim de escapar da agitação das áreas urbanas. 

Inspirados pela estética das casas de vilarejos, eles fizeram com que suas casas tivessem uma aparência simples, mas sem abrir mão da elegância francesa.

O estilo fez muito sucesso na Europa no século XIX e ainda é relevante até hoje. Ele é ideal para quem gosta de deixar a casa decorada com conforto, aconchego e simplicidade acompanhada de elegância e delicadeza.

Características do estilo provençal

A estética decorativa provençal pode ser aplicada a casas e apartamentos para torná-los mais sofisticados e acolhedores. 

Abaixo destacamos as particularidades desse tipo de decoração e os traços mais comuns que você pode incorporar na sua casa. 

Cores suaves e tons pastéis

A paleta de cores típica dos cômodos com visual provençal é composta por tons claros e suaves que remetem à paz e à vida mediterrânea. 

Os tons pastéis são muito recorrentes nos interiores com influência provençal. Os off whites igualmente marcam presença nessa estética delicada. Alguns dos tons mais comuns são:

  • Branco;
  • Areia e creme (off whites);
  • Amarelo claro, azul claro, verde claro e lavanda (todos em tom pastel);

As paredes, geralmente, apresentam uma dessas cores, porém a aplicação de papel de parede com imagens florais também é vista em ambientes provençais. 

Nesses casos, o papel de parede deve seguir uma estética tradicional e delicada, respeitando o esquema de cores discreto e claro.

Móveis com estilo antigo e materiais naturais 

Móveis com aspecto envelhecido, seja pela idade, ou por terem sidos modificados por intermédio de técnicas especiais, são predominantes na decoração provençal.

Uma das técnicas comuns para envelhecer os móveis é a pátina provençal. Essa forma de alterar a mobília consiste na pintura de um móvel, geralmente de madeira, com tinta branca ou colorida. Depois da secagem, a peça é lixada de forma irregular para revelar a cor natural e imitar um visual de item antigo.

As peças de mobília apresentam cores claras, geralmente são pintadas de branco ou com uma cor off white. Móveis coloridos com tons pastéis quentes também são vistos em cômodos com visual provençal.

A fim de reproduzir o aspecto de casa rural, materiais sintéticos são evitados. Por isso, a madeira ganha espaço nessa estética.

Exemplos de peças de mobília no estilo provençal:

  • Cristaleiras para expor peças de porcelana;
  • Cadeiras de madeira entalhadas, com pernas torneadas e estofado;
  • Armários com várias gavetas e puxadores ornamentados;
  • Poltronas, puffs e sofá com estofado confortável;

Vasos de flores e acessórios de decoração

A atmosfera de vida próxima à natureza é alcançada com vasos de flores na decoração. Girassóis, papoulas e lavandas são flores naturais da região de Provença e, portanto, ficam perfeitas em cômodos que seguem o estilo francês.

A afinidade que o estilo provençal tem com as flores também é notada em panos bordados com motivos florais, pratos e xícaras de porcelana com pintura de flores e até em adornos presentes em itens de madeira ou metal.

Porta-retratos com molduras elaboradas, castiçais e peças de cerâmicas são acessórios refinados que costumam decorar cômodos provençais. 

Tecidos adornados, estampas florais e cortinas

Para remeter à atmosfera da vida rural, a maioria dos tecidos deve ser feito de material natural, como algodão e linho, por exemplo. Peças com adornos de bordado, principalmente no estilo richelieu, são bem-vindas e colaboram na criação da sensação de hospitalidade e acolhimento.

A coloração dos elementos têxteis segue o esquema de cores discreto e pálido típico dessa decoração. Assim, toalhas de mesa, roupas de cama e demais itens harmonizam com os outros objetos da composição.

As estampas florais miúdas e românticas não podem faltar. O padrão florido aumenta a sensação de aconchego, que é bem evidente no estilo provençal.

O uso de cortinas delicadas é comum em ambientes provençais. Elas costumam ter cores suaves e ser feitas com tecido leve e fino. 

Agora que já conhece esse estilo rural e elegante, experimente dar uma renovada na decoração do seu lar com elementos no estilo provençal. Você pode seguir algumas das características principais e trazer a atmosfera de Provença aos cômodos da residência.

Perguntas Frequentes

Como usar o estilo provençal na cozinha?

Incorpore o estilo provençal na cozinha com armários com tons pastéis suaves ou off whites. Use modelos fechados ou com detalhe em vidro para expor peças de porcelana. Opte por puxadores vintage com detalhes delicados para arrematar o visual. Também decore o cômodo com flores, que podem ser naturais ou presentes em estampas florais.

Quais os móveis que representam o estilo provençal?

Móveis com designs elegantes e funcionais são a marca do estilo provençal. Baús, armários com pés e várias gavetas, cadeiras com detalhes esculpidos e peças com visual envelhecido são mobílias típicas desse estilo. Os móveis que representam o estilo são feitos de madeira com cor clara e tendem a não possuir materiais sintéticos e modernos.

O que é uma decoração provençal rústica?

A decoração provençal rústica dá maior evidência ao aspectos rústicos que já existem no estilo provençal. Essa variação apresenta menor ênfase nos elementos românticos e aposta no uso de peças de mobília feitas de madeira. Os móveis deste estilo decorativo tendem a ter visual envelhecido e serem acompanhados por itens elegantes, como lustres e espelhos.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + dezesseis =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.