Bico de Crochê: aprenda a fazer passo-a-passo

Bico de crochê também é conhecido como barrado, barradinho ou bainha, e é o acabamento mais comum para panos de prato, toalhas, tapetes e muitos outros.

Existem diversos modelos de bico para fazer, mas se você é iniciante, vamos ensinar o modelo mais simples, depois é só ir construindo modelos mais elaborados.

O bico geralmente é feito com fio, e uma agulha da sua preferência, quanto mais fina, mais delicado. Escolha cores que melhor combinam com o tecido ou fios que mesclem cores.

Você pode dar acabamento para tapetes com bico de crochê e tornar a sua casa mais aconchegante. Em Saiba Mais separamos dicas para decorar como profissional.

Primeiro passo é fazer a cercadura: faça 1 ponto baixo, 2 pontos correntinhas, 1 ponto baixo, e mais 2 pontos correntinhas até o final. A cercadura deve ter pontos baixos em par.

Vire o tecido e entre os 2 pontos baixos faça 1 ponto alto, no espaço criado, faça 5 pontos altos, seguido de 1 ponto baixo entre os pontos baixos da cercadura.

Pule uma coluna e faça novamente a sequência de 5 pontos altos. Mantenha esse trabalho até finalizar o espaço do tecido e você terá criado um belo bico de crochê.

Essa é uma base para aprendizado, depois de aprender a forma mais simples, você pode avançar para barrado mais complexos e que tenham formas, como de flores ou coração.

O bico de crochê também pode ser feito em toalhas de banho! Aproveite este acabamento para incrementar a decoração do seu banheiro, em Aprenda Mais, veja mais dicas de decoração.