Casas Pré-Fabricadas: Vantagens e Desvantagens

Casa pré-fabricadas são residências construídas a partir de peças ou módulos que após sua fabricação são levados até o terreno ou canteiro de obras onde será instalada.

A principal vantagem desta modalidade de moradia é a questão de economia: financeira, de tempo ou recursos. Estima-se que a entrega seja 40% mais rápida que modelos convencionais. 

Há projetos para todos os tipos de gostos e bolsos, mas essa opção tem a vantagem de ser mais barata. Além de casas, é possível construir prédios e hotéis. 

Esse projeto pode utilizar material sustentável e reciclável, além de produzir menos resíduos. Gosta de ser sustentável? Confira em Aprenda Mais dicas reaproveitar pneu e fazer mesas 

As peças pré-moldadas conferem maior controle sobre gastos. Mesmo que o projeto mude ou que haja imprevistos, com esse modelo sabe-se com antecedência quanto será gasto.  

É preciso um projeto bastante detalhado, e há limitações quanto ao design. Alguns formatos, como o circular, são difíceis de ser encontrados em materiais industrializados. 

A restrição geográfica e de acesso é outro problema, já que nem toda localidade é atendida por empresas de pré-fabricados e alguns métodos exigem volume mínimo de compra. 

A mão de obra também é uma desvantagem: é necessário um grau de especificidade e conhecimento para que o sistema construtivo funcione de forma adequada.  

Estes projetos possibilitam mão na massa em relação a pintura e outros detalhes. Se quiser economizar mais ainda, aprenda em Saiba Mais como fazer pequenos reparos.