Como plantar e cuidar de arruda? 9 dicas

Utilizada há séculos, a arruda é capaz de acalmar, tratar varizes e até espantar inveja e mau olhado. Acompanhe os stories para aprender mais sobre essa planta fascinante.

De cheiro forte e inconfundível, a arruda possui propriedades terapêuticas comprovadas cientificamente. Tem função analgésica, anti-inflamatória, é repelente, e muitas mais. 

A arruda pode ser plantada por sementes, por estaquia – escolhendo um pé adulto e saudável para fincar ao solo, ou replantando com a raiz de um pé de arruda que cresceu.

Essa planta é fácil de ser cultivada em casa e se adapta bem quando plantada em vaso. Em Aprenda Mais aprenda como utilizar a sua arruda em uma decoração rústica.  

A arruda ajusta bem à solos arenosos, com cascalhos e pedregulhos. Para mantê-la em vaso, escolha os modelos que oferecem bom sistema de drenagem.

Muito versátil, se desenvolve melhor recebendo mais de 6 horas de luz solar por dia, mas, também se adapta a ambientes com menos luz, mas nunca completamente sombreados. 

A arruda gosta de calor, e quanto mais nova, mais água é necessária. Na fase adulta, as regas podem ser mais espaçadas, mas nunca deixe o solo seco demais. 

Para colher as folhas ou ramos, escolha os mais próximos a base e corte com uma tesoura. Ou então, colha uma quantidade maior e desidrate-as. 

Se cuidada com bastante carinho, a arruda pode viver por mais de dez anos. Para não ocupar muito espaço, plante a sua em um jardim vertical, aprenda como em Saiba Mais.