Como cuidar de Bonsai? Dicas básicas

Originário da China, mas difundido no Japão, “Bonsai” significa “plantado em um vaso”, ou seja, opção ideal para ter uma planta bonita e descolada. Saiba agora como cuidar de bonsai.

Cuidar de um bonsai não é tão difícil quanto se imagina. Mas, manter um vegetal em um vaso pequeno requer técnicas de controle de crescimento e modelagem. É como uma arte!

Existem diversas espécies de árvores que podem ser cultivadas em vasos. Os modelos ideais são as que possuem tronco lenhoso e que aceite podas regulares facilitando a modelagem.

Aloque seu bonsai em uma superfície resistente, como em uma mesa. Aprenda como fazer mesinhas de pneu clicando em Saiba Mais e aproveite para incrementar sua decoração.

Deixe o Bonsai em um lugar iluminado, algumas espécies preferem muita luz solar, enquanto outras meia sombra. É importante proteger do vento e manter temperatura constante.

A rega é a parte mais importante. Sua frequência varia dependendo da espécie, tamanho da árvore, do vaso ou época do ano. Mas, regue sempre que o solo ficar um pouco seco.

Como são plantados em vasos, os Bonsais precisam ser adubados para repor o conteúdo nutricional do solo. Os três elementos básicos do adubo são: nitrogênio, fósforo e potássio.

Componha o solo com akadama, pedra-pomes, rocha de lava, adubo orgânico e cascalho fino, isso garantirá nutrientes, além de facilitar a drenagem, aeragem e retenção de água.

O bonsai contribui para uma decoração voltada a natureza, seja em ambientes internos ou externos. Em Aprenda Mais separamos dicas incríveis para uma decoração natural chique