Como cuidar de violeta? Dicas básicas para cultivar

Quer utilizar violetas para tornar a decoração da sua casa ou apartamento mais delicada e romântica? Confira essas dicas valiosas e aprenda como cuidar dessa espécie.

As violetas possuem flores pequenas e com cores vivas, suas folhas são redondas e de um verde intenso. Existem 250 variedades e seu porte chega a aproximadamente 15 centímetros.

Cuidar dessas flores é uma atividade fácil e pode ser realizada tranquilamente dentro de casa. A forma como são cuidadas podem determinar a floração da planta. 

A violeta precisa de luz indireta do sol, procure cultivá-la próxima a janelas ou varandas. Utilize também para decorar seu centro de mesa, aprenda como clicando em Saiba Mais. 

A temperatura também é importante para as violentas, e deve ser equilibrada tanto durante o dia, não devendo ultrapassar os 30°C, quanto a noite, devendo ser superior a 21°C. 

Apesar de poder ser cultivadas no solo, os vasos são opções melhores. Para isso, prefira os modelos de barro, pois esse material absorve umidade. 

O solo deve estar sempre úmido, mas não encharcado. Ague apenas quando a superfície do substrato estiver seca. E não molhe as folhas e flores para não as manchar.

Para violetas ainda mais bonitas, realize adubação mensal com os três nutrientes de maior importância para esta planta: nitrogênio, fósforo e potássio.

É tão simples cuidar das violetas que sua residência pode ter mais vida mesclando outras flores. Clique em Aprenda Mais e descubra como fazer uma bela decoração de primavera.