Confira agora mesmo no nosso conteúdo exclusivo Decoração KD!

Como cultivar cogumelos? 5 dicas básicas

Para aprender a cultivar cogumelos, o primeiro passo é entender como crescem. Por serem fungos, ao invés de crescerem por meio de sementes, crescem a partir de esporos.

COMO CULTIVAR

O solo deve ser orgânico, como folhas secas, serragens, fibras de coco, palha, entre outras e então separe a quantidade necessária para o tanto de cogumelos que você pretende plantar.

O SOLO

Se você optar pelo cultivo sem esporos já prontos, você terá mais trabalho, porém valerá a pena! Então escolha a espécie que você deseja, e vamos lá!

SEM ESPOROS

Para coletá-los, você precisará de um pote de vidro, uma superfície esterilizada com álcool 70, e então, siga o passo a passo a seguir para extrair os esporos e poder plantar cogumelos.

COLETAR ESPOROS

Coloque a cabeça do cogumelo sobre a superfície esterilizada e deixe suas lamelas para baixo.  As lamelas ficam naturalmente embaixo do chapéu.

Passado o tempo de 24 horas, você perceberá uma mancha na superfície do cogumelo e esses serão os esporos que o fundo soltará.

Você precisará ferver cerca de 2 a 3 vezes água destilada pura e limpa, higienize todos os materiais e então, comece o cultivo separando um pouco da água em um recipiente limpo.

CULTIVAR ESPOROS

Raspe a superfície do cogumelo para que os esporos caiam na água destilada e então misture com a agulha da seringa a água e os esporos, para conseguir puxá-los com a seringa.

Feito isso, coloque-os no substrato e cubra com uma fina camada de algodão para que os furos com os esporos fiquem protegidos e seu cogumelo cresça e se desenvolva!