Confira agora mesmo no nosso conteúdo exclusivo Decoração KD!

Como cultivar tomate na horta? 5 dicas essenciais

A temperatura ideal para o cultivo de tomates é entre 18°C à 26°C, com ao menos 6 horas por dia exposto ao sol, muita luminosidade e boa aeração.

TEMPERATURA

Plante seus tomates na primavera, que é a melhor época para que prosperem, ou até mesmo antes em regiões mais quentes e depois em regiões mais frias, lembre-se que o calor é importante.

O PLANTIO

Plante-os em um canteiro de 0,3m a 0,6m entre os pés na mesma fileira e 0,8m a 1,3m entre uma fileira e outra, em um solo que não tenha sido usado para o cultivo de outros tomates, batatas etc.

O cultivo em terras que foram usadas há pouco tempo por outras Solanaceae é prejudicial pois facilita a proliferação de doenças no solo e consequentemente pragas nas plantas.

As regas são importantes para o cultivo de tomates, assim como todos os outros plantios. Regue a sua planta de forma que suas raízes estejam úmidas, mas nunca encharcadas.

AS REGAS

Tomateiros tendem a se adaptar muito mais com estiagens do que com água em abundância, então não deixe seus solos encharcarem, pois isso será prejudicial.

É durante o amadurecimento dos frutos que sua plantação deve receber mais água. Regue frequentemente a produção durante todo o cultivo, mas com cautela.

As podas devem ser feitas sempre que você perceber novos brotos, para que a aeração esteja correta, a planta fique mais forte ao ataque de pragas e receba mais luz solar.

PODAS

Após sete a dez semanas já será possível colher seus tomates! E se tudo sair como o planejado, sua colheita poderá ser feita de 2 à 3 vezes na semana!

COLHEITA