Confira agora no nosso conteúdo exclusivo da KD!

Como fazer mudas de hortaliças? 7 dicas para fazer em casa

LOCAL IDEAL

Produções de mudas precisam ser feitas em um lugar protegido, como uma casa de vegetação, para que estejam protegidas de doenças.

O material mais usado em bandejas para mudas são as de plástico ou de poliestireno expandido, conhecido como o isopor. Cada espécie requer um material, pesquise!

BANDEJA

Para mudas, o substrato deve ser diferente de hortas comuns, sendo leve, com propriedades físicas e químicas, boa drenagem, capaz de reter água e livre de ervas daninhas.

SUBSTRATO

Opte por plantas adaptadas a sua região, na época correta de plantio, com variedade de resistência a doenças, características e preferencias de sua escolha.

SEMENTES

Coloque as bandejas em uma base firme, preencha-as com substrato de maneira uniforme, e faça uma cova de 0,5cm de profundidade a 1,0cm, variando de acordo com o tamanho da semente.

PASSO A PASSO

Coloque de 2 a 3 semente em cada espaço e cubra-as com uma fina camada de substrato, sem que fique compactado. Borrife água sobre a planta semeada.

Quando a sua muda estiver apresentando consistência no torrão, com sistema radicular abundante, e ter tamanho ideal para a espécie, sem sinais de doença, é hora de replantar.

MUDE-A

Aqui que a planta continuará os ciclos de desenvolvimento, então o solo deve estar adubado, com drenagem e irrigação adequada e livre de ervas daninhas.

LOCAL DEFINITIVO

Molhe bem antes de mexer no solo e então faça a cova para sua muda, de modo que as raízes e o substrato estejam completamente dentro do espaço.

Feito o posicionamento, complete a cova com terra e faça uma leve compactação ao redor da planta, para que as raízes se firmem melhor, regue a muda transplantada.