O Auxílio Brasil é um programa social que substituirá o Bolsa Família e deve pagar um valor 50% maior do que a média do programa atual, que é de R$189.
O projeto prevê que o Auxílio Brasil terá nove modalidades de benefícios, as três primeiras serão a base do novo programa, as outras seis serão uma espécie de bônus a ser somada.
A modalidade básica do programa inicia com o Benefício Primeira Infância que contempla famílias com crianças de até 36 meses incompletos.
O segundo é Benefício Composição Familiar que será estendido até os jovens de 21 anos incompletos, o projeto visa incentivar pelo menos um nível de escolarização formal.
O Benefício de Superação da Extrema Pobreza é destinado àqueles que mesmo após receber os benefícios anteriores, sua renda mensal não superar a linha extrema da pobreza.
As famílias que cumprirem determinados requisitos, poderão contar com benefícios complementares que serão somadas as modalidades básicas.
Unindo diversos benefícios sociais, estes bônus serão: Auxílio Esporte Escola, Bolsa de Iniciação Científica Júnior, Auxílio Criança Cidadã, Auxílio Inclusão Produtiva Rural.
Auxílio Inclusão Produtiva Urbana e Benefício Compensatório de Transição. O programa também terá medida emancipatória para quem tiver aumento de renda.