Confira agora no nosso conteúdo exclusivo decoração KD!

Como guardar sementes para plantio? 7 segredos revelados

Para um bom armazenamento de sementes, a temperatura é um dos critérios mais significativos, em geral, a temperatura mais indicada é de 25°C, porém há exceções.

A TEMPERATURA

A umidade em ralação ao ar também deve ser avaliada, e se estiver 5°C maior que a temperatura ambiente, a longevidade da semente cairá pela metade.

UMIDADE DO AR

A circulação ideal deve ser satisfatória, tomando cuidado pois se a umidade externa for maior, e a circulação de ar vir de lá, poderá prejudicar as sementes reservadas.

CIRCULAÇÃO DE AR

ORGANIZE-SE

O galpão ou sala onde você guardará suas sementes, deverá estar sempre organizado e muito bem limpo para que não haja pragas no ambiente.

LIMPEZAS PERIÓDICAS

Você deverá realizar limpezas periódicas no lugar, e sempre que manusear as sementes, varrer os grãos que caírem no chão, evitando ratos e insetos.

MATERIAL DO LOCAL

É comum vermos a utilização de contêineres nesse ramo, pois sua estrutura hermética não permite que a umidade entre e facilita a limpeza.

O tempo é um fator que irá variar dependendo do grão que você está guardando, ainda assim, com o armazenamento correto, as sementes podem durar anos!

TEMPO

Mas no geral, é mais viável e comum que os grãos durem em média de seis meses a um ano, pois a partir desse tempo perdem força e vigor germinativo.