Qual é a diferença entre Coliving e República?

A busca pelo compartilhamento e economia estão modificando as propostas de divisão de moradia e espaço que deram origem as repúblicas e mais recentemente o coliving.

Na república há a divisão de uma casa ou apartamento: cada morador tem direito à um quarto privativo ou dividido com um colega e o restante do imóvel é compartilhado.

Já o coliving é um pequeno apartamento que conta com quarto, sala, banheiro e dependendo, até de uma mini-cozinha, garantindo maior privacidade.

O coliving já vem equipado com itens como geladeira, micro-ondas e fogão. Já na república a mobília é dever de cada morador. Veja dicas de decoração de interiores em Saiba Mais.

Uma das vantagens do coliving é que se paga um valor fixo à administradora referente as taxas, enquanto que nas republicas as contas são repartidas entre os moradores.

As repúblicas são uma alternativa para um público mais jovem, principalmente para estudantes ou para quem não pode arcar sozinho com os gastos de uma casa.

O coliving atinge um público que procura novas formas de interação, valorizando a privacidade e conforto, sem estar preso ao imóvel, tendo maior liberdade para se mudar.

No coliving os moradores podem compartilhar a lavanderia, academia, café, restaurante e em alguns projetos, de escritórios completos para quem trabalha em home office.

Coliving também é uma alternativa para quem busca uma morada para curta temporada. Independente do estilo de morada, em Aprenda Mais confira inspirações para decorar seu quarto.