FGTS distribui os lucros: saiba quem vai receber 

O FGTS, por meio de seu Conselho Curador, está considerando o repasse de cerca de R$5,9 bilhões de lucro às contas dos trabalhadores. Mas como isso funciona?

A ideia é seguir os moldes do ano passado, em que houve a distribuição de R$7,5 bilhões nas contas ativas do FGTS.

Esse dinheiro vem da rentabilidade obtida pelas contas do FGTS. Assim, parte do lucro da instituição deve ser inserida nas contas dos trabalhadores.

Ainda não há uma base de cálculo de quanto será a rentabilidade para este ano, e também não foi divulgado quando o depósito será feito.

Porém, é provável que a porcentagem de lucro seja suficiente para cobrir a inflação dos últimos meses, que ficou em 4,52%

De qualquer forma, se seguir o modelo do ano passado, o valor vai cair automaticamente nas contas do FGTS dos trabalhadores. Não é preciso solicitar ou aprovar nada.

Além disso, sabe-se que valor que cada trabalhador vai receber será proporcional ao saldo da conta do fundo de garantia em 31 de dezembro de 2020.

Mas atenção: essa rentabilidade não significa dinheiro na mão. O saldo do FGTS, incluindo esse lucro, só pode ser retirado nas condições previstas em lei.