O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um direito trabalhista que funciona como uma “poupança” para proteger o trabalhador que for demitido sem justa causa.
Além de utilizar o FGTS para situações de desemprego e licença remunerada (como afastamento por saúde), existem outras formas de usar o FGTS que talvez você não saiba.
Porém, é importante saber que o FGTS não pode ser sacado a qualquer momento. Existem condições específicas e formas de usá-lo que são permitidas.
O primeiro cenário é para financiar um imóvel. O saldo do FGTS pode ser usado tanto para dar entrada na compra, quanto para diminuir parcelas.
Como o FGTS é uma garantia do trabalhar, inclusive na aposentadoria, você pode usar o valor para investir em uma previdência privada.
Diante de catástrofes naturais, como enchentes, o FGTS pode ser liberado para a reconstrução de casas que foram atingidas pela situação.
O FGTS também pode ser usado para empreender. Hoje, já existem franquias a partir de R$ 3.000 de investimento, que pode ser uma boa forma de começar um negócio.
Por fim, você pode usar o FGTS (quando liberado em ações do governo) para quitar dívidas. Dessa forma, você não vai precisar lidar com os juros crescentes e terá mais tranquilidade.
Quer saber mais informações e dicas financeiras? Confira!