5 Formas de usar FGTS que você não sabia

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um direito trabalhista que funciona como uma “poupança” para proteger o trabalhador que for demitido sem justa causa.

Além de utilizar o FGTS para situações de desemprego e licença remunerada (como afastamento por saúde), existem outras formas de usar o FGTS que talvez você não saiba. 

Porém, é importante saber que o FGTS não pode ser sacado a qualquer momento. Existem condições específicas e formas de usá-lo que são permitidas. 

O primeiro cenário é para financiar um imóvel. O saldo do FGTS pode ser usado tanto para dar entrada na compra, quanto para diminuir parcelas. 

Como o FGTS é uma garantia do trabalhar, inclusive na aposentadoria, você pode usar o valor para investir em uma previdência privada. 

Diante de catástrofes naturais, como enchentes, o FGTS pode ser liberado para a reconstrução de casas que foram atingidas pela situação. 

O FGTS também pode ser usado para empreender. Hoje, já existem franquias a partir de R$ 3.000 de investimento, que pode ser uma boa forma de começar um negócio. 

Por fim, você pode usar o FGTS (quando liberado em ações do governo) para quitar dívidas. Dessa forma, você não vai precisar lidar com os juros crescentes e terá mais tranquilidade.

Quer saber mais informações e dicas financeiras? Confira!