Aprenda quais os golpes do PIX e saiba como evita-los

4 golpes mais populares do Pix e como evitá-los

Essa nova forma de pagamento tem como objetivo ser rápida e tecnológica, então relacionaram isso a transações, tecnologias, e pixels, vem daí o termo PIX.

PIX? 

Serviço digital desenvolvido para transferências bancárias gratuitas e instantâneas, que rapidamente se popularizou entre os brasileiros.

OQUE É PIX?

Clonagem do WhatsApp veio antes mesmo que o PIX, mas com essa nova ferramenta, golpistas usam o seu WhatsApp para pedir ajuda financeira aos seus contatos. 

WHATSAPP CLONADO

Basta você ativar a autenticação em duas etapas, no seu aplicativo de WhatsApp e estará protegido de golpes que envolvam essa ferramenta de comunicação.

COMO EVITAR

Se passam por um atendente bancário e induzem a vítima a criar uma chave PIX. Para efetivar seu cadastro, ele solicita um teste. E transferindo uma quantia, a vítima cai no golpe. 

ATENDIMENTO BANCÁRIO

Instituições bancárias  nunca solicitam a confirmação de cadastro por meio de ligações telefônicas. Então nunca forneça seus dados ou faça operações bancárias dessa maneira.

COMO EVITAR

Falsa notícia é divulgada, de um bug no PIX, permitindo as pessoas de receberem prêmios em dinheiro se transferirem para certas chaves. Mas a sua transferência cairá na conta do golpista.

BUG 

Criado pelo Banco Central, e é uma ferramenta segura, então se você souber de um bug dando dinheiro fácil no App, desconfie, pois não será verdade.

COMO EVITAR

Você já assistiu uma live arrecadando dinheiro para instituições? Pois então, eles fazem download desses vídeos e divulgam com um QR Code em que o dinheiro cairá na conta do bandido.

FALSO QR CODE

Valores altos, ou até mesmo origem de solicitação suspeita? Fique atento ao código disponibilizado e não complete a operação para este destinatário.

COMO EVITAR