Confira agora no nosso conteúdo exclusivo decoração KD!

Horta hidropônica: técnicas para cultivo em casa

O nome Hidroponia tem origem Grega, onde hidro significa água e ponia, trabalho. Sendo assim, a técnica consiste em cultivar alimentos na água!

O QUE É?

A criação de uma horta hidropônica em casa é fácil, para isso, use canos de PVC com furos que consigam comportar folhas de uma alface já crescida e deixe levemente inclinado.

COMO FAZER?

Use mãos-francesas caso deseje fixar os canos nas paredes, ou com ajuda de uma estrutura de madeira ou metal, apoio-os ao chão.

Use uma bomba de aquário com uma mangueira para que a água chegue até a parte mais elevada da plantação e volte, sendo despejada em um tambor com água.

Para melhor funcionamento do equipamento, ajuste a ele um temporizador ou timer, para que o funcionamento da bomba seja controlado automaticamente.

OS NUTRIENTES

Somente a água não é capaz de produzir produtos de qualidade na sua horta, sendo assim, os nutrientes necessários para cada cultura, terão que ser dissolvidos junto a ela.

Para semear a horta, deve-se ser feito da mesma forma que o cultivo no solo, usando semeadeiras, e quando a planta estiver pronta, transplantá-la para o cultivo hidropônico.

COMO SEMEAR?

A hortaliça que melhor se desenvolve em hortas hidropônicas é a alface, com um cultivo mais fácil e tornando-se ainda mais saborosa e livre de pragas.

Uma das maiores vantagens desse estilo de cultivo é que por não ter contato direto com o solo, as plantas estão livres de pragas terrestres e assim, é possível deixar agrotóxicos de lado.

VANTAGENS

Outra vantagem é que por ocupar bem menos espaço que hortas convencionais, a hidroponia pode ser cultivada dentro de casa em pequenos ambientes.