O que é design de interiores? Conceitos e ideias

Design de interiores é a área que tem a função de elaborar, organizar e dispor os ambientes considerando itens como a funcionalidade, ergonomia, luminosidade e questões estéticas.

Assim, o design de interiores busca soluções por meio de atributos visuais, transformando os espaços de forma harmoniosa e contribuindo para o bem estar e qualidade de vida.

O profissional que executa esta função é o designer de interiores. Se exige deste profissional os conhecimentos técnicos, além de um viés artístico e muita criatividade.

Este profissional escolhe e combina os elementos de um ambiente, por isso, precisa conhecer diversos termos. Em Saiba Mais separamos um glossário completo sobre decoração.

É sua função adequar os espaços quanto aos móveis, objetos e acessórios. Acabamento, cores e iluminação são escolhidos conforme estilo, necessidade e gosto do cliente.

Um fator importante para o designer de interiores é compreender as demandas de seus clientes, é fundamental manter uma boa comunicação para entender os desejos.

É através deste relacionamento transparente que os projetos de tornam mais assertivos, fazendo com que o resultado final seja “a cara do cliente”.

Além da função decorativa, um designer de anteriores pode trabalhar com desenho de móveis, paisagismo, gerenciamento do processo de reformas e fazendo projetos.

Ficou curioso para entender mais sobre a decoração de interiores? Em Aprenda Mais separamos 15 dicas para decorar como um verdadeiro profissional.