O que é enxaimel? Como funciona essa técnica?

Bastante frequente na região sul do Brasil advinda dos colonizadores europeus, o enxaimel é reconhecido pelo design da sua arquitetura, mas esse nome veio da forma de construção.

Também conhecida como Fachwerk, o enxaimel foi aperfeiçoado pela arquitetura alemã e até hoje no sul do Brasil os carpinteiros utilizam esta técnica para preservar a tradição. 

A fundação da construção é feita de pedra ou alvenaria. Posteriormente é feita a base da estrutura com toras grossas de madeira, entre elas vigas na vertical, horizontal ou diagonal.

O tramado de madeira confere charme e serve como uma bela fachada da construção. Para saber outras dicas sobre fachadas de casas, clique em Aprenda Mais.

A estrutura de madeira tem seus espaços preenchidos com materiais de fácil utilização como tijolos, pedras, barro, entre outros. Por isso o nome enxaimel, que significa enchimento.

A estrutura da madeira faz com que esta construção tenha eficiência e seja forte. Como o preenchimento é realizado com materiais disponíveis no local, estes edifícios tem baixo custo. 

O telhado é outro ponto marcante nesta arquitetura – é bastante elevado e possui inclinação acentuada, essa foi a solução encontrada para que a madeira não se molhe.

Um fato interessante é que os carpinteiros costumam numerar os encaixes com algarismos romanos, sendo possível desmontar e remontar em outro lugar, sem erros ou retrabalho.

Enxaimel é uma técnica de construção muito antiga e é muito preservada. Você pode combinar este estilo com decoração vintage ou retro, confira as diferenças em Saiba Mais.