O Que é Muxarabi? Dicas de como usar

Originário da cultura árabe-islâmica, o muxarabi veio ao Brasil junto com os portugueses. Este item da arquitetura, geralmente, é uma estrutura feita com treliças em madeira.

Os vazados das treliças permitem a passagem de luz, dando maior incidência da luz natural nos cômodos, além disso, permite maior ventilação, ideal para arejar em altas temperaturas. 

Outro diferencial é a privacidade. Os muxarabis permitem que quem está dentro do ambiente possa ver o externo, sem que o oposto ocorra. 

Do ponto de vista arquitetônico esse material é excelente para integrar ambiente exterior e interior com um ar de natureza. Aprenda como fazer decoração rústica em Aprenda Mais. 

No ambiente interno, o muxarabi é utilizado como divisão de cômodos, podendo ser fixas, móveis ou como portas, integrando ou restringindo o local dependendo da ocasião.

Caso queira utilizar esta técnica, mas em pontos estratégicos, uma dica é aplicar no mobiliário: em estantes, armários e até na ilha da sua área gourmet. 

Além de criar ambientes mais intimistas, a luz natural que penetra pelas tramas projeta desenhos no jogo luz e sombra. É um efeito sofisticado para qualquer estilo.

Para a área externa, as treliças de muxarabi são utilizadas em jardim e principalmente nas fachadas das residência, garantindo personalidade, elegância e diferenciação. 

Está pensando em utilizar o muxarabi no cartão de visitas da sua casa? Antes de decidir, confira em Saiba diversas outras dicas para inovar na fachada da sua residência.