O que é Open Banking e como funcionará?

Open Banking, ou em tradução literal “banco aberto” é um novo sistema financeiro que busca dar autonomia e controle dos dados para o cliente ou usuário.

Este controle é benéfico porque é você quem escolhe com qual instituição financeira deseja compartilhar suas informações, podendo aproveitar melhores ofertas de produtos e serviços.

As instituições autorizadas pelo Banco Central terão uma tecnologia (API) que padroniza, facilita e simplifica a comunicação entre diferentes instituições financeiras.

Na prática, o que acontece é a portabilidade de informações. Ao migrar de banco, seus dados irão com você. Em Saiba Mais, descubra os melhores bancos para empréstimo pessoal.

Esta facilidade faz com que a nova instituição financeira possa te oferecer serviços e produtos adequados ao seu perfil, tudo de forma simples e sem burocracia.

No Brasil, a primeira fase do programa compreende a abertura dos dados das instituições participantes como contas de depósito à vista, poupança, pagamentos e operações de crédito.

Já na segunda fase o cliente poderá compartilhar seus dados pessoais de cadastro e de transações. Na terceira fase será possível fazer pagamento fora do ambiente do banco, via Pix.

Na última etapa o cliente poderá compartilhar informações de outros produtos e serviços, como operação de cambio, investimentos, seguro e previdência.