O que é Paisagismo? Definição e Dicas

Paisagismo utiliza elementos funcionais e estéticos para projetar, planejar, compor e gerir os espaços livres, urbanos e não-urbanos, públicos e privados.

Essa técnica é considerada dentro da área de Arquitetura e Urbanismo como uma arte, pois cria diversas possibilidades de interação com a natureza, sem agredi-la.

No paisagismo é preciso considerar a paisagem urbana, vegetação, área construída, circulação e principalmente a harmonia na questão estética.

Combina cores e texturas para conseguir um ambiente agradável e organizado. Em Saiba Mais separamos uma lista de plantas para fazer o paisagismo em apartamentos.

Para criar um jardim belo e funcional comece escolhendo as plantas: considere a quantidade de luz, o espaço disponível, o porte, manutenção e o estilo de decoração.

Vasos incrementam e dão versatilidade ao paisagismo, já que podem ser suspensos, tem cores, tamanhos, formas variadas e são incríveis para áreas pequenas ou internas.

Para criar um ambiente relaxante invista em gazebos, pergolados, bancos e móveis de jardim. Água também é um item tranquilizante: insira piscina, espelhos d’água ou fontes.

Não esqueça de delimitar o percurso para guiar as pessoas, utilize pedras, madeiras ou pisos antiderrapante: isso forma desenhos e protege as plantas.

Outra tendência são os jardins verticais, paredes verdes, muros, painéis ou cercas vivas. Torne seu paisagismo ainda mais funcional, em Aprenda Mais aprenda a fazer um jardim vertical.