O que é Pix e como ele pode facilitar o seu dia a dia?

O Pix é uma modalidade de pagamento instantânea – em até 10 segundos, criada pelo Banco Central para substituir transferências entre contas da mesma instituição bancária, TED e DOC.

Este sistema é rápido, seguro e pode ser usado a qualquer horário ou dia. Além de transferir dinheiro para pessoas físicas, é possível fazer ou receber pagamentos de pessoas jurídicas.

Outra vantagem é que para criar uma chave e enviar um Pix você utiliza o mesmo aplicativo do seu banco, e quando receber um, o valor cai direto na sua conta de cadastro.

Para usar o Pix, tanto quem envia o dinheiro como quem recebe precisa ter uma conta em alguma instituição financeira, seja banco, cooperativa ou conta digital.

A facilidade de usar esta modalidade está nas chaves. Seu Pix pode ser o número do celular, CPF ou CNPJ, assim, não é necessário passar informações como agência ou número da conta.

Outra agilidade para o seu dia a dia é utilizando a câmera do celular: aponte para o QR Code estático ou dinâmico e faça seus pagamentos instantaneamente e com segurança.

Além de facilitar seu cotidiano, as transações feitas por Pix são gratuitas para pessoa física e MEI. As instituições financeiras estão autorizadas a cobrar taxas apenas de pessoas jurídicas.

O Pix será ampliado para trazer novidades como sacar dinheiro em estabelecimentos comerciais ou prestadores de serviços, transações por aproximação e até mesmo offline.

Quer saber mais sobre o Pix? Confira outros web stories!