Confira agora mesmo no conteúdo exclusivo da Decoração KD!

Phalaenopsis: como cuidar dessa magnífica orquídea

Orquídea de fácil cultivo, a Phalaenopsis suportas climas que variam de 13°C a até 35°C, sendo perfeita para cultivos no Brasil, mas a sua temperatura ideal é entre 20°C e 24°C.

CLIMA

Para que a Orquídea floresça, a temperatura ideal durante o dia é entre 13 e 14°C e ao chegar à noite mantenha em torno de 5°C ou 16°C em épocas que não produz flor.

Se a cor das suas folhas estiver em tons verdes, mais escuros que o normal, a planta está recebendo pouca iluminação, mas se estiver amarelada, a iluminação está em excesso.

ILUMINAÇÃO

O melhor é deixar em um ambiente que pegue iluminação indireta e tenha uma boa ventilação, com uma incidência de luz solar entre 50 e 70%.

As orquídeas preferem locais mais úmidos, porém, não exagere, pois o excesso ou falta da umidade deixará sua planta doente, fraca e vulnerável ao ataque de pragas.

UMIDADE IDEAL

Regar orquídeas é um dos principais fatores para que ela esteja sempre linda! Regue quando o substrato estiver seco até metade do seu vaso, ou quando as raízes estiverem brancas.

AS REGAS

Você sabia que a falta de água pode ser percebida pela cor da raiz? Se a sua orquídea estiver precisando de água, as raízes estarão brancas, caso esteja irrigada, estarão verdes.

O substrato ideal para essa espécie precisa ter uma boa drenagem, ser muito bem aerado e não estragar ou apodrecer com facilidade. Opte por fibras de coco, cascas de pinus etc.

O SOLO

Você pode optar pela adubação química, que é mais rápida e eficaz, porém mais cara, ou pela orgânica, que é mais barata, porém mais lenta e menos eficaz.

ADUBAÇÃO

Adube uma vez na semana com mais fósforo e potássio na época de floração, e em épocas normais, adube normalmente, mas com a mesma frequência.