Perdeu o prazo para declarar o IR: saiba o que fazer

Por conta da pandemia, a Receita Federal prorrogou o prazo para declaração do imposto de renda, do final de abril para o final de maio.

Ainda assim, por diferentes motivos, muita gente perdeu o prazo para declarar o IR. Será que tem solução? Saiba o que fazer!

Para isso, você vai precisar baixar o Programa Gerador da Declaração 2021, da própria Receita Federal. No programa, você vai informar o que pagou e recebeu normalmente.

Quem comprou uma casa em 2020, por exemplo, precisa declarar a aquisição no programa. Em Saiba Mais você confere um artigo sobre comprar casa em condomínio fechado.

Não se esqueça de incluir os informes de rendimentos das suas contas bancárias e de contas de outros tipos de investimentos. É importante fazer a declaração com atenção.

Ao final do preenchimento, você vai finalizar a declaração do mesmo modo que faria se tivesse concluído no prazo.

Porém, nessa etapa o programa vai gerar uma notificação de lançamento de multa por atraso e um DARF para pagamento.

A multa por entrega da declaração fora do prazo é de 1% ao mês (ou fração de mês), em cima do valor total do imposto de renda de 2020.

Depois, é só pagar e já ir guardando os documentos para o imposto de renda de 2021! Vale até seguir as dicas no Aprenda Mais e decorar o seu home office para ajudar na concentração.