Zamioculca como cuidar – veja fotos e 13 dicas fundamentais para cultivo

6 minutos de leitura

Está buscando saber mais sobre a Zamioculca como cuidar, plantar, adubar e demais dicas fundamentais para um cultivo correto? Então confira em nosso conteúdo a seguir, os cuidados essenciais para ter uma bela e saudável Zamioculca! Saiba mais na Decoração KD!!

Qual a origem e significado da planta

A Zamioculca é uma planta da família das Aráceas, nativa da África Oriental. É uma planta perene, que pode atingir até 1 metro de altura. As suas folhas são grandes, carnudas, lisas e de cor verde escura. A Zamioculca é uma planta que requer poucos cuidados e é muito resistente, o que a torna ideal para cultivo em interiores.

Zamioculca em um vaso branco sobre o chão
Zamioculca em vaso branco. Foto: Pexels

Zamioculca como cuidar – plantar

Para plantar a Zamioculca, basta escolher um vaso com furos de drenagem e enchê-lo com substrato de cacto ou suculenta, ou ainda um solo bem drenado, leve e rico em nutrientes e matéria orgânica. Coloque a planta no vaso e regue apenas quando o substrato estiver seco.

Qual o substrato ideal

O substrato ideal para a Zamioculca é rico em matéria orgânica e bem drenado. Uma boa opção é a mistura de areia e terra vegetal.

Como reproduzir a Zamioculca?

A Zamioculca pode ser reproduzida por estaquia ou por sementes. Para reproduzir por estaquia, basta cortar um pedaço da planta com cerca de 10cm de comprimento e plantar em um vaso com substrato de cacto ou suculenta. Para reproduzir por sementes, basta colocar as sementes em um vaso com substrato de cacto ou suculenta e regar apenas quando o substrato estiver seco.

Ramo de Zamioculca
Ramo de uma Zamioculca. Foto: Pexels

Como regar

A Zamioculca não precisa de muita água, basta regar apenas quando o substrato estiver seco. É importante evitar encharcar o substrato, pois a planta pode apodrecer.

Qual a drenagem ideal para a Zamioculca?

A drenagem ideal para a Zamioculca é um substrato bem drenado, como o de cacto ou suculenta.

Zamioculca como cuidar – adubar

A Zamioculca não precisa de muito adubo, basta adicionar um pouco de adubo orgânico ao substrato uma vez por mês.

Qual o Adubo correto

O adubo ideal para a Zamioculca é o orgânico, que pode ser composto ou esterco de cavalinha.

Onde comprar?

Confira onde comprar adubos para Zamioculca:

Zamioculca em um vaso branco com armário marrom ao fundo
Vaso branco com uma Zamioculca

Qual a importância de adubar?

Para saber mais sobre a Zamioculca como cuidar, é preciso entender a importância de adubar, pois a planta precisa de nutrientes para se desenvolver e crescer saudável.

Como podar?

Para cuidar da Zamioculca, não precisa podar a planta, basta retirar as folhas secas ou danificadas para evitar que ela fique enxuta.

Qual o clima ideal para cultivar Zamioculca

A Zamioculca prefere climas tropicais ou subtropicais, com temperaturas médias entre 18ºC e 24ºC.

A Zamioculca é tóxica?

Sendo uma planta com propriedades tóxicas, é necessário deixá-la fora do alcance de crianças e animais, como gatos e cachorros, mas isso não significa que quem tem pets em casa, não poderá cultivar a Zamioculca, pois não é uma espécie que atrai os animais, mas ainda assim, é importante mantê-la fora do alcance, para evitar problemas.

Zamioculca como cuidar em vasos
Zamioculca em vaso. Foto: Pixabay

13 dicas de cultivo

  1. A Zamioculca preferência climas tropicais ou subtropicais, com temperaturas médias entre 18ºC e 24ºC.
  2. O substrato ideal para a Zamioculca como cuidar, é rico em matéria orgânica e bem drenado. Uma boa opção é a mistura de areia e terra vegetal.
  3. A Zamioculca não precisa de muita água, basta regar apenas quando o substrato estiver seco. É importante evitar encharcar o substrato, pois a planta pode apodrecer.
  4. O adubo ideal para a Zamioculca é o orgânico, que pode ser composto ou esterco de cavalinha. O adubo orgânico deve ser aplicado a cada 3 meses.
  5. A importância de adubar a Zamioculca é que a planta precisa de nutrientes para se desenvolver e crescer saudável. O adubo orgânico é rico em nutrientes e ajuda a planta a se desenvolver de forma saudável.
  6. Ao manusear a planta, é importante lavar bem as mãos para evitar que a sujeira e o excesso de água da planta não entrem em contato com a pele.
  7. A Zamioculca é uma planta que requer poucos cuidados e é muito resistente, o que a torna ideal para cultivo em interiores.
  8. É importante evitar que a planta fique exposta ao sol direto, pois pode causar queimaduras nas folhas.
  9. A Zamioculca não precisa de muito espaço para crescer, basta escolher um recipiente adequado para o tamanho da planta.
  10. A Zamioculca pode ser cultivada em vasos ou jardineiras, desde que haja drenagem adequada.
  11. Não é necessário podar a Zamioculca, basta remover as folhas secas ou danificadas para evitar doenças.
  12. A Zamioculca é uma planta muito resistente e pouco exigente, mas é importante monitorar o ambiente para garantir que ela esteja sempre bem cuidada.
  13. É ideal para cultivo em interiores.

E aí, gostou?

Agora você sabe mais sobre o tema Zamioculca como cuidar, mas se ainda tiver dúvidas sobre seu cultivo, comente em nossas publicações, para que nossos especialistas em plantas da KD, lhe auxiliem da melhor forma, assegurando que você terá belas e verdes Zamioculcas!

Perguntas Frequentes

A planta precisa de sol, por muitas horas ao dia?

Não, a Zamioculca não necessita de muita iluminação para se desenvolver, sendo assim, é uma planta perfeita para ser cultivada em ambientes internos, com pouca luz natural.

Como regar a planta corretamente?

Regue-a apenas quando o solo estiver seco, pois a planta não gosta de muita água e um solo encharcado, pode fazer com que suas raízes apodreçam, levando a Zamioculca a morte.

Qual o substrato ideal para plantar uma Zamioculca?

Substrato leve, bem drenado e rico em matéria orgânica, como o substrato para cactos e suculentas, por exemplo.

Avalie este artigo

Avalie post
Isabella Coutinho Schmidt
Isabella Coutinho Schmidt
Tenho 20 anos, estou na 5 fase de fisioterapia e sou apaixonada por decoração e paisagismo, adoro escrever e compartilhar meus conteúdos na internet. Atualmente sou responsável pelas publicações KD, diariamente trazendo novos conteúdos para vocês.

Posts Relacionados

Uma resposta
  1. Gostaria de saber pq a minha está com as folhas amarelas não estou colocando água e não está tomando sol e não melhorar tmb já replantei?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.