Ir para o conteúdo

Berço-cama para Quarto do Bebê

Por que escolher um berço-cama para o Quarto de Bebê? Continue lendo

O berço-cama é um dos móveis mais funcionais e práticos para o Quarto do Bebê, sendo possível utilizá-lo por um período prolongado. Quer saber todas as dicas para não errar na escolha do berço-cama? Olha só:

Apesar da importância do bebê dormir em um mini berço no Quarto dos pais até os 6 meses, a partir dessa idade é fundamental que ele passe a dormir em um berço, no próprio quartinho. Afinal, quanto maior o bebê estiver, mais se movimentará durante a noite, exigindo um espaço maior do que apenas um mini berço.

É aí que a função de um berço-cama se encaixa, além de suprir a necessidade durante a transição do bebê para o próprio Quarto, ainda torna-se um móvel que irá acompanhá-lo por um período prolongado. Assim como o próprio nome já diz, o berço-cama pode virar uma cama infantil a partir do momento em que o berço não tiver mais utilidade.

Alguns modelos de berços-cama contam ainda com a opção de uma cômoda integrada, somando mais uma função ao berço-cama, que quando o berço é transformado em uma cama infantil, a cômoda pode virar um criado-mudo e complementar a decoração do Quarto.

Mas, é importante estar atento às medidas do berço-cama para não errar na hora da escolha! Alguns modelos de berço-cama ocupam um espaço maior no ambiente do que berços tradicionais, por exemplo. Vale lembrar também que o berço-cama pode suprir o papel de uma cama infantil, porém, com o passar do tempo será necessário optar por uma cama de solteiro.

Alguns cuidados precisam ser tomados em relação a escolha e instalação do berço-cama, como por exemplo, as medidas ideais das grades do berço. O primeiro passo para facilitar na decisão é verificar se o berço-cama tem a certificação do Inmetro, que garante a qualidade e os padrões adequados.

Para evitar indecisão na escolha sobre os padrões e tamanhos, anota aí essas dicas: A grade lateral do berço deve ter um espaço máximo de 6,5 cm entre uma e outra, evitando que o bebê consiga colocar a cabeça entre os espaços. Além disso, entre o estrado e as laterais do berço-cama a distância máxima permitida é de 2,5 cm, isso irá garantir que o bebê não prenda as mãos ou pés.

É importante pensar que durante o crescimento e desenvolvimento os bebês adoram explorar e escalar coisas, então, todo cuidado é pouco! Como garantia de segurança, a grade lateral do berço-cama deve ter altura mínima de 60 cm. Além disso, é fundamental que o estrado do berço-cama seja móvel, para que conforme o crescimento do bebê, seja possível aumentar a altura entre o colchão e a grade do berço.

Se a escolha for um berço-cama com rodízio é importante que ao menos duas das rodinhas tenham uma trava de segurança, para evitar a movimentação do berço. E não precisa se preocupar, quando transformado em cama, os rodízios podem ser removidos, garantindo melhor usabilidade.

Para aproveitar melhor todas as funções do berço-cama é importante saber o momento exato de transformar o móvel em uma cama infantil. No geral quando a criança tiver entre 2 e 3 anos já é possível fazer a transição do berço para cama, porém, em casos de a criança escalar as grades do berço-cama com idade inferior a 2 anos, também é necessário fazer a transição.

Não é recomendado que essa mudança seja brusca, ou seja, é importante ter um período de adaptação da criança fora do berço-cama. Para isso, existem alguns métodos que facilitam o processo, um deles é colocar um colchão no chão ao lado do berço-cama e observar durante dois ou três dias como serão as noites de sono da criança. Após isso já é possível que ela durma na cama e fique sozinha no Quarto.

Mesmo após a mudança do berço-cama, é importante que a cama tenha pequenas grades de apoio para proteção, garantindo que a criança esteja segura e longe de riscos de cair, mesmo após uma noite de sono agitada. Essa função é importante pelo menos até que a criança esteja acostumada! Anotou todas as dicas? Então corre escolher o berço-cama ideal!

Mostrando 1 - 48 de 115 móveis

Visualize

Ordene os móveis por