Ir para o conteúdo

Estantes para livros para Sala de Estar

Como escolher uma estante para livros?
Se você é daquelas pessoas que ama ler e tem uma coleção de livros em casa, mas não sabe como escolher exatamente qual o modelo ideal para o seu ambiente... Confira essas dicas sobre estante para livros que podem te ajudar na hora da escolha!
Continue lendo

Seja em um ambiente grande ou pequeno, seus livros merecem todo o cuidado e, nisso uma estante para livros pode te ajudar! O primeiro passo é definir dentre todos os cômodos da casa, onde você deseja colocar a estante para livros. Vale lembrar que cada cômodo pode suprir suas necessidades de determinadas maneiras. Como por exemplo, se colocar a estante para livros na Sala de Estar , os seus convidados terão acesso aos seus livros e revistas. Agora, se você for mais intimista e super protetor da sua coleção, colocando uma estante para livros no Quarto limitará que outras pessoas tenham acesso.

Tendo escolhido o local para colocar a estante para livros, o ideal é que você analise precisamente o espaço disponível no ambiente, para não ter erro na hora da escolha. Depois disso, é só escolher o modelo com as medidas que se encaixem no ambiente. Mas, cuidado! Não se deve escolher um estante para livros em tamanhos muito desproporcionais se a sua intenção for colocá-la ao lado de outros móveis. Ou seja, se a sua necessidade é de uma estante para livros grande, vale a pena investir em uma parede para colocá-la.

Outro fator importante é que a estante para livros não fique escondida em meio a outros móveis. Sendo assim, na hora da escolha do local aposte em locais que tenha janela e que seja arejado e sem umidade. Isso evita a proliferação de fungos, além de possibilitar a respiração adequada do papel, assim as folhas do livro não ficarão secas e quebradiças.

Dentre as possibilidades de escolha do modelo ideal de estante para livros, você deve antes de tudo analisar a quantidade de exemplares que serão guardados na estante, para então definir a quantidade de prateleiras. É legal que você escolha uma estante para livros com pelo menos duas ou três prateleiras a mais que a quantidade de livros. Afinal, deve ser cogitada a possibilidade de a sua coleção irá aumentar.

Você pode variar o estilo da estante para livros conforme o seu ambiente, mas é importante que todos os móveis sigam a mesma linha. Como por exemplo, se a Sala de Estar é moderna, o ideal é escolher uma estante para livros moderna . Dentre os estilos você pode optar por uma estante para livros tradicional , moderna, rústica ou retrô.

O mais legal é que em todos os estilos, há uma variedade muito grande de opções a serem consideradas. Desde uma estante para livros com prateleiras assimétricas e desproporcionais, até uma estante para livros comum e com formas simétricas, o que não deixa de compor o ambiente com muita classe e estilo.

Algumas estantes para livros tem a vantagem de contar com portas e/ou gavetas, o que vai te ajudar e muito em relação à organização. Se você não possui tantos livros, mas deseja guardar alguns cadernos de anotação e coisas que julgue importante estar na estante, vale a pena investir em uma estante para livros com portas e/ou gavetas.

Chegou a hora de organizar a estante para livros, e é fundamental que ao escolher a estante você tenha definido também o tamanho do seu maior e menor exemplar, para ter certeza que ele caberá entre uma prateleira e outra. Mas, se você não encontrou nenhuma estante para livros com espaço suficiente entre as prateleiras, não precisa se preocupar! Você pode mudar a disposição de alguns livros colocando-os deitados em ordem de tamanho.

Por falar em ordem, é importante colocar os livros em ordem alfabética ou até mesmo por ordem de tema. Assim, sempre que você procurar por algum livro ficará mais fácil de encontrá-lo na estante para livros.

Um fator importante para a conservação dos livros na estante, é que você utilize um apoio caso sobre espaço na prateleira. Isso vai evitar que o livro entorte ou estrague a brochura. Além disso, conservar a estante para livros sempre limpa é regra a ser seguida, mas cuidado, produtos muito fortes podem danificar a folha dos livros. É necessário também que ao menos uma vez por ano, todos os livros sejam retirados da estante para serem limpos com pano seco.

Em relação à decoração, é claro que por si só os livros já são belos artigos para decorar, mas não fique apenas nisso. Você pode investir em outros artigos para intercalar entre livros e alguns objetos ao colocar na estante para livros. Uma ideia legal é que você pode escolher alguns objetos que remetam à história do livro favorito que já tenha lido.

Mostrando 1 - 48 de 309 móveis

Visualize

Ordene os móveis por

Um dos móveis mais versáteis da casa é a estante para livros. Isso porque ela combina com muitos ambientes. Pode ser usada na Sala, Escritório e até no Quarto. Além de servir como livreiro, para guardar seus livros preferidos, a Estante de livros pode ser usada como apoio para diversos outros objetos. Com ideias criativas, é possível transformá-la em um daqueles itens de decoração que dão um charme especial à sua casa.

Estante para livros

Antes de tudo, pense no ambiente que precisa a decorar e siga as nossas dicas. Escolha a cor e a tonalidade para harmonizar com os outros itens. As medidas dependem de dois pontos: o espaço disponível para colocar o móvel e o que será colocado na estante. O ambiente ganha praticidade, conforto e organização. Uma estante para livros traz beleza para o cômodo, opções de decoração e espaço para manter objetos sempre bem organizados.

Quer algumas ideias para usar a Estante de maneira criativa na decoração? Use para guardar sapatos no Quarto ou no closet. É ideal para isso, porque deixa todos os pares expostos, facilitando a hora de escolher a melhor opção para completar a decoração. Não se esqueça que a Estante pode guardar e organizar objetos de toda família, como DVDs, livros, álbuns e outras coisas. É uma excelente maneira de manter as coisas da casa arrumadas e aquilo que é mais utilizado à vista. Na Sala pode ser utilizada para expor fotos especiais ou uma coleção.