Decoração estilo industrial: Diferentes formas de criar um design dentro de casa!

Se o estilo industrial passou pela sua mente na hora de pensar na decoração da sua casa, nós estamos aqui para ajudar a concretizar esse plano.

Você sabe de onde nasceu o estilo industrial? Ele começou em Nova York, quando as pessoas começaram a se mudar para lofts localizados em antigas fábricas. Dessa forma, as características rústicas e desconstruídas presentes nesses espaços serviram de decoração, gerando um novo estilo muito usado atualmente.

Para se aventurar nesse design dentro de casa, é possível ir por diversos caminhos, usar a imaginação e se aproveitar de objetos para incrementar o espaço, como, por exemplo, realizar uma decoração criativa com luminárias.

A decoração industrial é uma aposta moderna, inovadora e aconchegante para a sua casa. Descubra abaixo como incluir esse estilo nos seus cômodos:

Móveis de madeira de demolição

Para criar esse visual industrial, você pode optar pelos próprios elementos decorativos. Por isso, aposte em móveis e acessórios produzidos em madeiras de demolição, assim como em metal rústico.

Móveis de madeira de demolição
Móveis de madeira de demolição – Estilo Industrial. Foto: Reprodução

Iluminação

Lâmpadas de filamentos dentro de luminárias sem cúpulas são formas marcantes do estilo. Pendentes em ferro ou cobre são muito usadas também para trazer esse ar mais rústico.

Cores

Faça uso de uma paleta de cores em tons sóbrios como o preto, tons de cinza e marrom. Além disso, você também pode ousar na cor através de tons vibrantes como o amarelo ou vermelho nos detalhes da decoração, como as almofadas, cortinas ou as mesinhas laterais, por exemplo.

Móveis

Opte por cadeiras e bancos em metal e alumínio, levando além de praticidade, personalidade ao ambiente. Outro móvel bastante visto neste cenário é o armário em aço, que imita os utilizados em escolas e vestiários.

Estilo industrial
Estilo industrial. Foto: Arte de Marcenaria Moderna

Materiais mais usados

Para seguir num estilo industrial, que foi marcado pelos galpões do século XIX e XX, tente investir em metais, concreto e pedras como mármore e granito. Outro complemento legal é o espelho, que pode vir com uma moldura rústica em madeira. Evite superfícies lustrosas ou acabamentos brilhantes.

Materiais como ferro podem aparecer em todos os cantos, sendo base da mesa ou fazendo parte do pendente da luminária. Quanto mais você apostar nesta aparência rústica, melhor.

Piso e parede

Na hora de escolher o piso, uma opção interessante é o concreto ou a madeira, caso prefira um espaço mais aconchegante. Esses materiais podem também ser aproveitados nas paredes, balcões, prateleiras e nichos.

Uma ideia legal é apostar na parede de tijolos, pintados de cores neutras, como branco ou deixá-los na sua cor de origem.

Incremente com detalhes

Priorize a simplicidade, pois a decoração industrial é basicamente algo mais “cru”. Foque na forma e na função de fato do mobiliário, aproveitando os espaços como eles são.

Se você tiver móveis antigos, eles cabem perfeitamente nesse estilo. Plantas verdes como bambus, palmeiras e costelas-de-adão trazem toques de cor que fazem a diferença. Procure peças que imitam canos de tubulação, ou usam cimento e madeira em suas bases.

Uma dica importante: não é só mudar o piso e descascar a parede, é preciso saber o que está fazendo em cada espaço. Não pode ficar com cara de inacabado, pois assim, em vez de industrial, fica algo largado.

Sala

A sala de decoração industrial não precisa perder sua identidade. Equilibre o minimalismo com bastante conforto. Opte por um sofá grande com almofadas, lâmpadas de chão de metal, poltronas com algum suporte de metal e tapetes mais contemporâneos.

Sala Industrial
Sala Industrial – Estilo Industrial. Foto: Casa Cor

Cozinha

Para manter a cozinha nesse estilo industrial, faça o possível para deixá-la integrada ao restante da área de estar. Tente aplicar os mesmos materiais do restante da casa neste ambiente também, através de eletrodomésticos de aço, armários e nichos de madeira ou ferro.

Quarto

Mantenha o quarto com decoração industrial, com foco no conforto e elegância. Busque cabeceiras e mesas de canto de metal ou madeira, almofadas de tons neutros e prateleiras de metal preto. As luminárias com um estilo de tubulação aparente também funcionam muito bem.

E aí, Gostou?

E então, agora você aprender as formas de criar um design estilo industrial? Caso tenha alguma dúvida, comente aqui abaixo na área de comentários que vamos ajudar!

E se você gostou desse artigo, e caso tenha ajudado de alguma forma, não deixe de votar em nossas estrelinhas, que dessa forma você ajuda o time do KD a sempre continuar a trazer mais e melhores conteúdos para você, leitor!

Perguntas Frequentes

Como posso usar metais expostos em um design industrial dentro de casa?

Metais expostos, como tubulações, vigas de aço e tijolos aparentes, são elementos comuns no estilo industrial e podem ser incorporados em sua casa através de elementos de decoração, como pendentes de iluminação, prateleiras e painéis de parede.

Como posso adicionar um toque de madeira ao meu design industrial?

A madeira pode ser usada como um elemento de contraste para equilibrar a aparência fria dos metais expostos no design industrial. Isso pode ser feito através do uso de mobília de madeira, como mesas de jantar e estantes, ou através de acabamentos de parede, como painéis de madeira ou revestimentos de madeira.

Como posso criar uma sensação de espaço aberto no meu estilo industrial?

O estilo industrial geralmente se beneficia de espaços abertos e grandes janelas para permitir que a luz natural entre. Isso pode ser alcançado através do uso de paredes de vidro, janelas grandes e portas de correr, ou através de elementos de decoração, como espelhos e iluminação natural.

Avalie este artigo

Avalie post
Adriane Alflen
Adriane Alflen
Tenho 18 anos e escrevo conteúdos para a internet em diversos projetos! Amo acompanhar a televisão e o mundo dos reality shows. Amo crianças e animais, e gosto de escrever sobre assuntos relacionados. Atualmente sou responsável por trazer informações relevantes sobre diversos assuntos todos os dias no Portal KD!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.