Quarto Infantil: Quais os itens essenciais para montar um!

Meses antes de nascer, os pais já planejam o quarto da criança de um jeito todo especial, da forma como acreditam que deve ser. Tudo para que o seu filho ou filha se sinta cada vez melhor. Veja o que não pode faltar de jeito nenhum nesse quarto infantil!

A emoção de ter um filho é incalculável. Do momento em que se descobre que dali a alguns meses, um novo ser vivo virá ao mundo através do seu amor, até o nascimento, tudo passa pela cabeça de um pai e de uma mãe.

As preocupações com o futuro da criança, por exemplo, mas principalmente, se a mesma contará com toda estrutura de que precisa para ser feliz, do berço à faculdade.

Embora haja muito tempo para planejar diversos detalhes e pensar com calma no caminho que se vai ajudar a criança a fazer ao longo da vida, os primeiros passos fundamentais são pensar no quarto que vai acomodá-la assim que chegar em casa.

Quais são os itens fundamentais para o quarto infantil?

Veja a seguir quais são os itens fundamentais que não podem faltar em um quarto infantil!

Berço

O berço é o principal item que se deve buscar antes de montar o quarto. Existem vários tipos de berço, como por exemplo o Americano Simples, com tamanho padronizado de 1,30 de comprimento por 70 de largura.

Possuem várias cores e modelos.  Outros tipos de berço são:

  • Berço com cômoda acoplada;
  • Berço multifuncional com cama auxiliar (cama da babá);
  • Berço que vira cama (vida útil prolongada);
  • Berço acoplado (se une à cama, pelo lado que a mãe dorme);
  • Mini berço (tamanho compactado), e
  • Berço portátil (de rápida e fácil montagem, ideal para viagens).
Berço para quarto infantil
Berço para quarto infantil. Foto: Pixabay

Trocador

Esse móvel possui um colchãozinho, onde a criança fica deitada sempre que a mãe ou o pai tem que trocar as fraldas. Possui proteção lateral e serve de apoio para criança, enquanto os pais trocam suas roupas ou fraldas.

Existem 6 tipos de trocador:

  • Trocador básico portátil: Possui as características comuns, porém, pode ser levado a qualquer lugar.
  • Trocador inflável: este é um tipo de trocador que pode ser inflado e desinflado quando for necessário.
  • Trocador com banheira: Neste modelo, o trocador é a tampa da banheira; você pode baixá-la ou levantá-la de acordo com o que precisar fazer.
  • Trocador com pés: Possui as características de um trocador comum, mas também com pés, para ser apoiado em qualquer lugar da casa.
  • Bolsa com Trocador: É uma bolsa normal, com todo o espaço de que uma mãe precisa para os objetos e as roupas do bebê.
  • Trocador com Cômoda: Um trocador comum, mas com um móvel integrado para organizar as roupas e outras utilidades do bebê.
Trocador para quarto infantil
Trocador para quarto infantil. Foto: Divulgação

Abajur

Todo quarto de criança precisa de um bom abajur, para deixar o ambiente mais aconchegante e permitir que o bebê possa aos poucos se acostumar a dormir sozinho, sem que a mamãe e o papai tenham que ficar o tempo todo ao lado.

Também é importante para quando a mamãe tem que dar de mamar para o bebê, ter uma luz mais branda em vez de uma claridade muito forte, que pode assustar a criança e depois da mamada, dificultar o seu sono.

Abajur para quarto infantil
Abajur para quarto infantil. Foto: Viva Decora

Poltrona ou cadeira confortável

Este item é exclusivamente para a mamãe ou o papai, que durante a noite ou durante o dia, precisem se sentar enquanto ninam a criança no colo.

À noite, quando a mamãe precisa amamentar, a poltrona ou cadeira confortável é crucial para que possa fazê-lo com conforto.

Poltrona para quarto infantil
Poltrona para quarto infantil. Foto: Tulipa Baby

Cortinas

Durante o dia, claridade demais pode fazer mal à criança. Enquanto é recém-nascida, uma cortina pode tornar o ambiente mais confortável para o bebê, até que se acostume com a luz do Sol.

Estes são alguns itens indispensáveis para o quarto da criança. Ideal é buscar móveis que tenham vida útil prolongada, para a criança ou um irmãozinho num futuro muito breve.

Cortinas para quarto infantil
Cortinas para quarto infantil. Foto: Tua Casa

E aí, Gostou?

E então, conseguiu entender quais os itens essenciais para um quarto infantil? Caso tenha ficado com alguma dúvida ainda, não deixe de comentar logo aqui abaixo!

E se você gostou desse conteúdo, e caso tenha ajudado de alguma forma, não deixe de votar em nossas estrelinhas, que dessa forma você ajuda o time do KD a sempre continuar a trazer mais e melhores conteúdos para você, leitor!

Quais os itens essenciais para ter no quarto infantil?

Os itens essenciais são cortinas, Poltrona ou cadeira confortável, Abajur, Trocador e Berço.

O que mais seria bom ter em um quarto infantil?

De itens extras você poderia ter uma cadeira de amamentação, papel de parede, cesto de roupas sujas etc.

Qual o item mais essencial para se ter em um quarto infantil?

O item mais essencial sem dúvidas o berço.

Avalie este artigo

5/5 - (1 votos)
Isabella Coutinho Schmidt
Isabella Coutinho Schmidt
Tenho 20 anos, estou na 6 fase de fisioterapia e sou apaixonada por decoração e paisagismo, adoro escrever e compartilhar meus conteúdos na internet. Atualmente sou responsável pelas publicações KD, diariamente trazendo novos conteúdos para vocês.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.