10 dicas de como decorar uma cozinha pequena e simples

Se você acha que é um desafio impossível repaginar sua cozinha, com as nossas 10 dicas de como decorar uma cozinha pequena e simples, você verá que vai ser mais fácil do que imagina!

A principal dica em cozinhas pequenas é aproveitar ao máximo todos os espaços, de maneira a deixar o ambiente o mais funcional possível.

É claro que, em uma cozinha pequena, você vai precisar de uma dose a mais de criatividade, mas planejando tudo com calma, vai até parecer que você contratou um decorador.

Portanto, continue a leitura e descubra como decorar uma cozinha com dicas super fáceis e simples!

Aprenda a decorar uma cozinha pequena e simples com essas 10 dicas

Antes de mais nada, como o espaço é mais limitado, o seu objetivo deve ser tornar a cozinha funcional e prática. Para isso, a chave está no aproveitamento de todos os cantos disponíveis.

Como cada pessoa tem um estilo próprio, selecionamos aqui 10 dicas de como decorar uma cozinha pequena e simples, e com certeza, você vai poder se inspirar com essas ideias:

1. Móveis planejados

A vantagem dos móveis planejados é que são feitos sob medida, o que ajuda a aproveitar todos os cantos da cozinha.

Pia de uma cozinha sob medida
Cozinha com móveis sob medida Foto: Pixabay

Você tem a opção de contratar um marceneiro, comprar esses móveis em lojas especializadas ou “faça você mesmo”, se tiver alguma habilidade manual.

O primeiro passo é tirar as medidas de todas as paredes e, em seguida, fazer um desenho da cozinha. Isso ajuda a visualizar melhor o espaço.

2. Nichos ou prateleiras

Os nichos e prateleiras, além de deixar as coisas mais organizadas, liberam espaço.

Se você tem um estilo mais moderno, pode optar por nichos e prateleiras coloridas e usá-los para colocar os utensílios da cozinha, ou objetos decorativos, como um vasinho de planta, por exemplo.

Cozinha com móveis sob medida
Cozinha com bancada e móveis sob medida. Foto: Pixabay

Apenas tome cuidado para não “encher” muito as paredes, caso contrário, pode dar a impressão de uma cozinha ainda menor.

3. Adesive os eletrodomésticos

Uma ideia super criativa e divertida de como decorar uma cozinha pequena e simples é adesivar os eletrodomésticos.

Você pode envelopar sua geladeira, torradeira ou outro aparelho, que além de trazer mais cor para o ambiente, fica muito mais fácil de limpar.

No mercado, você encontra adesivos próprios para eletrodomésticos, e a dica é buscar tutoriais na internet para aprender a fazer do jeito certo.

4. Aproveite as paredes

Como o espaço é pequeno, a dica é usar as paredes para organizar objetos que você usa no dia a dia, mas que possam servir como elementos de decoração.

Você encontra no mercado grades e aramados onde você pode pendurar colheres, panelas, potinhos de tempero.

Dessa forma, além de decorar a cozinha, vai facilitar as suas tarefas.

Cozinha com parede de tijolinhos a vista
Cozinha com tijolinhos a vista e móveis sob medida. Foto: Pixabay

5. Eletrodomésticos funcionais

Tudo o que você precisa em uma cozinha é ter eletrodomésticos funcionais e sempre à mão.

Por isso, dedique um tempo para encontrar um lugar acessível para colocar o melhor forno elétrico, a cafeteira, e apenas tome cuidado para a geladeira ficar em um local que não atrapalhe a circulação.

A ideia aqui é sempre que você precisar de algum aparelho, não ter que pegar uma escada ou cadeira para alcançá-lo.

6. Decorando os azulejos

Entre as x dicas de como decorar uma cozinha pequena e simples, talvez a decoração dos azulejos seja a mais fácil.

Para não ter que fazer uma obra ou reforma, a dica é aplicar adesivos nos azulejos, que além de ser super prático e barato, deixa a cozinha mais alegre e aconchegante.

Você pode colocar esses adesivos de forma intercalada, ou apenas na parte da bancada da pia.

Homens fazendo comida em cozinha com móveis sob medida
Homens cozinhando em cozinha pequena. Foto: Pexels

7. Fazer uma pequena horta

Já imaginou ter uma pequena horta na sua cozinha e ter acesso aos temperos que você usa no dia a dia?

Você pode usar as prateleiras para colocar os vasinhos ou pendurá-los em aramados.

Apenas preste atenção quanto à rega e luminosidade, e vale a pena escolher por ervas e temperos que se adaptam bem a ambientes fechados.

8. Reciclar móveis

Outra ideia super prática é reciclar móveis antigos.

Por exemplo, se você tem uma pequena cômoda que não usa mais, pode fazer um trabalho nela e colocar na sua cozinha para guardar talheres, panos de prato e outros utensílios.

Lembre-se que o espaço é pequeno. Por isso, meça antes o móvel para ter certeza de que não vai atrapalhar a circulação das pessoas.

9. Fazer uma pintura nos armários

Para evitar gastos com a troca dos armários, você pode aproveitar os armários que já tem na cozinha e dar uma repaginada.

Você pode usar adesivos ou apenas substituir a porta do armário por outra.

Vale a pena dar uma olhada no YouTube, porque você encontra todo o passo a passo sobre reformar armários de cozinha gastando pouco.

10. Iluminação

O tipo de iluminação faz toda a diferença em uma cozinha pequena, principalmente para ampliar o espaço.

Decorar uma cozinha pequena com uma boa iluminação
Decorar uma cozinha pequena. Foto: Pexels

Você pode investir em luminárias mais modernas ou estilo retrô, mas o objetivo é sempre o mesmo: proporcionar mais luminosidade e, consequentemente, uma impressão de um ambiente maior. 

Conclusão

Com todas essas 10 dicas de como decorar uma cozinha pequena e simples, você vai conseguir deixar o ambiente com a sua cara.

Como a cozinha é um local onde costumamos passar um certo tempo, é importante que o ambiente seja aconchegante, mas sem abrir mão da praticidade e funcionalidade.

Tenha em mente que o que vale aqui é o “menos é mais”, aproveite essas ideias e inspire-se!

Perguntas Frequentes

Como decorar uma cozinha pequena?

Você pode decorar uma cozinha pequena de diversas formas, como com as dicas de nosso conteúdo do KD, optando por móveis sob medida, nichos e prateleiras, decorando até mesmo os eletrodomésticos e muito mais!

Móveis planejados são uma boa opção para decorar uma cozinha pequena?

Sim! Os móveis planejados permitem que você utilize todo o espaço disponível em sua cozinha, com mais funcionalidade e praticidade!

Avalie este artigo

1/5 - (1 votos)
Isabella Coutinho Schmidt
Isabella Coutinho Schmidt
Tenho 20 anos, estou na 6 fase de fisioterapia e sou apaixonada por decoração e paisagismo, adoro escrever e compartilhar meus conteúdos na internet. Atualmente sou responsável pelas publicações KD, diariamente trazendo novos conteúdos para vocês.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.