Organizando um cantinho de estudo e trabalho em casa

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Precisando montar um espaço para trabalhar ou estudar em casa, mas não faz ideia de como conseguir um espaço confortável e funcional? Então acompanhe este artigo e descubra como organizar um cantinho de estudo e trabalho em casa.

Nos últimos tempos, cada vez mais pessoas se encontram em uma situação em que seja necessário trabalhar ou estudar em casa, e acabaram percebendo que não possuem um espaço adequado para isso.

Se você está nessa situação e precisa organizar um cantinho de estudo e trabalho em casa, mas não faz a menor ideia de como fazer isso do jeito certo, acompanhe esse artigo e conheça dicas valiosas sobre o assunto.

Organizando um cantinho de estudo e trabalho em casa com mesa e notebook
Organizando um cantinho de estudo e trabalho em casa. Foto: PxHere

Dicas para organizar um cantinho de estudo e trabalho em casa

Se é um estudante, independentemente de estar na escola, faculdade, ou apenas fazendo um curso livre, você precisa ter em sua casa um espaço reservado e adequado para poder estudar. A seguir, mostraremos algumas dicas para montar um cantinho de estudo confortável e que ajudará a se concentrar.

1. Escolha um ambiente quieto

Para que qualquer estudo seja realmente produtivo é preciso que seja feito em um lugar tranquilo, sem barulhos constantes ou muito altos, para que você não sofra com distrações.

2. Fique atento a iluminação

Outro ponto importante para quem deseja montar um cantinho de estudos confortável e funcional é escolher um local que tenha uma boa iluminação.

Se possível, monte sua mesa próxima a uma janela. Além disso, providencie uma luminária de mesa ou mesmo de parede que promova uma iluminação direta sobre seu espaço.

Isso ajudará a evitar problemas, como fadiga excessiva e dores de cabeça.

3. Tenha uma mesa apropriada

Existe uma infinidade de modelos de mesas que podem ser usadas neste seu espaço, seja ele um cantinho de estudo simples, ou mais moderno.

Independentemente do modelo escolhido é importante que essa mesa tenha algumas medidas mínimas, que são:

  • 40 cm de profundidade;
  • 60 cm de largura;
  • 75 cm de altura (para adultos); e
  • 65 cm de altura (para crianças de até 7 anos).

4. Tenha uma cadeira confortável

Se você pretende ficar por longas horas estudando neste espaço, vale a pena investir em uma cadeira realmente confortável, respeitando sempre uma altura adequada, que neste caso, deve permitir que você tenha acesso ao computador e mesa, sempre mantendo os cotovelos em um ângulo de 90 graus.

Mas fique atento: conforto demais pode gerar distração. Além disso, se você estiver montando um cantinho de estudo para uma criança menor de 10 anos, uma cadeira com rodinhas certamente servirá como brinquedo.

5. Tenha um gaveteiro por perto

Quando estudamos com frequência, precisamos de objetos específicos como colas, tesouras, réguas, papéis, apostilas e mais uma série de coisas.

Para que você possa organizar todos esses itens de forma funcional, vale a pena investir em um gaveteiro e colocá-lo próximo a sua mesa, a uma distância em que não seja necessário levantar-se para alcançá-lo.

6. Tenha um espaço para recados

Vale muito a pena ter um espaço onde possa fixar recados, atividades importantes, datas e tarefas a serem cumpridas. O mais recomendado é que esse local seja providenciado na parede, sobre a mesa.

Painel de cortiça, lousas, murais de metal e aramados são apenas alguns exemplos de como você pode providenciar esse espaço para recados de uma forma simples e que combine com o seu estilo.

7. Não se esqueça da decoração

Não é porque você está montando um cantinho de estudos que não pode pensar em decorá-los com itens de seu agrado. Pelo contrário, invista em detalhes que possam lhe trazer conforto, leveza e alegria, mas não exagere na decoração a ponto de torná-la uma distração.

8. Plantas são sempre bem-vindas

Não importa se estamos falando de um espaço pequeno, grande, para estudos ou trabalho, ou mesmo se ele é cantinho de estudo no quarto infantil, ou para um adulto, é importante que ele tenha pelo menos uma planta.

Mesmo que seja um pequeno cacto, as plantas ajudam a trazer vida para o ambiente, além de colaborar com a oxigenação também.

Se você não gosta de ter trabalho, pode investir nas plantas suculentas.

Dicas extras para organizar um cantinho de trabalho

Se você está precisando organizar um espaço na sua casa para trabalhar, além das dicas dadas anteriormente, precisa se atentar em mais alguns detalhes importantes.

Veja quais são eles e tenha na sua casa um excelente cantinho de trabalho:

9. Tenha um espaço físico adequado

Assim como mostrado nas dicas anteriores, para montar um cantinho do trabalho é importante escolher um local tranquilo e bem iluminado, ter uma mesa e cadeira adequadas e contar com um gaveteiro próximo a você para que seu material de trabalho esteja sempre à mão.

10. Mantenha seu espaço organizado

Outra dica que parece boba, mas é fundamental é: mantenha seu espaço de trabalho sempre organizado. Já está comprovado que bagunça física no ambiente de trabalho gera fadiga e confusão mental.

11. Faça uso de organizadores

Caixas organizadoras, arquivos, organizadores de mesa para papéis, canetas e mais uma imensa variedade de possibilidades: todos esses organizadores podem – e devem – ser usados para que você otimize seu tempo e tenha um trabalho mais fluído.

12. Tenha inspirações

 É comum se sentir cansado ou desmotivado em determinadas horas do dia. Para combater esse problema, além de investir em alguns itens de decoração, tenha por perto algumas imagens ou frases motivadoras.

Pode ser um mapa-múndi para te lembrar de uma viagem que deseja fazer, a foto de um carro dos sonhos, outros itens e serviços de consumo, ou mesmo metas financeiras e frases filosóficas que lhe ajudem.

13. Dica extra

Está não é uma dica de decoração, mas vale a pena ser considerada. Se você pretende trabalhar ou estudar por muitas horas, é importante que respeite seu corpo e mente e faça algumas pausas. Elas são fundamentais para que sua cabeça tenha um tempo e você possa assimilar melhor as próximas tarefas a serem cumpridas.

Seguindo essas 13 dicas para organizar um cantinho de estudo e trabalho em casa, certamente você terá um espaço confortável e produtivo para se aprimorar ou trabalhar sem precisar pegar trânsito.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + 11 =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.