Combinando Cores Amarelo e Cinza

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Amarelo e cinza combinam? Sim, e muito! Descubra como mudar a decoração do seu lar combinando cores amarelo e cinza.

A combinação parece inusitada, mas é um sucesso. Por isso, vamos contar mais sobre como o amarelo e o cinza alteram o local e como você pode aplicá-los para renovar os ambientes da sua casa.

Combinando Cores Amarelo e Cinza
Combinando Cores Amarelo e Cinza. Foto: Pixabay

Dicas para não errar combinando cores amarelo e cinza

Esse par é ideal para quem deseja fugir das combinações tradicionais e apostar em uniões que transmitem visual moderno, elegante e autêntico.

O que o amarelo e o cinza têm a oferecer

Cada cor proporciona uma sensação única quando aplicada ao ambiente caseiro. Conhecer melhor as cores com as quais se deseja trabalhar ajuda no processo de planejamento e mudança efetiva na decoração dos cômodos.

Amarelo

O amarelo é uma cor quente e primária. Ela, em suas diversas manifestações, costuma ser associada à alegria, energia, frescor, vivacidade e jovialidade. Quando é predominante, confere ao cômodo um caráter luminoso e confiante.

Ela cai bem com outras cores quentes (como o vermelho, laranja e rosa), com seu oposto no círculo cromático (o roxo) e forma um trio equilibrado com as cores frias verde e azul.

Cinza

O cinza, em contrapartida, traz consigo um teor de seriedade e sofisticação. Assim, os lugares em que essa cor exerce predominância refletem esses traços.

A cor cinza e suas variações são tidas como neutras. Isso justifica sua versatilidade, pois, dada a sua natureza pouco intensa, ela funciona em um conjunto diversificado de cores, tanto frias como quentes, incluindo, é claro, o amarelo.

Harmonia entre neutralidade e força

Ao serem combinados, cinza e amarelo se complementam. A união entre eles age ressaltando os pontos fortes de cada componente e balanceando seus “pontos fracos”.

A calma oferecida pela coloração acinzentada diminui a força do amarelo. Isso é ótimo para complementar amarelos bastante saturados, ou seja, bem vivos, que podem ser chamativos e centralizar toda atenção visual para si. Nesses casos, a neutralidade do cinza suaviza a intensidade e evita que o local fique visualmente carregado.

Por sua vez, o amarelo emprestaria ao cinza um pouco da sua força e personalidade, coisas que o cinza não apresenta sozinho.

Não tenha medo do contraste

Por terem características diferentes, amarelo e cinza produzem contraste notável. Quanto maior for o contraste, mais o cômodo chamará atenção e mais ousado ficará.

Alto contraste não é um problema, basta recorrer aos seus diversos tons quando estiver combinando cores amarelo e cinza.

Essa tarefa é fácil porque o par amarelo e cinza é versátil e apresenta muitas tonalidades para redefinir o espaço.

Os tons mais pálidos e claros de cinza podem fornecer uma base com luminosidade para que outras peças de mobília possam se destacar por meio do contraste. Já os tons escuros podem servir de ponto focal, um ponto de partida para desenvolver o restante da decoração.

Todos os tipos de amarelo, desde o amarelo mostarda ao amarelo limão, incluindo os tons pastel amarelados, podem ser integrados à decoração. Aproveite a variedade de possibilidades para adequar a dupla aos seus gostos e estilos.

Uma mudança aqui, outra ali…

Caso sinta insegurança e receio em fazer grandes alterações, comece fazendo pequenas experiências.

Adicione alguns itens decorativos para ir combinando cores amarelo e cinza aos poucos. Assim, você não realiza mudanças radicais, mas vai criando familiaridade e fazendo testes.

Aqui vão algumas dicas de mudanças básicas para iniciar:

  • Adicionar almofadas coloridas ao sofá;
  • Substituir as roupas de cama por outras que apresentem as cores desejadas;
  • Pintar pequenos móveis, como mesinha de cabeceira e nichos decorativos, de amarelo para criar destaque;
  • Posicionar itens decorativos (pinturas, esculturas, etc.) e vasos de flores amarelos nos cômodos;

Adicionando mais tons à mistura

Combinar cores amarelo e cinza não é o bastante? Não se preocupe, é possível utilizar essa dupla como base e adicionar outros elementos ao esquema de cores.

Ao ampliar a paleta de cores é preciso escolher com cuidado as futuras adições para não sobrecarregar o ambiente.

Os demais tons neutros, branco, preto, marrom, bege e derivados combinam muito bem com amarelo e cinza, por isso são candidatos ideais a cores secundárias nessa composição.

Combinando cores amarelo e cinza na prática

Todos os cantos da casa podem se beneficiar e incorporar a dupla, basta ter em mente o propósito de cada um dos cômodos e explorar as maneiras de incorporar os tons amarelo e cinza.

Quarto

Os cômodos relacionados ao descanso e tranquilidade pedem alterações decorativas envolvendo amarelos e cinzas menos saturados, ou seja, mais pálidos e pouco vibrantes para diminuir o contraste.

Pintar as paredes com um tom cinza próximo ao branco e criar alguns pontos de cor por meio de quadros, tapetes, roupa de cama, cortinas, etc. com traços amarelados é a maneira indicada de ir combinando cores amarelo e cinza sem sobrecarregar o local.

A recomendação também vale para cômodos dedicados a atividades que demandam concentração, como escritório e ambientes dedicados a home office.

Sala de estar

Talvez esse seja o cômodo que oferece maior liberdade para inovações na decoração. Aqui vão dicas para explorar a criatividade.

Vale comprar um sofá ou móveis amarelos para serem o ponto de destaque e balancear a vivacidade com paredes cinzas e complementar o restante do local com tons neutros.

Em relação às paredes, pintar uma faixa amarela provoca uma mudança interessante, mas relativamente discreta.

Medidas mais ousadas envolvem pintar a estrutura de portas e janelas de amarelo vivo e apostar na neutralidade do cinza para não deixar o ambiente exagerado.

Cozinha

Sabia que os utensílios de cozinha podem ser utilizados para decoração?

Experimente adicionar pontos de destaque amarelos através de panelas, conchas, recipientes em geral e mais. Basta pendurá-los de forma harmoniosa na parede com auxílio de ganchos ou painéis.

Os eletrodomésticos também podem virar itens de decoração, pois, atualmente, os eletroportáteis como liquidificador, batedeiras, cafeteiras e muitos outros estão disponíveis no mercado nas mais variadas cores.

Outra alternativa para inserir as cores é recorrer a serviços de envelopamento com adesivo personalizado. Tomando essa medida, os eletrodomésticos como a geladeira, são reaproveitados e parecerão outros!

Agora que você conhece a teoria e está bem informado sobre como colocar em prática já pode ir combinando cores amarelo e cinza sem medo de errar.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + 5 =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.