Como desentupir boca de fogão de um jeito simples e barato

O fogão é um artigo de cozinha indispensável na vida de todos. Afinal, é ele quem ajuda a fazer refeições que unem famílias e amigos em casa, dando muito mais sabor na vida. Mas o que fazer para desentupir boca de fogão?

Este é um problema bem comum que pode ser causado por uma série de ações corriqueiras de nosso dia a dia. A presença de sujeira, acúmulo de gordura e resíduos de comidas acabam causando a obstrução do local por onde o gás passa para dar origem ao fogo do fogão.

Desentupir boca de fogão
Chama de fogão precisa estar 100% para cozinhar bem os alimentos. Foto: Pexels

Dessa forma, além de realizar a higiene convencional e seu fogão para mantê-lo sempre limpinho, você também precisa realizar os procedimentos básicos para higienizar esses buraquinhos. Principalmente quando o pior já estiver ocorrendo.

Então veja a seguir como desentupir a boca do seu fogão de um jeito simples e barato para fogões convencionais e também para cooktops. Confira a seguir essas e outras informações!

Como saber que a boca de fogão está entupida

Nem sempre é de fácil percepção que a boca de fogão está entupida. Assim, a primeira dica que damos é que você observe a tonalidade da chama. Afinal, um fogão com bom funcionamento possui chamas azuis e não amarelas ou laranjas.

Mas, calma! Nada de sair procurando uma assistência técnica Brastemp para venda de peças achando que o seu fogão não tem mais conserto.

Caso ela esteja com uma dessas cores, você pode estar começando a passar pelo problema de uma possível boca entupida.

Outro aspecto a ser observado é referente ao tempo em que a chama demora para aparecer. O ideal é que ela apareça de forma imediata ao pressionar o botão de acionamento. Agora, se antes disso, você ficar sentindo cheiro do gás e ela demorar para aparecer ou, na pior das hipóteses, nem aparecer, também pode ser caso de entupimento.

Em suma, podemos dizer que as melhores formas para identificar que a boca de fogão está entupida é qualquer vestígio de dificuldade para acendê-lo.

Tutorial: como desentupir boca de fogão

Como dissemos anteriormente, dificuldades para o acionamento das chamas de seu fogão podem ser resultados de uma boca de fogão entupida. Então, se está passando por este problema, você precisa saber como resolver o quanto antes para que a situação não se agrave ainda mais. Mas nada melhor do que solucionar uma dor de cabeça gastando nada, não é mesmo?

Boca de fogão entupida
Modelos mais antigos podem entupir mais fácil com o passar do tempo. Foto: Pexels

Então, reserve uma esponja, pano e palitos ou agulha que com certeza você já tem em casa e depois coloque as mãos na massa!

Como desentupir a boca do fogão a gás

Há uma série de motivos para o seu fogão a gás ter entupido. Um dos motivos mais comuns têm origem sobre a forma de conservação, sua organização e, principalmente, a higienize do produto.

Dessa forma, vamos te dar um passo a passo de como realizar a melhor forma de higiene da boca do seu fogão de forma correta e eficiente para que você não sofra com entupimentos. Veja só!

1º passo

A primeira coisa a se fazer é desligar o botijão de gás.

2º passo

Remova do fogão todas as trempes e bocas que estão apresentando mau funcionamento.

3º passo

Utilize um espeto que pode ser de churrasco envolto com pano umedecido e realize a limpeza de cada um dos pequenos buracos da boca de fogão.

Caso ainda haja sujeira que o espeto de churrasco consiga remover, utilize algo mais fino como uma agulha ou um palito.

4º passo

Utilize uma esponja úmida para esfregar com delicadeza cada uma das bocas de fogão. Em seguida, utilize um pano para secá-las.

5º passo

Por último, coloque as bocas no lugar e tente acender novamente cada uma das chamas.

Desentupindo fogão do tipo cooktop

O cooktop tem sido um dos fogões que mais tem conquistado os corações das pessoas e fazendo parte da composição dos mais variados estilos de cozinhas.

Contudo, muitas pessoas não sabem como realizar a manutenção para desentupir a boca do fogão cooktop. Então, veja a seguir o passo a passo para higienizar o seu produto e deixá-lo aceso novamente.

1º passo

Assim como um fogão comum, desligue o gás do seu cooktop.

2º passo

Com o auxílio de uma esponjinha embebida de água e detergente, esfregue delicadamente toda a parte da estrutura superior de seu cooktop. Em seguida, faça o mesmo com as suas bocas de fogão.

Para finalizar, seque cada parte com um pano.

3º passo

Coloque as bocas novamente no fogão.

4º passo

Caso ainda não esteja funcionando o acendimento, utilize uma agulha ou até mesmo um palito para conseguir remover possíveis obstruções que houver nos orifícios da boca de fogão.

5º passo

Se mesmo assim o problema continuar a acontecer, saiba que é preciso entrar em contato com os técnicos da assistência do produto, pois o problema pode ser mais profundo e você não consegue acesso, como o caso de entupimento das mangueiras de gás.

E aí, Gostou?

E então, entendeu melhor sobre Palmeiras para Jardins? Se você ficou com alguma dúvida, não deixe de comentar aqui abaixo na área de comentários!

E se você gostou desse conteúdo e caso tenha ajudado de alguma forma, não deixe de votar em nossas estrelinhas, que dessa forma você ajuda o time do KD a sempre continuar a trazer mais e melhores conteúdos para você, leitor!

Perguntas Frequentes

Como desentupir boca de fogão?

O entupimento da boca do fogão pode ser uma dor de cabeça, mas há maneiras de desentupi-la. Primeiro, você precisará de um recipiente para colocar água quente. Encha o recipiente com água quente e cubra a boca do fogão completamente. Deixe a água quente agir por 10 minutos antes de esvaziá-la. Uma vez que a água quente tenha esvaziado, use uma esponja para remover qualquer sujeira ou gordura que esteja no entorno da boca do fogão. Se o entupimento da boca do fogão persistir, experimente usar um desentupidor de pia. Encha o desentupidor de pia com água e insira-o na boca do fogão. Empurre o desentupidor de pia para baixo e gire-o no sentido horário. Isso ajudará a soltar qualquer sujeira que esteja presa na boca do fogão. Continue girando o desentupidor de pia até que a água comece a escoar pelo ralo da pia.

Como saber que a boca de fogão está entupida?

Uma das maneiras de saber se a boca de fogão está entupida é verificar se há uma acumulação de sujeira ou detritos em torno da boca do fogão. Outra maneira de determinar se a boca do fogão está entupido é cheirar para ver se há um mau odor. Se houver um mau odor, isso pode indicar que a boca de fogão está entupido e precisa ser limpo.

Últimos Web Stories

Avalie este artigo

4.2/5 - (6 votos)
Bruna Marzarotto
Bruna Marzarotto
Pós-graduada em Marketing e Vendas com experiência na área do design, tem vivência na criação e desenvolvimento de materiais gráficos, desenhos animados, campanhas online e conteúdo escrito. Dentre as atividades que realiza, escrever é uma grande paixão. Viajar, ler, estar com quem ama e aprender algo novo estão na lista de coisas que mais gosta de fazer.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Como cultivar flores em casa: Dicas incríveis! Dicas para cultivar plantas em vasos em ambientes fechados! Como decorar o seu jardim: Passo a Passo! 5 Plantas fáceis de cultivar para iniciantes! 5 Plantas que atraem borboletas: Conheça opções!
Como cultivar flores em casa: Dicas incríveis! Dicas para cultivar plantas em vasos em ambientes fechados! Como decorar o seu jardim: Passo a Passo! 5 Plantas fáceis de cultivar para iniciantes! 5 Plantas que atraem borboletas: Conheça opções!