Acompanhe nosso passo a passo para montar uma cozinha com móveis modulados adequada ao seu lar.
Os móveis modulados oferecem um pacote completo de benefícios para quem deseja montar a decoração de seu lar sozinho. Eles possuem preço acessível, variedade, praticidade na montagem, versatilidade e são rápidos de obter.
O mesmo vale para as cozinhas moduladas, opções inteligentes para mobiliar a cozinha por completo de uma vez só. Dada a composição em módulos, é possível criar sua própria configuração de armários e adequá-la ao seu ambiente.
Esse post visa explorar e te ensinar como aproveitar essas vantagens e montar a cozinha com móveis modulados ideal por meio de 4 passos práticos, confira.

O que são móveis modulados?
Móveis modulados são móveis que são projetados e fabricados em módulos independentes, permitindo que sejam combinados e reorganizados de diferentes maneiras para atender às necessidades e aos indivíduos influenciados. Esses módulos geralmente consistem em partes como armários, prateleiras, gavetas e outros componentes, que podem ser combinados para criar diferentes configurações de móveis.
A principal vantagem dos modulados é a flexibilidade que oferecemos. Eles permitem que você personalize o layout e a organização dos móveis de acordo com o espaço disponível e suas necessidades específicas. Se você precisar de mais espaço de armazenamento, por exemplo, poderá adicionar mais módulos de placa. Se quiser criar uma área de trabalho, pode combinar módulos para criar uma escrivaninha. Essa adaptabilidade torna os móveis modulados uma opção popular para ambientes residenciais e comerciais.
Além da flexibilidade, os móveis modulados também oferecem facilidade de montagem e desmontagem. Como os módulos são independentes, é mais fácil transportá-los e montá-los em comparação com móveis tradicionais, que podem ser grandes e pesados. Isso também facilita a reconfiguração dos móveis quando necessário.
Os móveis modulados estão disponíveis em uma variedade de estilos, materiais e acabamentos, permitindo que você crie uma estética personalizada para o seu espaço. Eles podem ser usados em diferentes ambientes, como salas de estar, quartos, escritórios, cozinhas e áreas de armazenamento.
Passo a passo: montar cozinha com móveis modulados
Resumidamente, as etapas para montar uma cozinha com móveis modulados são:
- Realizar a medição da cozinha;
- Fazer um rascunho do projeto;
- Planejar o posicionamento dos elementos da cozinha e questões de armazenamento;
- Escolher a cozinha modulada perfeita com base nas informações adquiridas com as etapas anteriores.
Abordaremos cada uma dessas etapas a seguir de forma detalhada, por isso, leia nosso post até o fim para saber como montar sua cozinha modulada.
1. Meça as dimensões da sua cozinha
Fita métrica, papel, caneta e um ajudante serão necessários para essa etapa que é incontornável no planejamento de qualquer ambiente.
Mensurar as dimensões da cozinha deve ser sua primeira ação para ter a noção exata do espaço disponível e do posicionamento de elementos importantes. Meça os seguintes itens:
- as dimensões básicas do cômodo (medidas de todas as paredes);
- a área que as portas e janelas de abrir precisam para manterem-se funcionais;
- o intervalo entre o chão e o peitoril de janelas (se houver);
- pilares e detalhes arquitetônicos.
3. Planeje a posição dos principais elementos da cozinha
Esse é o momento de pensar onde a pia, o fogão ou cooktop e a geladeira ficarão. Estabelecer a configuração desses elementos auxilia na escolha da cozinha modulada, visto que ela deve se adequar a esses três protagonistas da cozinha.
Posicionamento da pia, fogão e geladeira
Levando em consideração a impossibilidade (ou o imenso trabalho) de realocar o encanamento, inicie os planos tendo a pia como ponto de partida.
A pia pede por uma lavadora de pratos por perto ou uma bancada para o escorredor de pratos. Assim, você já sabe que sua cozinha com móveis modulados deverá possuir um armário com bancada ou tampo que se encaixe ao lado da pia.
Aplique o mesmo raciocínio ao fogão e à geladeira tendo em mente o fluxo de trabalho realizado na cozinha. Por exemplo: o fogão deve ficar próximo a um armário com os alimentos mais utilizados no dia a dia e também a uma bancada para preparo de alimentos.
Para posicionar o fogão e a geladeira, a melhor forma é criar uma triangulação entre pia, fogão e geladeira. O intuito desse layout é afastar ao máximo o fogão da geladeira, uma vez que o calor emitido pelo fogão prejudica a refrigeração interna da geladeira.
Quantidade de armários necessária
Feito isso, é hora de estimar quanto espaço de armazenamento interno sua cozinha modulada precisa oferecer para suprir suas necessidades. Esvazie os armários da sua cozinha antiga e dê uma boa olhada nas panelas, pratos, copos, potes e tudo o que você usualmente guarda nesses móveis.
Aproveite a oportunidade e abra mão de itens que não têm mais serventia. Com base nos objetos que precisam ser armazenados, calcule quantos armários sua cozinha modulada deve possuir.

3. Rascunhe uma planta da cozinha
Com as informações recolhidas, faça um rascunho simples contendo a posição dos eletrodomésticos e a localização dos elementos fixos que listamos abaixo:
- os canos do sistema hidráulico;
- a fiação do sistema elétrico;
- tomadas;
- interruptores;
A listagem e mapeamento dos pontos acima são medidas que visam evitar a inutilização de tomadas e interruptores (que podem ter seu acesso obstruído ao serem cobertos por módulos da cozinha), assim como a perfuração e danificação de canos e fiação ao instalar armários.
Além disso, o rascunho permite a visualização dos espaços livres que podem ser ocupados pelos módulos da cozinha.
4. Escolha o modelo de cozinha modulada ideal
Após cumprir as etapas acima e antes de pesquisar as cozinhas moduladas, considere:
- o orçamento disponível;
- o material desejado;
- o estilo decorativo compatível com a cozinha;
- o formato do cômodo (se é compatível com uma cozinha em “L”, “U” ou linear);
- todas as informações arrecadadas com os passos anteriores;
Ao pesquisar, leia a ficha técnica dos móveis, avalie o custo benefício e confira a procedência do site onde você pretende realizar a compra a fim de evitar quaisquer problemas relativos à adequação da cozinha.
Caso não encontre a cozinha modulada que se adeque às suas expectativas, lembre-se que é possível “separar” os módulos e criar seu próprio layout.
Não é preciso se restringir à configuração sugerida nas fotos ilustrativas das lojas de móveis. Afinal, essa é a maior vantagem dos móveis modulados e deve ser aproveitada.
Seguindo atentamente esses quatro passos, você conseguirá montar sua cozinha com móveis modulados sem errar.
Cozinha com móveis modulados são diferentes de cozinhas planejadas?
Cozinhas planejadas são projetadas por profissionais especializados que seguem as demandas de design, dimensões e materiais do cliente a fim de fabricar móveis personalizados. Já as moduladas não exigem o intermédio de um profissional, o que as torna mais baratas e fáceis de adquirir. Suas dimensões e design são padronizados.
Qual é a diferença entre cozinha planejada para cozinha modulada?
A cozinha planejada é um tipo de cozinha que é projetada especificamente para o espaço disponível em sua casa, levando em conta as necessidades e desejos dos usuários. Ela é fabricada sob medida, geralmente utilizando materiais de melhor qualidade e acabamento, e é projetada para ser integrada aos outros espaços da casa.
Já a cozinha modulada é composta por módulos pré-fabricados, que podem ser combinados de acordo com as necessidades do usuário. Ela é mais flexível e econômica, e é uma opção popular para quem tem um orçamento limitado ou não tem espaço suficiente para uma cozinha planejada. A cozinha modulada é feita de materiais de menor qualidade e acabamento.
Como funciona armário modulado?
Um armário modulado é composto por diversos módulos individuais, que podem ser combinados de diversas maneiras para criar uma configuração personalizada de acordo com as necessidades do usuário. Esses módulos podem incluir prateleiras, gavetas, nichos, cubos e outros compartimentos, e podem ser feitos de diferentes materiais, como madeira, metal ou vidro. A vantagem desse tipo de armário é que ele permite que o usuário aproveite ao máximo o espaço disponível, além de ser fácil de montar e desmontar, o que facilita a mudança de residência ou reforma no ambiente. Além disso, os armários modulados geralmente são mais baratos do que os cozinhas planejadas.
Quais as vantagens da cozinha com móveis modulados?
Com uma cozinha modular, você obtém quase o mesmo resultado de uma planejada, mas com um custo muito menor, algo em torno de 1/3 a menos do que o valor investido em unidades de cozinha planejada, portanto, é muito mais barato construir suas unidades de cozinha modular, porque você não pagará altos lucros de lojas com móveis sob medida, custos de designer e marceneiro. Mas você não terá os móveis adaptados, então os armários da cozinha devem caber no espaço disponível, por isso é muito importante se medir bem antes de escolher os módulos.
E aí, Gostou?
E então, conseguiu entender melhor como é uma cozinha com móveis modulados? Você pretende montar a conta? Conte aqui abaixo a sua opinião sobre!
E se você gostou desse conteúdo, e caso tenha ajudado de alguma forma, não deixe de votar em nossas estrelinhas que dessa forma você ajuda o time do KD a continuar a trazer mais e melhores conteúdos para você, leitor!
Web Stories: Cozinhas planejadas para inspiração
Perguntas Frequentes
O que é uma cozinha com móveis modulados?
São cozinhas opostas às planejadas, pois são produzidas em larga escala e fabricadas segundo um modelo que possui medidas e design predeterminados. Cozinhas moduladas são compostas por módulos, isto é, unidades independentes que funcionam individualmente podendo ser posicionadas da maneira mais conveniente para se adequarem ao ambiente.
Como montar uma cozinha com móveis modulados?
De forma resumida, montar uma cozinha modulada envolve quatro passos: medição das dimensões da cozinha incluindo mapeamento de locais importantes (canos, fiação, tomadas, etc.); planejar onde os eletrodomésticos e a pia ficarão; desenhar um rascunho para ter noção do espaço disponível e posição dos armários; escolha da cozinha modulada que se adequa às particularidades do cômodo.
Cozinha com móveis modulados são diferentes de cozinhas planejadas?
Cozinhas planejadas são projetadas por profissionais especializados que seguem as demandas de design, dimensões e materiais do cliente a fim de fabricar móveis personalizados. Já as moduladas não exigem o intermédio de um profissional, o que as torna mais baratas e fáceis de adquirir. Suas dimensões e design são padronizados.
Prezados,
Artigo muito bem escrito mostrando a grande experiência da equipe. O alerta quanto as interferências com as instalações elétricas e hidrossanitárias é um ponto alto deste artigo, que valoriza o Projetista, o Construtor e o Instalador, evitando prejuizos para o cliente e dando maior visibilidade ao trabalho executado.
Parabéns a todos os participantes deste belíssimo trabalho.