Como montar sua cozinha com móveis modulados?6 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Acompanhe nosso passo a passo para montar uma cozinha com móveis modulados adequada ao seu lar.

Os móveis modulados oferecem um pacote completo de benefícios para quem deseja montar a decoração de seu lar sozinho. Eles possuem preço acessível, variedade, praticidade na montagem, versatilidade e são rápidos de obter.

O mesmo vale para as cozinhas moduladas, opções inteligentes para mobiliar a cozinha por completo de uma vez só. Dada a composição em módulos, é possível criar sua própria configuração de armários e adequá-la ao seu ambiente.

Esse post visa explorar e te ensinar como aproveitar essas vantagens e montar a cozinha com móveis modulados ideal por meio de 4 passos práticos, confira.

Como montar sua cozinha com móveis modulados
Como montar sua cozinha com móveis modulados. Foto: Pxhere.

Passo a passo: montar cozinha com móveis modulados

Resumidamente, as etapas para montar uma cozinha moduladas são:

  • Realizar a medição da cozinha;
  • Fazer um rascunho do projeto;
  • Planejar o posicionamento dos elementos da cozinha e questões de armazenamento;
  • Escolher a cozinha modulada perfeita com base nas informações adquiridas com as etapas anteriores.

Abordaremos cada uma dessas etapas a seguir de forma detalhada, por isso, leia nosso post até o fim para saber como montar sua cozinha modulada.

1. Meça as dimensões da sua cozinha

Fita métrica, papel, caneta e um ajudante serão necessários para essa etapa que é incontornável no planejamento de qualquer ambiente.

Mensurar as dimensões da cozinha deve ser sua primeira ação para ter a noção exata do espaço disponível e do posicionamento de elementos importantes. Meça os seguintes itens:

  • as dimensões básicas do cômodo (medidas de todas as paredes);
  • a área que as portas e janelas de abrir precisam para manterem-se funcionais;
  • o intervalo entre o chão e o peitoril de janelas (se houver);
  • pilares e detalhes arquitetônicos.

3. Planeje a posição dos principais elementos da cozinha

Esse é o momento de pensar onde a pia, o fogão ou cooktop e a geladeira ficarão. Estabelecer a configuração desses elementos auxilia na escolha da cozinha modulada, visto que ela deve se adequar a esses três protagonistas da cozinha.

Posicionamento da pia, fogão e geladeira

Levando em consideração a impossibilidade (ou o imenso trabalho) de realocar o encanamento, inicie os planos tendo a pia como ponto de partida.

A pia pede por uma lavadora de pratos por perto ou uma bancada para o escorredor de pratos. Assim, você já sabe que sua cozinha com móveis modulados deverá possuir um armário com bancada ou tampo que se encaixe ao lado da pia.

Aplique o mesmo raciocínio ao fogão e à geladeira tendo em mente o fluxo de trabalho realizado na cozinha. Por exemplo: o fogão deve ficar próximo a um armário com os alimentos mais utilizados no dia a dia e também a uma bancada para preparo de alimentos.

Para posicionar o fogão e a geladeira, a melhor forma é criar uma triangulação entre pia, fogão e geladeira. O intuito desse layout é afastar ao máximo o fogão da geladeira, uma vez que o calor emitido pelo fogão prejudica a refrigeração interna da geladeira.

Quantidade de armários necessária

Feito isso, é hora de estimar quanto espaço de armazenamento interno sua cozinha modulada precisa oferecer para suprir suas necessidades. Esvazie os armários da sua cozinha antiga e dê uma boa olhada nas panelas, pratos, copos, potes e tudo o que você usualmente guarda nesses móveis.

Aproveite a oportunidade e abra mão de itens que não têm mais serventia. Com base nos objetos que precisam ser armazenados, calcule quantos armários sua cozinha modulada deve possuir.

3. Rascunhe uma planta da cozinha

Com as informações recolhidas, faça um rascunho simples contendo a posição dos eletrodomésticos e a localização dos elementos fixos que listamos abaixo:

  • os canos do sistema hidráulico;
  • a fiação do sistema elétrico;
  • tomadas;
  • interruptores;

A listagem e mapeamento dos pontos acima são medidas que visam evitar a inutilização de tomadas e interruptores (que podem ter seu acesso obstruído ao serem cobertos por módulos da cozinha), assim como a perfuração e danificação de canos e fiação ao instalar armários.

Além disso, o rascunho permite a visualização dos espaços livres que podem ser ocupados pelos módulos da cozinha.

4. Escolha o modelo de cozinha modulada ideal

Após cumprir as etapas acima e antes de pesquisar as cozinhas moduladas, considere:

Ao pesquisar, leia a ficha técnica dos móveis, avalie o custo benefício e confira a procedência do site onde você pretende realizar a compra a fim de evitar quaisquer problemas relativos à adequação da cozinha.

Caso não encontre a cozinha modulada que se adeque às suas expectativas, lembre-se que é possível “separar” os módulos e criar seu próprio layout.

Não é preciso se restringir à configuração sugerida nas fotos ilustrativas das lojas de móveis. Afinal, essa é a maior vantagem dos móveis modulados e deve ser aproveitada.

Seguindo atentamente esses quatro passos, você conseguirá montar sua cozinha com móveis modulados sem errar.

Perguntas Frequentes

O que são cozinhas moduladas?

São cozinhas opostas às planejadas, pois são produzidas em larga escala e fabricadas segundo um modelo que possui medidas e design predeterminados. Cozinhas moduladas são compostas por módulos, isto é, unidades independentes que funcionam individualmente podendo ser posicionadas da maneira mais conveniente para se adequarem ao ambiente.

Como se monta uma cozinha modulada?

De forma resumida, montar uma cozinha modulada envolve quatro passos: medição das dimensões da cozinha incluindo mapeamento de locais importantes (canos, fiação, tomadas, etc.); planejar onde os eletrodomésticos e a pia ficarão; desenhar um rascunho para ter noção do espaço disponível e posição dos armários; escolha da cozinha modulada que se adequa às particularidades do cômodo.

Cozinhas moduladas são diferentes de cozinhas planejadas?

Cozinhas planejadas são projetadas por profissionais especializados que seguem as demandas de design, dimensões e materiais do cliente a fim de fabricar móveis personalizados. Já as moduladas não exigem o intermédio de um profissional, o que as torna mais baratas e fáceis de adquirir. Suas dimensões e design são padronizados.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.