Investir em Marketing, atualmente, não é mais uma questão de opção, é fundamental para qualquer negócio que queira se destacar, principalmente, diante de um cenário, cada vez mais, competitivo.
E isso vale também, claro, para o setor de casa e decoração, ou seja, quem tem uma loja de decoração e quer aumentar lucros, fortalecer a marca, atrair mais clientes e fidelizar os que já têm, precisa investir em marketing e, principalmente, em sua principal estratégia, as redes sociais.
E nas redes sociais não ficar preso a anúncios, muito pelo contrário, investir em conteúdos relevantes, caprichar nas imagens e vídeos de qualidade, enfim, usar as redes com sabedoria.
Marketing Digital
Hoje, a loja que não está presente no universo virtual, com certeza, não existe. Por isso, é fundamental investir no marketing digital e suas muitas estratégias que, diferente do marketing offline (panfletos, anúncios em jornais e revistas, outdoor…), podem ser alteradas a qualquer momento.
Dessa forma, as chances de contar com ações mais efetivas são bem maiores.
E outro motivo que vem atraindo, cada vez mais, a atenção de várias marcas para o universo digital é o custo acessível. É possível, mesmo com um orçamento bem enxuto, criar incríveis campanhas de marketing.
E não tem como falar em marketing digital sem falar em redes sociais, já que através delas que hoje as pessoas se informam, veem as fotos da família e amigos, interagem, e, claro, acompanham as novidades sobre as marcas que admiram.
Por isso, fazer marketing nas redes sociais é imprescindível, principalmente em plataformas como Facebook, Instagram ou TikTok.
É preciso entender, no entanto, que cada rede social possui suas particularidades, públicos, formatos e linguagens, por isso, oferece diferentes possibilidades de atuação para as marcas. Marketing e redes sociais.
Hoje as redes sociais são as principais ferramentas de Marketing, as mais eficazes e econômicas, que ajudam a aumentar o engajamento do público, atraindo potenciais clientes e assim, aumentando as vendas.
E se engana quem pensa que marketing nas redes sociais se limita a publicar posts no feed, na verdade, ele vai muito além disso, com ações como:
- planejamento;
- produção de conteúdo;
- interação com o público;
- investimento em anúncios;
- monitoramento;
- otimização da estratégia.
Na verdade, um marketing assertivo, que apresente resultados, precisa cobrir todas essas atividades.
Mas, afinal, porque fazer marketing nas redes sociais? A resposta é que, desde que elas surgiram, vêm facilitando a aproximação das marcas com o público, enfim, transformando as relações entre marcas e consumidores.
Veja também: 13 Tendências de Decoração de Interiores para 2021
Como fazer marketing nas redes sociais?
Se antes as marcas eram vistas como intrusas nas redes sociais, com o tempo foram se mostrando mais humanizadas, próximas, passando a ser bem-vindas, embora seja preciso um bom planejamento para conseguir alcançar o sucesso.
Primeiramente, é preciso descobrir onde o seu público está. No Facebook? No Instagram? No TikTok?
Ou seja, é preciso descobrir onde está o público e, a partir daí, definir uma estratégia para conseguir atingir os objetivos de marketing.
Dicas para sua marca ter sucesso nas redes sociais
O sucesso de qualquer estratégia nas redes sociais passa pelo planejamento, no qual devem ser definidos seus objetivos. De forma mais generalizada, esses objetivos são:
- Aumentar o alcance ou reconhecimento da marca;
- direcionar tráfego para o site, blog ou e-commerce;
- gerar leads e cadastros;
- aumentar as vendas;
- aumentar o engajamento da marca;
- construir uma comunidade para a marca;
- fazer o atendimento ao consumidor;
- monitorar as conversas sobre a marca.
Como podemos ver, os objetivos são muitos e, claro, é possível começar por um ou outro ou, até mesmo, investir em todos, a longo prazo, já que eles que vão direcionar suas decisões e postagens. E então, preparado para começar sua estratégia de marketing?