Conheça algumas escolhas certeiras em móveis funcionais para ambientes pequenos

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Se o espaço é limitado na sua casa, optar por uma mobília mais funcional pode fazer toda diferença, tanto no quesito organização quanto na sensação de amplitude. Contar com inspirações de quem já passou por isso é fundamental para montar o melhor cômodo, dentro das suas possibilidades. Por isso, conheça algumas escolhas certeiras em móveis funcionais para ambientes pequenos.

Mas antes de passar para as sugestões que selecionamos, você sabe o que é um móvel funcional? Esse tipo de peça de mobília recebe o nome de funcional porque opera em mais de um sentido ao mesmo tempo. Dessa forma, é como se o móvel acumulasse funções, economizando espaço e dando mais praticidade para os moradores.

Todos os cômodos da casa podem ganhar com um móvel funcional, por isso é interessante conhecer diferentes opções na hora de compor o seu ambiente. O melhor é que muitas peças contam com um design sofisticado, tendo ainda um papel importante dentro da decoração. Veja algumas opções de móveis funcionais para cada cômodo da casa a seguir.

Móveis funcionais para ambientes pequenos
Móveis Funcionais: elementos chave para a sua casa. Foto: Pexels

Estante multifuncional

Em casas e apartamentos pequenos, é comum que cômodos como sala e cozinha sejam integrados em um só. Entretanto, é possível fazer uma “divisão” entre eles ao contar com uma estante multifuncional. Esse tipo de estante tem nichos vazados, permitindo que se veja um ambiente “através” do outro, além da possibilidade de decorar uma face para cada cômodo.

Esse móvel pode ser ainda mais aproveitado ao unir uma pequena mesa de escritório à estante, no maior estilo home office. Nesse caso, o mais indicado é fazer um móvel sob medida, para que a estante se mantenha bem fixada pelo chão e pelo teto.

Camas e bancos que permitem guardar outros objetos

Não foi à toa que a cama box caiu no gosto do povo: ainda que ocupe o mesmo espaço da cama tradicional, conta com baús em sua estrutura, o que permite ao morador guardar outros itens que não são utilizados com frequência, como cobertores e malas. Essa é uma escolha certeira em móvel funcional para ambiente pequeno, capaz de dar mais espaço para o quarto como um todo.

Nesse mesmo sentido, bancos na cozinha podem abrigar baús em sua estrutura. Quem opta pelo canto alemão geralmente acaba aproveitando a parte inferior do banco para guardar utensílios e ferramentas, economizando um bom espaço em outras áreas da casa. Porém, mesmo sem o design do canto alemão você pode aproveitar essa dica, seja na cozinha ou na área de churrasco.

Uma terceira opção de móvel com baú é o pufe, presente em vários projetos de decoração de sala. Muitas lojas oferecem pufes em que é possível levantar a área do assento e guardar elementos dentro dele. Mais uma boa forma de ter mais funcionalidade e praticidade na sua casa.

Cama mágica como um dos móveis funcionais

E já que acabamos de falar em uma opção de cama com mais espaço, outra possibilidade para esse móvel é o modelo cama mágica. Basicamente, trata-se de um móvel construído com uma altura considerável, que conta com gavetas e nichos em sua estrutura. O colchão é colocado em cima de tudo e, em muitos casos, há uma pequena escadinha para subir na cama.

Para quem mora em um espaço muito pequeno para uma cama de casal e um guarda-roupas, a cama mágica é bastante funcional. Também é uma opção interessante para o quarto dos adolescentes, já que tem um design bem diferente e original.

Mesa que aumenta de tamanho

Quem costuma receber a família em casa pode passar pelo desafio de acomodar todos no mesmo espaço. Se no dia a dia uma pequena mesa é suficiente, o mesmo móvel não será capaz de abrigar as visitas. Por outro lado, se você tiver uma mesa muito grande que só é aproveitada na totalidade em situações de visitas, você acaba perdendo um bom espaço e dificultando a mobilidade.

A solução? Uma mesa que aumenta de tamanho. Esse tipo de modelo conta com um trilho e uma divisão, em que ao puxar o tampo para os lados, acaba ganhando um par de lugares à mais. Nesse caso, vale optar por cadeiras dobráveis para as visitas, para que você não ocupe tanto espaço de outras áreas da casa para guardar esses móveis.

Sofá cama ou tufon para as visitas

E já que estamos falando em pessoas visitando a sua casa, uma solução para que todos possam passar a noite com conforto é o sofá cama. Os modelos mais recentes contam com um bom sistema de molas, para que a sensação ao dormir seja bem próxima de uma cama.

Dependendo do estilo do seu ambiente, você pode contar com um tufon para essa função. O tufon pode ser utilizado tanto como uma espécie de sofá para o dia a dia quanto um apoio para as visitas. No segundo caso, uma boa dica é manter o tufon “escondido” atrás do sofá principal da sua sala.

Armarinhos nos cantos do cômodo

Certamente, você tem um cantinho na sua casa que poderia ser melhor aproveitado. Uma das escolhas certeiras em móveis funcionais para ambientes pequenos é o armário multifuncional, que aparece como um armarinho de uma ou duas portas.

Esse móvel pode ser colocado nos mais variados cômodos, seja o quarto, a sala ou até o banheiro. A lavanderia também pode ser beneficiada com um armário compacto, abrigando todos os produtos de limpeza. É uma forma simples e elegante de manter tudo organizado.

 

De fato, os móveis funcionais são peça chave nas mãos de quem precisa decorar um ambiente pequeno. Quando você analisar um cômodo da sua casa, pense em todos os itens que podem ser multifuncionais. Esse exercício ajuda a ampliar as suas opções e ter mais assertividade nas escolhas da mobília.

Certamente, vários dos móveis listados neste artigo seriam úteis dentro da sua casa. Pesquise e aplique técnicas para ampliar os ambientes para deixar sua casa ainda mais confortável. Tem coisa melhor do que saber que você conseguiu a sensação que desejava ao decorar um cômodo?

Perguntas Frequentes

Como escolher móveis funcionais em cômodos pequenos?

Para ambientes pequenos a escolha dos móveis é ainda mais importante. Saiba aqui tudo o que precisa avaliar para não errar.

Posso conseguir móveis funcionais sem gastar muito?

Com certeza, é possível (e recomendado). Afinal, nem tudo o que é bom é caro. Vale a pena investir um pouco para otimizar o seu ambiente.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − 3 =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.