Poltronas decorativas na sala: veja como usar6 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Confortáveis, bonitas e versáteis: as poltronas decorativas são elementos chave para transformar qualquer sala de estar. Quer saber como aplicar essa tendência na sua casa? Acompanhe nosso post e aprenda!

As poltronas decorativas têm ganhado espaço como queridinhas dos designs de interiores. O motivo desse sucesso é o potencial que essas peças de mobília apresentam. Elas podem ser a estrela do cômodo em que estiverem e desempenhar o papel de ponto de destaque que dá personalidade à decoração.

Visto que há uma ampla variedade de modelos, cores, formatos, contornos, materiais, estampas e texturas, sempre haverá um tipo de poltrona certo para complementar a decoração em questão.

Em adição a esses atributos, as poltronas são versáteis e podem ocupar diversos cômodos da casa. Mas, certamente, é na sala de estar que elas se destacaram e viraram tendência.

Nesse post, você irá conhecer vários tipos de poltronas que podem dar um “up” na decoração da sala. Vamos sugerir como utilizá-las e dar dicas para transformá-las no elemento que irá atrair os olhares de todos.

As poltronas decorativas estão em alta na sala veja como usar
As poltronas decorativas estão em alta na sala: veja como usar. Foto: Pickpik

Conheça diferentes tipos de poltronas decorativas e como usá-las na decoração da sala

A sua sala de estar precisa de um toque especial para que a decoração pareça realmente completa? Conheça três candidatas que podem renovar e elevar o visual do seu cômodo. Veja as qualidades de cada uma e como incorporá-las no ambiente de convivência do seu lar.

Poltronas decorativas giratórias

As poltronas que ficam sobre bases giratórias provocam um impacto visual devido a sua estrutura. O assento tende a ser maior do que a base que o sustenta, o que dá a impressão de que a poltrona está “elevada” e também produz uma espécie de assimetria que chama a atenção.

Como usar na decoração:

Por causa da sua funcionalidade, esse modelo de poltrona é ótimo para sala de estar menores, porque o móvel pode ser girado para ficar direcionado à TV e para interagir com pessoas ao conversar. Tudo isso sem ocupar mais espaço, tal versatilidade é bem-vinda em cômodos compactos.

Bônus: Caso canse dessa poltrona na sala, saiba que ela também é ideal para proporcionar conforto em escritórios e espaços dedicados ao home office.

Poltronas decorativas com encosto alto

São poltronas que se destacam devido ao encontro maior do que o padrão. Elas oferecem muito conforto para as costas e adicionam um visual clássico, mas também de aconchego ao cômodo.

Como usar na decoração:

A dica é aproveitar a altura do móvel para deixar a composição estética como um todo mais interessante. Faça isso ao contrastar sua poltrona com encosto alto com um sofá longo e com pouca altura.

Bônus: A sala de jantar pode receber um par de poltronas nesse estilo, uma em casa cabeceira da mesa. Em adição, elas são ideais para criar um cantinho para repouso e leitura no quarto.

Poltronas decorativas bolha

O nome deriva do formato circular que a poltrona apresenta. Diferente de outros modelos, ela não possui pés ou qualquer tipo de suporte em sua parte inferior. A sustentação é feita através de uma corrente fixada no teto.

São essas características não-tradicionais que capturam o olhar e fazem das poltronas bolhas o destaque impossível de ignorar de qualquer sala de estar.

Como usar na decoração:

As poltronas em formato de bolha são, comumente, empregadas para decorar varandas e espaço externos. Mas, nada impede que elas ocupem o interior da sala. Salas de estar com estilo moderno e contemporâneo são os melhores lares para esse tipo de poltrona.

Para utilizá-las não pode existir receio de ousar porque a existência delas, por si só, chamam a atenção.

Além disso, diferente das outras poltronas não é possível mudá-la de lugar com facilidade. Por isso, o local e a altura em que o móvel ficará devem ser planejados com cuidado a fim de manter a funcionalidade do ambiente.

Como fazer a poltrona ser o destaque da decoração da sala

Acima, nós exploramos formas de decorar com tipos de poltronas decorativas específicos. Agora, vamos dar dicas gerais que podem ser aplicadas para ter certeza que a futura poltrona da sua sala de estar seja a estrela do show.

Cor e estampa:

Faça uma escolha ousada em relação à cor (ou cores) e estampa da sua poltrona. Para garantir que a decoração não fique “sobrecarregada”, crie um equilíbrio entre as cores vibrantes e o restante da sala de estar ao manter as paredes e outros móveis com cores neutras.

Formato:

Se preferir seguir uma paleta de cores mais sutil, opte por uma poltrona que se destaca pelo formato interessante e moderno. Poltronas decorativas egg são um exemplo de móvel que atrai o olhar devido os formato curvilíneo e fora do padrão.

Por último, porém não menos importante, a dica principal: ao escolher as poltronas decorativas tenha em mente todos os elementos que já estão presentes na sala de estar. Essa consideração é essencial para manter a harmonia do cômodo e evitar a compra de um móvel que não combina com o ambiente.

Perguntas Frequentes

O que é uma poltrona decorativa?

Poltronas decorativas são móveis cujo principal propósito é ser uma peça de destaque na decoração. Além de confortável e funcional, esse tipo de poltrona costuma ter uma cor, estampa, formato, silhueta ou outras particularidades que atraem o olhar. Devido a esses atributos, elas costumam ser o ponto focal da sala de estar, complementam a decoração.

Como escolher a poltrona da sala?

Ao escolher o melhor modelo de poltrona para sua sala de estar considere os aspectos do cômodo. O tamanho e espaço disponível, o esquema de cores que predomina no local, o estilo decorativo preexistente, como a poltrona será utilizada, quais são as texturas já presentes na sala e se é preciso criar um ponto focal para dar vida e/ou cor à decoração.

Como usar poltronas em salas pequenas?

A fim de usar poltronas para decorar salas de estar pequenas, é necessário abrir mão de um sofá com muitos lugares ou dois sofás, por exemplo. Opte por manter um sofá com 3 ou 2 lugares e complementar o número de assentos restantes com poltronas que respeitem o espaço disponível em seu cômodo. Reserve uma área para a circulação de pessoas.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 4 =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.