Sofá-cama: Praticidade na Hora de Decorar7 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Saiba como escolher o sofá-cama ideal para a sua sala ou qualquer outro cômodo de sua casa.

Seja em uma casa ou em um apartamento, ter espaço dentro dos cômodos é algo essencial. Devido a esse desejo que cresceu aos poucos na população, os móveis estão se tonando cada vez mais compactos.

Dentre eles, um que pode ser citado como exemplo é o sofá-cama. Esse móvel é a junção de um sofá com uma cama. Ajuda a economizar espaço, além de ser útil como item de decoração.

Devido ao fato de serem bastante compactos, podem ser colocados em qualquer cômodo da casa ou apartamento. Porém, é preciso saber escolher um que combine com o local, seja o quarto ou uma sala de estar.

Podem ser encontrados de diversos tamanhos e cores, e serem usados por duas ou mais pessoas. E são nessas especificações que você deverá ficar atento antes de comprar o seu.

Ao pensar em comprar um móvel, é preciso ter em mente que ele deverá agregar ao cômodo e a sua decoração e não apenas escolher de forma aleatória, deixando o ambiente com um objeto de cada cor.

Sofá-cama: Praticidade na Hora de Decorar
Sofá-cama: Praticidade na Hora de Decorar. Foto: PxHere.

Sofá-cama: pontos positivos

Antes de pensar em comprar esse móvel, precisa saber onde ele será colocado. Pois, se for usá-lo na sala, será útil para você e as visitas sentarem.

Entretanto, caso queira utilizá-lo no quarto como uma cama, deverá procurar um que ofereça muito conforto. Ou acabará tendo problemas com a coluna.

O ponto de vista mais positivo para se adquirir esse móvel, é devido a sua praticidade. Pois acaba deixando um espaço extra no cômodo, principalmente para quem mora em apartamento.

Outra facilidade que esse móvel oferece é quando sua residência ou apartamento dispõe de uma área tão pequena, que impossibilita de receber visitas para passar a noite. Tudo isso pode mudar apenas ao adquirir esse objeto.

Basta alguns movimentos e você terá uma cama a oferecer para quem desejar. No entanto, é preciso que seja um móvel confortável, igualmente a uma cama.

Pontos negativos

Em muitos casos, pode sim ser útil, mas nem tudo pode ser perfeito. Apesar de oferecer conforto, em alguns modelos, existe um caso a ser pensado.

Quando alguém compra um sofá-cama para o seu apartamento, pensa majoritariamente, em seu lado versátil e prático.

Mas, devido ao imóvel ser pequeno, na maioria das vezes, transformar o móvel em cama pode ser uma tarefa complicada, pois é necessário ter o dobro de espaço para comportar a cama.

Nem todos são fáceis de montar e desmontar, isso acaba trazendo um aspecto negativo para os fabricantes do móvel devido ao fato de que oferece muita praticidade, mas na hora, seus usuários tenham dificuldade em fazer uma simples articulação.

Na hora de realizar a compra, veja quais opções serão mais benéficas para você estando atento aos pequenos detalhes como: cor, tecido, textura e material que constitui o interior do móvel.

Somente elencando esses tópicos é que encontrará o móvel próximo de atingir a perfeição, ou apenas que possa dar conta do básico que você necessita.

Item essencial para uma decoração moderna

Após saber o essencial sobre as vantagens e desvantagens de possuir um sofá-cama, o próximo passo é escolher como e onde ele será usado. Quanto aos pequenos detalhes como cor e tecido, dependerá de qual cômodo o móvel será disposto.

E caso sua vontade seja apenas comprar para usar como um objeto decorativo ou ser utilizado em casos de extrema necessidade, as cores do móvel deverão seguir a decoração do local.

Na sala

As ideias para compor esse cômodo são que possuem uma tonalidade policromática, uma vez que se torna chamativo, principalmente em uma área onde cores neutras predominam.

Caso tenha preferência por oferecer conforto aos convidados, escolha um tecido de algodão, de modo que não seja incômodo sentar ou até mesmo, deitar.

Uma outra opção que combina bastante com esse ambiente é o tecido de veludo, deixando o móvel com uma aparência mais moderno e sofisticado, pois está em alta nos últimos anos.

Se você mora em um apartamento, evite comprar um sofá-cama de 3 lugares, pois perderá muito espaço em sua sala. O ideal seria um com apenas 2 lugares, sendo menor e mais compacto.

Evitando que sua sala ainda tenha espaço suficiente para você se locomover, mesmo após abrir o móvel, tornando-o uma cama.

Numa casa, a opção de 3 lugares valerá mais a pena, caso haja um espaço satisfatório. Mas se for para ser usado como item de decoração, pode optar por um menor.

Quarto

Esse cômodo exige que o móvel seja confortável. Seja no quarto de um adolescente ou infantil, esse é o momento de escolher o melhor modelo, com o melhor tecido e com muita espuma em seu interior.

A espuma presente dentro do móvel ajuda na maciez. Então, quanto mais espuma, mais confortável o móvel será.

A cor dependerá do restante da decoração presente no quarto. Quanto ao modelo, a preferência é dada pelos maiores, os de 2 lugares principalmente.

Para o quarto, existe um modelo de sofá-cama que pode facilitar muito na hora de montar. Esse modelo vem com um compartimento, semelhante a uma gaveta, que serve para guardar o colchão.

Dessa forma, não precisa se preocupar em saber ou não montar, basta apenas puxar, que em questão de segundos, o que antes era um simples sofá, torna-se não apenas uma, mas duas camas, uma vez que a parte superior do móvel serve como sofá, e consequentemente, pode vir a ser uma cama também.

Como saber se o móvel é confortável?

Além da quantidade de espuma e tecido, existem outras maneiras de saber se um móvel é confortável ou não.

Quando chegar na loja, peça para testar o produto. Ao sentar, verifique se sua coluna fica posicionada corretamente contra o encosto do móvel. Se sim, é um ponto positivo.

Ainda com a coluna ereta e sobre o encosto, verifique se os seus pés tocam o chão. Caso a resposta seja negativa, o tamanho pode não ser o ideal para você.

Esses dois tópicos podem ser úteis e te prevenir de uma futura dor na coluna. Assim, realize a compra do sofá-cama apenas se ele testar positivo para esses itens, uma vez que o produto precisa ser algo proporcional a quem vai usá-lo.

Perguntas Frequentes

Por que escolher o sofá-cama como praticidade na hora de decorar?

Trazer o sofá-cama como praticidade na hora de decorar é indicado porque é versátil e pode ser usado tanto como sofá como cama para receber convidados. Além disso, existem vários modelos que combinam com a sala ou um escritório.

Sofá-cama combina com a sala?

Existe o mito de que o sofá-cama deve ser usado apenas em quartos ou em ambientes versáteis, como escritório que vira quarto de hóspedes. Na sala, ele pode ficar super bem. É preciso apenas escolher um modelo que se assemelhe mais a um sofá tradicional e que combine com o restante da mobília.

Sofá-cama traz praticidade na hora de decorar, mas é preciso abrir mão do conforto?

Escolhendo o modelo certo é possível alinhar o sofá-cama com o conforto. A escolha da densidade da espuma e o material farão diferença, por isso eles devem ser bem pensados de acordo com o uso.

Sofá-cama: praticidade e modernidade andam juntos?

Existem modelos que são bastante modernos e que podem ser usados no sofá-cama com praticidade na hora de decorar e que vão deixar a cara com um ar de nova. Escolha um modelo com linhas modernas e que, além de prático, pode ser usado para deitar e relaxar.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 5 =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.