Tapeçaria na parede7 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Nesse post vamos te contar mais sobre essa tendência e o que você deve considerar ao escolher incorporar peças de tapeçaria na parede do seu lar.

Saiba como decorar com tapeçaria na parede

Os tapetes transformam os ambientes que ocupam. Eles estão disponíveis no mercado em tamanhos, tecidos e estampas variados. Muitos parecem obras de arte e carregam consigo histórias.

Pode ser o tapete adquirido como lembrança de uma viagem importante, uma peça artesanal feita com amor ou um tapete lindo que você tem pena de colocar no chão. Quando se deseja dar destaque a peças de tapeçaria, as paredes são a melhor opção, afinal, por que não expor os tapetes como se fossem quadros?

Separamos dicas dos sites especializados em decoração Chairish e Decortips e da Leroy Merlin para te informar sobre como escolher o estilo de tapete, formas de inseri-los na decoração e quais fatores você deve levar em conta antes de pendurar sua tapeçaria na parede. Também temos recomendações de como conservar sua peça.

Tapeçaria na parede
Tapeçaria na parede. Foto: Pixabay.

Quais estilos de tapetes são bons para decoração?

A primeira recomendação é escolher um estilo que combine com seus gostos e ter certeza de que ele irá combinar com a sua decoração. Mas existem alguns tipos que são populares no mundo da decoração. Aqui estão alguns deles:

Tapeçaria étnica

Tipo de tapete que é uma obra de arte de verdade. Eles tendem a ser feitos artesanalmente e carregam muita simbologia cultural. Usualmente, são comprados em viagens a países conhecidos pela confecção de tapetes, como Marrocos e têm formas e padrões variados que encantam o olhar.

Tapete felpudo

Sim, essas peças fofas ao toque podem ser colocadas na parede. A única condição é escolher um modelo que não vá destoar com o restante da decoração.

Tapetes monocoloridos

São a opção mais segura e uma forma de ir se acostumando com a ideia de tapeçaria na parede. Por isso, se tem receio de pendurar uma peça com cores ou estampas ousadas, escolha uma peça simples e básica composta por uma única cor.

Tapetes com estampas geométricas

As formas geométricas criam um efeito de obra de arte moderna nos tapetes. Essa estampa fica ótima em cabeceiras e traz modernidade à decoração.

Maneiras de utilizar tapeçaria para decorar as paredes

Quando o chão não é o local de destaque que seu tapete merece, é possível deixá-lo no nível do olhar e isso pode ser feito em qualquer canto da casa. Abaixo daremos sugestões de cômodos que se beneficiam muito com a decoração feita com tapeçaria na parede:

Hall de Entrada

Seja um tapete colorido antigo cheio de recordações ou uma peça com estampa abstrata que parece um trabalho de arte gráfica, tapeçaria no local de entrada é capaz de transformar um hall de entrada sem vida em um espaço que conta uma história. Quem entrar vai querer puxar conversa e saber mais sobre o item decorativo na parede.

Sala de Estar

Aqui o tapete pode ser posicionado na área logo acima do sofá para adicionar textura ao cômodo. Essa é uma forma prática de reaproveitar aquele tapete que você não sabia onde colocar ou de reservar um espaço de destaque para a tapeçaria artesanal feita a mão que não merece ser pisada.

Quarto

Tapeçaria sobre a cama cria a cabeceira perfeita. Ao utilizar tapetes dessa forma, existem duas possibilidades diferentes. Uma é escolher uma peça extensa que ocupa quase todo espaço vertical. A outra é pendurar um tapete menor e colocá-lo na horizontal para um efeito mais compacto e sutil.

Maneiras como os tapetes na parede podem transformar ambientes:

Deixar o ambiente aconchegante no frio

Pendurar um tapete grosso e felpudo nos meses mais gelados do ano tornará seu lar mais reconfortante e quentinho.

Criar sensação de amplitude

Tapeçarias claras penduradas de forma horizontal dão a impressão de que a parede é maior.

Aproveitando espaços vazios

Nossas paredes são como telas em branco prontas para receber cor e textura. Por isso, se o espaço vertical está muito sem graça, pendure uma tapeçaria na parede que harmonize com a decoração preexistente.

Utilizar como papel de parede

Tapetes grandes o suficiente para cobrir toda extensão da parede podem atuar como papel de parede. É uma forma de renovar o ambiente sem recorrer a mudanças trabalhosas.

O que considerar antes de pendurar a tapeçaria na parede

Peso e Tamanho

O peso do tapete e seu tamanho vão determinar o método de colocá-lo na parede. Assim, antes de comprar avalie o peso e faça a medição do item.

Após escolher, certifique-se de que as ferramentas e forma escolhida para fixar a tapeçaria na parede irão suportar o peso do tecido. Tente evitar uma distribuição de peso desigual ao pendurar, porque isso pode fazer com que peças pesadas caiam ou até se rasguem.

No caso de tapetes grandes e pesados, a dica que a Leroy Merlin dá é recorrer a molduras. Emoldurar esse tipo de tapeçaria vai evitar a criação de vários furos na parede e no tecido e também ajuda na conservação.

Exposição à luz do sol e ao calor

Para conservar a tapeçaria e evitar desgaste ao longo do tempo, evite posicionar tapeçarias em locais que recebem luz solar direta. O mesmo vale para locais que geram muito calor, como lareiras.

A dica mais importante é nunca colocar tapetes nas paredes dos espaços externos, pois são áreas expostas às intempéries da natureza.

Cuidados para não danificar a peça

Colocar a peça delicada na parede é uma forma de mantê-la segura. Porém, dependendo da forma que ela for pendurada, o efeito oposto pode ocorrer. Utilizar pregos para fixar o tapete pode danificar as fibras e a coloração da peça ao longo do tempo.

Dicas de conservação

Para prolongar a beleza do tapete, recorra a métodos seguros para fixá-lo na parede. Pregar diretamente está fora de cogitação se você quer preservar a peça. É preferível utilizar velcro ou varão de cortina para pendurar a tapeçaria na parede.

Em relação à limpeza, a Leroy Merlin recomenda limpezas semanais com aspirador de pó e que, semestralmente, o tapete seja levado para um local especializado em limpeza de tapeçaria.

Agora você sabe tudo o que precisa para incorporar a tendência decorativa de tapeçaria na parede sem errar.

Perguntas Frequentes

Tapeçaria na parede deixa a decoração antiquada?

Isso vai depender do tipo de tapeçaria na parede que será utilizada e da combinação com o restante da decoração. É possível ter um ambiente super moderno, basta escolher o tapete certo.

Onde usar a tapeçaria na parede?

Esse tipo de decoração costuma ser mais usado em ambientes de uso comum. Coloque a tapeçaria na parede em uma sala de estar ou de jantar para ter um visual diferente. Se quiser, pode escolher um tema conforme o ambiente.

Por que a tapeçaria na parede indiana faz tanto sucesso?

A tapeçaria na parede indiana possui formas que agradam bastante, como as mandalas que são atemporais e neutras na decoração. Além disso, elas podem ter cores neutras ou bastante vivas, servindo para diferentes gostos.

Como colocar a tapeçaria na parede?

O indicado é usar ganchos que possam manter a tapeçaria na parede bem firme e sem ter o risco de cair. Na peça, para não estragar, faça pequenas alças na parte de trás, que fiquem invisíveis aos olhos e ajudem na fixação.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + vinte =

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.