Pular para o conteúdo

Tapete redondo, passadeira ou quadrado: qual o melhor para sua sala de estar

Tapete quadrado

Os três modelos podem aparecer no cômodo, mas um deles combina mais com o espaço.

Os tapetes são ótimos para decorar vários ambientes da casa, dando aquele toque de aconchego para os espaços. São encontrados na sala, cozinha, quartos e até nos banheiros.

No entanto, não existe um único modelo de tapete para sala, ou para qualquer outro cômodo. Eles podem ser redondos, quadrados ou passadeiras. Mas, no caso da sala de estar, qual o melhor modelo para utilizar? Confira as dicas!

Tapete redondo

Sem muito segredo, são modelos em formato circular e encontrados em diferentes materiais e tamanhos. É ótimo para delimitar espaços, deixando claro onde termina uma área da sala.

Assim, se você mora em apartamento e divide a sala de estar e de jantar em um local só, o modelo pode ajudar a delimitar onde ficam as mesas e cadeiras para as refeições.

Também serve para abrigar o máximo possível de móveis, centralizando a decoração. Então, o tapete pode começar logo em frente ao sofá e acomodar mesas de centro e cadeiras.

Se quiser usar vários tapetes redondos menores, coloque embaixo dos móveis, como as mesas de canto, e aproveite para criar um efeito geométrico, com os tapetes sobrepostos.

Tapete redondo na sala
Redondo na sala. Foto: Divulgação

Tapete passadeira

Medem em média 1,60 m x 0,50 m, como já diz o próprio nome, são um retângulo comprido indicando a passagem. Costumam aparecer bastante no hall e no corredor, como um guia para outros cômodos da casa.

Outro ambiente onde são encontrados é na cozinha. Neste caso, o ideal é que o modelo seja antiderrapante, para evitar acidentes. A ideia não é funcionar como passagem, mas indicar um local específico, como o fogão ou o balcão.

Na sala de estar ele pode aparecer, com a mesma ideia da cozinha, de indicar um local específico, como em frente ao sofá. Também serve como passadeira, direcionando as pessoas para outro cômodo da casa.

Quanto às cores, podem ser lisos ou com estampas, tudo depende do que se deseja transmitir no espaço da casa onde serão utilizados. Na cozinha as versões discretas são mais bem aceitas.

Tapete quadrado

Com medidas próximas de 1,50 m x 1,50 m, os tapetes quadrados combinam com quartos, salas de jantar, de estar e varandas. A ideia é transmitir aconchego, permitir que você caminhe só de meias ou descalço sem tocar o chão gelado.

Normalmente são acomodados logo em frente ao sofá ou ao móvel que fica parcialmente em cima deles. São suaves e trazem estampas como o degradê, mas as versões lisas e mais coloridas também são muito bem-vindas.

Por mais que fique preso embaixo do sofá, o ideal é que a peça seja antiderrapante, para evitar acidentes e a sensação de que o tapete “está caminhando pela casa”. Estampado ou liso, o modelo cria o ambiente perfeito e convidativo.

Nos quartos tente combinar ele com a roupa de cama, agora, se trouxer para a sala, aposte na ideia de ornar com o sofá ou com a cor das paredes.

Tapete quadrado
Tapete quadrado. Foto: Freepik

Qual modelo é o melhor para a sala de estar?

Analisando o tamanho, estilo e o que transmite, o modelo ideal para a sala de estar seria o redondo. Ele também está relacionado com aconchego, mas delimita melhor os espaços e os móveis.

A versão quadrada até pode aparecer, mas usada de uma forma diferente, como se fosse um losango, e com tecidos mais fofos e quentinhos. Ainda assim, ela fica melhor nos quartos, abaixo das camas, exatamente pelo tamanho maior.

Por último, o tapete passadeira combina muito mais com os corredores e cozinhas. No entanto, se sua sala for pequena, vale pensar na opção para colocar perto do sofá, como uma divisão entre o móvel e a estante da TV, por exemplo.

E aí, Gostou?

E então, conseguiu entender melhor qual melhor modelo de tapete para você? Caso tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de comentar aqui abaixo na área de comentários!

E se você gostou desse conteúdo e caso tenha ajudado de alguma forma, não deixe de votar em nossas estrelinhas, que dessa forma você ajuda o time do Portal KD a continuar a trazer mais e melhores conteúdo para você, leitor!

Perguntas Frequentes

Por que devo considerar um tapete para a minha sala de estar?

Ele pode trazer muitos benefícios para a sua sala de estar, incluindo conforto, estilo, isolamento acústico, segurança e proteção para o piso.

Qual é a diferença entre um tapete redondo, uma passadeira e um tapete quadrado?

A principal diferença é a forma e o tamanho. O redondo tem a forma circular, uma passadeira é um tapete longo e estreito que é usado geralmente para cobrir corredores, e um tapete quadrado tem a forma quadrada ou retangular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Afiliado