Muitas coisas “mudaram o game”. O mercado das apostas é competitivo. Feroz até. Desde o licenciamento foram mais de 40 as empresas que conseguiram a legalização para operar livremente no país e com tanta oferta, elas sabem que têm de dispor das funcionalidades certas para “agarrar” os apostadores. Com tanta oferta porque é que alguém vai escolher X casino em detrimento de Y?
É aqui que os recursos digitais entram. A casa de apostas em questão tem transmissão ao vivo do jogo que eu vou apostar? É uma casa de apostas que tem uma comunidade da qual posso entrar e fazer parte? Hoje em dia as pessoas não querem apenas um casa de apostas ou casino. Querem uma experiência completa.
Os jogos mobile são reis!
Uma das tecnologias mais revolucionárias que transformaram o mundo dos jogos online são os jogos mobile. Com o início da era dos smartphones, os jogos online adaptaram-se rapidamente, com os programadores a otimizarem-nos para ecrãs tácteis. Agora, pode levar o seu próprio casino para onde quiser e jogar quando quiser. A acessibilidade tornou-se comum.

De acordo com a American Gaming Association (MGA), as receitas com jogos mobile aumentaram 72% entre 2022 e 2023. A Market Research Future estima que o mercado poderá atingir os 215,41 milhões de dólares até 2034. O culpado é, em parte, o Aviator, um jogo que tem dado que falar no Brasil e não só.
O Aviator é um crash game. Basicamente é um aviãozinho que sobre no seu ecrã. Você é o piloto e pode decidir quando o avião vai aterrar. Se acertar, o valor que amealhou fica para si. Se não conseguir fazê-lo na hora certa, o dinheiro fica para o casino. O segredo está em saber parar o avião a tempo.
Os jogos para dispositivos móveis como o Aviator incorporam recursos que visam aumentar o envolvimento do utilizador e as experiências interativas. Controlos suaves e visuais limpos são essenciais para manter os jogadores envolvidos. Como os jogos para dispositivos móveis têm frequentemente ecrãs de 6 polegadas, precisam de facilitar o uso.
Os jogos sociais na sua melhor forma
Uma pesquisa recente da Deloitte descobriu que há uma taxa crescente de pessoas da Geração Z e da Geração Y a socializar mais nas plataformas de jogos do que no mundo físico. No inquérito, pelo menos 40% dos inquiridos disseram que socializam mais em videojogos. Um outro estudo demonstrou que, entre 2023 e 2029, o mercado dos jogos sociais deverá crescer a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 16,01%, atingindo os 76,8 mil milhões de dólares.
Ao analisar diferentes géneros de jogos, irá perceber que a maioria dos jogadores (Geração Z e Geração Y) prefere jogos que permitam a interação entre si. Mais de 40% dos Millennials preferem os jogos online multijogador (MMO), seguidos pela Geração Z.
Os jogadores de hoje procuram jogos sociais em busca de um sentimento de pertença, com muitos a afirmar que acedem a plataformas de jogos para algo mais do que apenas jogar. Eles:
- Ouvem podcasts de jogos
- Seguem canais de jogos
- Socializam com outros jogadores
- Participam em convenções de jogos
Curiosamente, um bom número de jogadores afirmou que utiliza os jogos para sair com os amigos mais do que para jogar o jogo principal. Destas interações nasceram amizades, aconteceram casamentos e desenvolveram-se parceiros de negócios.
O interessante dos jogos sociais é que encontra pessoas com interesses semelhantes para se tornarem o seu apoio emocional. De facto, um inquérito de 2023 revelou que 50% dos inquiridos acreditavam que as experiências online substituíram significativamente as experiências presenciais.
O streaming de jogos é o novo normal
A transmissão em direto de jogos tornou-se comum nos últimos anos com o surgimento de plataformas como o YouTube Gaming, Twitch e Kick. Aqui, os amantes de jogos vão assistir aos seus streamers favoritos a jogar os seus jogos favoritos. Em 2024, o Twitch tinha uma média de 2,37 milhões de espectadores simultâneos, com mais de 7,3 milhões de utilizadores a transmitir uma vez por mês. O YouTube Gaming tem uma grande comunidade gamer, com alguns dos canais de conteúdos gamer mais subscritores, com mais de 47 milhões de subscritores. Em 2028, os espectadores registaram um total de 50 mil milhões de horas de conteúdo gamer.
O streaming de jogos tornou-se popular devido à sua acessibilidade, envolvimento da comunidade e oportunidades de monetização. Além disso, tem uma enorme influência nos eSports.
Grandes celebridades e personalidades dos media entraram no negócio do streaming de jogos, provando que esta não é apenas uma moda passageira. Por exemplo, Drake está entre as celebridades mais populares que participam em transmissões de casinos de alto risco. O rapper está sempre a fazer apostas de seis dígitos ao vivo em jogos como slots e roleta. É também conhecido pela sua personalidade carismática e jogabilidade envolvente.
Outra personalidade popular nas plataformas de streaming é a estrela do futebol brasileiro Neymar Jr. A sensação do futebol demonstrou que as suas capacidades são relevantes não só em campo, mas também no campo de batalha. Tem até uma parceria de vários anos com um casino popular e é responsável pelas suas transmissões mensais.
No fundo, estas inovações digitais não só redefiniram a forma como jogamos Aviator e outros, mas também transformaram os jogos online em verdadeiros ecossistemas de interação, entretenimento e comunidade.

Concluindo o ensino médio. atualmente trabalha como redator online, onde sempre está em busca de conhecimento, compartilha sua visão com textos cheios de curiosidade e personalidade. Atualmente, está focado em conquistar seus objetivos e ingressar em uma faculdade.
