Está querendo entrar em contato com os serviços da Agência Nacional de Saúde Suplementar para tirar dúvidas ou registrar reclamações? Então recomendamos que você leia este texto por completo e com muita atenção, pois a equipe do KD pesquisou a fundo e já deixou registrado aqui neste artigo todos os veículos de comunicação que a instituição pública utiliza como o ANS telefone, ouvidoria, SIC e diversos outros serviços de comunicação.
Canais de Atendimento da ANS
A ANS é uma instituição pública vinculada ao Ministério da Saúde que tem como principal função defender o interesse público na assistência suplementar a saúde, dessa forma regulando as interações entre empresas prestadoras de serviços e consumidores. Sendo assim, todos os planos de saúde presentes no mercado brasileiros precisam ser regulamentados por essa instituição.
Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre o que é a ANS e qual é a sua função, confira nos próximos parágrafos os principais canais de atendimento que a instituição utiliza para falar tanto com consumidores quanto empresas!

Atendimento ao Consumidor
Para facilitar a sua pesquisa, dividimos os serviços de atendimento em três nichos, atendimento para clientes, empresas e para imprensa, pois dessa forma acreditamos que você não vai se perder no meio da leitura.
Sendo assim, veja a seguir os serviços de atendimento disponíveis para a população!
ANS Telefone
O Disque ANS é o principal canal de atendimento que a instituição usa para tirar dúvidas e entregar informações para os consumidores de todo o Brasil, além disso, esse serviço é muito semelhante ao SAC que encontramos em diversas empresas. Para ter acesso a esse canal de atendimento, ligue para o telefone 0800 701 9656, ou então use o canal de atendimento especial para pessoas com deficiências auditivas pelo telefone 0800 021 2105, ambos estes contatos ficam disponíveis somente de segunda a sexta-feira, das 08h às 20h.
Veja Também: Farmácia Popular Telefone
SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
Outra forma de obter informações sobre os serviços da ANS é através do SIC, o Serviço de Informação ao Cidadão, que fica disponível no site oficial da agência. Na página do SIC você encontra diversos formulários de atendimento, informações de contato, respondentes, relatórios e diversas outras informações extremamente úteis.
Atendimento a Operadoras e Prestadores
Se você trabalha em uma empresa de planos de saúde, saiba que a ANS possui um canal de atendimento especial para Operadoras e Prestadores de Serviços, para ter acesso a esse recurso basta utilizar o link que estamos disponibilizando nesse artigo ou então acesse o site oficial da ANS e vá até a seção dos Canais de Atendimento da Instituição.
Atendimento à Imprensa
Se você trabalha com imprensa e precisa obter informações com a equipe de atendimento da ANS, saiba que também existe um serviço exclusivo para esse tipo de atendimento, confira a seguir os veículos de comunicação!
Contato por telefone
Se você é jornalista e gostaria de ter um contato direto com um dos agentes da ANS, ligue para um dos telefones listados aqui abaixo:
- (21) 2105-0034
- (21) 2105-0044
- (21) 2105-0074
- (21) 2105-0075
- (21) 99889-3701
- (21) 99989-2371
E-mail de Atendimento
Outra forma de obter informações ou agendar entrevistas com a ANS é mandando uma mensagem para o endereço de e-mail imprensa@ans.gov.br.

Ouvidoria
Assim como a própria ANS registra em seu site, a ouvidoria tem a missão de representar o consumidor dentro da própria Agência, dessa forma garantido que as manifestações sobre os serviços prestados pelas instituições provedoras de saúde sejam apreciadas de forma independente e imparcial.
A Central de Ouvidoria da ANS pode ser contatada pelo Disque ANS ou então através do site oficial da instituição.
Redes Sociais
Para que você se mantenha sempre informado sobre as novidades da Agência Nacional de Saúde Suplementar, acompanhe periodicamente as postagens da instituição através das seguintes plataformas:
E aí, gostou?
Com a leitura dessa redação você adquiriu um conhecimento completo sobre quais serviços de atendimento a ANS oferece para o cidadão brasileiro, sendo assim, gostaríamos que você deixasse um breve registro aqui abaixo nos contando um pouco sobre a sua experiencia com a ANS e também de a sua opinião sobre este conteúdo, além disso, caso tenha gostado desse texto, acesse a página oficial do KD para ter acesso a outras informações úteis!
Perguntas Frequentes
Qual é o telefone da ANS?
O ANS telefone pode ser contatado através do número 0800 701 9656.
A ANS possui uma central de ouvidoria?
Sim a ANS possui uma central de ouvidoria, você pode entrar em contato com esse serviço de atendimento pelo Disque ANS ou diretamente pelo site oficial da instituição.
Como acessar o SIC?
O SIC pode ser acessado diretamente pelo site oficial da ANS.

Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Atualmente é responsável pela empresa de mídia tech TMX Marketing, gerenciando vários portais de renome na internet. Escreve e revisa todos os conteúdos para garantir a qualidade dos textos, e trazer as últimas novidades e informações para os leitores.