Um Blog LojasKD.com.br

Aprenda a valorizar o espaço com Espelhos Decorativos

Oi pessoal, tudo bem com vocês?

Venezianos, simples, com ou sem moldura, bronze ou prata… As opções são infinitas. Os espelhos decorativos são muito mais do que só uma superfície para se olhar e se arrumar.  Além da possibilidade de decorar todos os ambientes de casa, a escolha de espelhos decorativos ainda tem muuuitas vantagens! E eu te mostro que, com o uso certo, esses objetos têm muito a oferecer para a sua decoração. Vem comigo!

Capa

Por que utilizar espelhos decorativos?

Os espelhos decorativos são aqueles que além da sua função básica, fazem parte da composição da decoração da sua casa. Podem ter várias funções diferentes além de decorar, como dar destaque para outro objeto da decoração que você gosta muito. É só arranjar o espelho decorativo de forma que ele enquadre esse objeto favorito, duplicando o efeito dele. Com o ângulo certo, um vaso de flores no corredor pode ser refletido para a Sala, dando toda uma nova importância para ele na decoração. Tá vendo como um simples jogo de espelhos pode mudar tudo? ;)  

1

Outra utilidade para o espelho decorativo é iluminar o ambiente. Se ele for colocado em um ponto estratégico que reflita a luz natural que entra pelas janelas, por menor que seja, vai dobrar a iluminação do seu ambiente. A dica é deixar o espelho decorativo em oposição a um ponto escuro da sala e de frente para a luz natural, ou ainda um abajur ou lâmpada.

2

Ok, essa última dica é mais batida, mas não deixa de ser uma verdade que salva os pequenos espaços. Espelhos, decorativos ou não, ampliam o ambiente e dão impressão de maior espaço. Se aproveite disso na hora de decorar! Algumas pessoas gostam de espalhar pequenos espelhos pela decoração da casa, mas o mais efetivo se você quiser dar a sensação de continuidade e ampliar um ambiente pequeno é investir em um espelho decorativo bem grande em um lado do cômodo, às vezes até de parede inteira. Os estilos vão variar, saiba mais sobre eles no nosso tópico sobre modelos de espelhos!

3 3-

Modelos de espelhos decorativos com moldura:

Os espelhos decorativos geralmente ousam mais em formato, cor e moldura. Mas vamos começar com os modelos mais tradicionais de espelho, que são os espelhos com moldura. O espelho decorativo com moldura de madeira fica especialmente elegante em uma decoração rústica. Mas mesmo nelas temos que ter cuidado com a escolha da madeira da moldura. Ela deve combinar com os tons dos outros móveis ou vai se destacar negativamente.

4 4-

O espelho com moldura provençal é muito utilizado como espelho decorativo. As cores da moldura podem variar, mas a marca dele é ter tons claros e muitos detalhes delicados e rebuscados. Por isso são muito comuns para acompanhar penteadeiras, por exemplo. Dão um toque retrô à sua decoração.

5 5-

Outra moldura que lembra outras épocas é o espelho decorativo barroco, ou ainda vitoriano. Barroco pela riqueza nos detalhes intrincados, e vitoriano pela sofisticação que remete a uma era de reis e rainhas. Como essas molduras geralmente são grandes e complicadas, pesam no ambiente. Por isso, se escolher esse espelho decorativo, talvez seja bom apostar em uma decoração mais leve para o resto dos móveis.

6

Modelos de espelhos decorativos sem moldura:

O espelho jateado é um espelho decorativo que muitas vezes traz uma falsa moldura. É que essa técnica permite desenhar na superfície do espelho, deixando a parte jateada mais opaca. As opções são várias, você que escolhe o que fazer no seu espelho.

Tem também o modelo de espelho veneziano, que já nasceu para ser um espelho decorativo. Talvez por isso seja tão popular e encante tantas pessoas. Essa técnica, que combina o vidro e chapas de metal, permite que o espelho seja trabalhado em si mesmo, criando as mais diversas formas e molduras dentro do próprio espelho. É uma técnica de centenas de anos atrás, criado em Veneza (por isso o nome), e na época era caríssima, somente acessível para a nobreza. Sorte nossa que hoje em dia eles (ainda não são baratos), mas estão mais acessíveis. Nem preciso dizer que esse é um dos espelhos decorativos mais sofisticados, né? Fique livre aqui para combinar o clássico com o moderno, eles vão bem em todas as decorações.

7

E, por último, mas ainda falando de espelhos decorativos trabalhados, vêm os espelhos bisotados, facetados ou lapidados. Esses estão juntos, pois a diferença é bem sútil quando nenhuma, olha só:

O espelho decorativo bisotado, da técnica bisotê, também é chamado de facetado. As extremidades são trabalhadas para ficarem mais suaves e às vezes arredondadas, quase dá a impressão de uma moldura própria. Muitas vezes, para fins decorativos, esses espelhos são unidos para formar uma composição de parede inteira, ou só maior mesmo, dando a impressão de que são um único espelho veneziano. No espelho lapidado geralmente se lapidam as bordas do espelho para segurança e claro, efeitos estéticos.

8

Agora me conta: Você sabia que existiam tantas opções assim de espelhos decorativos para deixar a casa ainda mais bonita?

É uma opção mais linda que a outra, então não tem desculpas para não investir em espelhos na decoração!

Qualquer outra dúvida já sabe, é só deixar seu comentário aqui embaixo!

Até a próxima e boa decoração. <3

1 Comentário

  1. Amei as dicas! As fotos são lindas e as ideias muito boas!

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

*